Curso de Licenciatura em Física (2)

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 15h24 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 19h32

Links relacionados:

ATENDIMENTO AOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA NO DISTANCIAMENTO SOCIAL (1º semestre letivo 2020): CLIQUE AQUI

O curso de Licenciatura em Física é um curso superior que visa a formação de professores para o ensino médio. O profissional pode atuar tanto em escolas públicas quanto particulares.

O licenciado em Física pode atuar também em divulgação científica, centros de pesquisa, museus de ciência, revistas científicas e instituições de ensino em geral.

O curso foi instalado no IFSP campus Itapetininga no início da implantação do mesmo em agosto de 2010. O curso possui duração de 8 semestres e entrada semestral em turmas alternadas manhã (1º semestre) e noite (2º semestre).

O ingresso é feito por dois processos a saber:

1- SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação (MEC), há a necessidade de ter realizado ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) recentemente. O cronograma de ingresso encontra-se na página do SISU.

2- Processo seletivo simplificado de vagas remanescentes. Ocorre logo após o término do ingresso via SISU ou na última semana do cronograma da primeira chamada. Este processo possui edital próprio emitido pela Coordenadoria de Registos Escolares (CRE) do campus.

Projeto Político Pedagógico de Curso pode ser acessado clicando AQUI: Projeto Pedagógico

matriz curricular do curso aprovada, desde 2016, pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) pode ser acessada clicando AQUI: Matriz Curricular

Atualmente possuímos atividades de pesquisa e extensão e programas institucionais de permanência de estudantes. Os mais importantes são:

1- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Este programa possui financiamento da CAPES e é uma iniciativa governamental de melhorar a formação inicial de professores da Educação Básica. Maiores informações sobre o propósito institucional pode ser encontradas no sítio da CAPES.

Para o ano de 2014 é previsto um subprojeto no campus Itapetininga com a atuação de três professores que trabalharão em três linhas de pesquisa.

2 - FISBRINK - Aprenda Física Brincando

O FISBRINK é uma ação de extensão que atua na divulgação do aprendizado da Física através de equipamentos lúdicos contruídos com materiais de baixo custo.

Em paralelo ao FISBRINK existe o grupo de pesquisa em divulgação científica e ensino de Ciências que é um espaço acadêmico de reflexão e divulgação do papel da Ciência na Educação Brasileira.

3- Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NUTECCA)

4- Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Meio-Ambiente - NanoMA

5- Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Filosofia da Educação - GPCEAFE

Os 3 últimos grupos possuem suas atividades descritas melhor no nosso diretório de grupos de pesquisa.

Assistir o vídeo de apresentação do prof. Alberto Moreau - Clique Aqui

Assistir o vídeo de apresentação do prof. André Coelho - Clique Aqui