Ações de Pesquisa
Notícia sobre publicação de artigo de renomado pesquisador internacional em periódico do Câmpus Itapetininga
A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) lançou seu primeiro número da edição de 2023, publicando um artigo do professor António Nóvoa, reconhecido internacionalmente como um dos principais pesquisadores da área de formação de professores e um dos autores mais citados no Brasil no campo da formação docente.
Notícia sobre Qualis dos periódicos do Câmpus
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou no último dia 29 de dezembro sua avaliação quadrienal (2017-2020) sobre os periódicos, Qualis, que é um momento bastante aguardado pelos pesquisadores pois é considerada a principal referência de qualidade no Brasil.
A estratificação da qualidade da produção intelectual que afere artigos e de outros tipos de produção é realizada por áreas de avaliação e são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.
Produzida pela Coordenaria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP Câmpus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), a Revista Brasileira de Iniciação Científica, RBIC, a Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, RevIn, e a Revista Internacional de Formação De Professores, RIFP, obtiveram conceito A4, B1 e A4, respectivamente, na última avaliação no Qualis da Capes que classifica a qualidade dos periódicos científicos.
Com esta classificação os periódicos REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES entraram na categoria “A” e figuram entre as publicações mais qualificadas na área de Educação. Alexandre Shigunov Neto, coordenador de Pesquisa & Inovação do Câmpus Itapetininga, relata que as citadas revistas foram classificadas anteriormente como B2 e B4, respectivamente, passando para o nível A4 logo no segundo quadriênio de avaliações, uma vez que foram criadas em 2014 e 2015, respectivamente, que aponta o crescimento das revistas na escolha dos autores para as publicações de seus resultados de pesquisas acadêmicas, na área.
A REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, criada em 2020, já figura em sua primeira participação no Qualis, classificada com B1, o que mostra que já se encontra, nestes dois anos de criação, como um periódico bastante especializado na área de ensino em Ciências e Matemática e cumprindo os requisitos de qualidade e seriedade definidos nos estratos do Qualis.
O conteúdo das revistas está disponível no Portal de Periódicos do IFSP Itapetininga, no endereço https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/, desenvolvimento a fim de democratizar o acesso à pesquisa científica, onde os artigos podem ser consultados e estão disponíveis, em pdf, inteiramente abertos ao público!
Palestra

e-Book publicado
Artigo publicado
Pro-Posições, v. 33, e20200046, 2022. ISSN do Periódico: 1980-6248. DOI do artigo: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0046
O artigo “A visão de matriculados sobre a evasão num curso de Licenciatura em Física” foi desenvolvido pelo Professor André Coelho da Silva e a ex-aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Itapetininga Tairine de Carvalho Cabral. Trata-se de produção decorrente de projeto de iniciação científica contemplado com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do campus (PIBIFSP). A revista Pro-Posições é publicada desde 1990 pela Faculdade de Educação da Unicamp, sendo reconhecida como uma das mais tradicionais e importantes da área – sua avaliação é A1 no Qualis/CAPES tanto na área de Educação quanto na área de Ensino. No artigo, por meio de respostas dadas por estudantes, levantamos as causas e as possíveis soluções para a evasão no curso de Licenciatura em Física do campus, analisando como elas se relacionam com a literatura sobre o assunto. Entre as conclusões estão a de que as dificuldades de aprendizagem fomentam fortemente a evasão e a de que estratégias que possam minimizar tais dificuldades tendem a contribuir efetivamente para uma maior permanência e êxito dos matriculados no curso.
O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=pt
O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=en
Autores: André Coelho da Silva; Tairine de Carvalho Cabral
Instituição dos Autores: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga
Artigo publicado
Os professores Dr. Carlos Henrique da Silva Santos e Dr. Pedro Roberto Goulart, docentes do IFSP Câmpus Itapetininga, tiveram aprovado o artigo intitulado “Nature inspired algorithms for the solution of inverse heat transfer problems applied to distinct unsteady heat flux orientations in cylindrical castings” no periódico Journal of Intelligent Manufacturing, da editora Springer, fator de impacto 6,48 (ano 2020), revista cujos artigos são arbitrados sobre aplicações de inteligência artificial e especializada para desenvolvedores de sistemas de manufatura inteligentes, apresentando artigos sobre novos modelos, soluções, metodologias e algoritmos, estudos de caso, pesquisas e tutoriais sobre tópicos relacionados ao desenvolvimento de produtos, manufatura e sistemas de serviço.
No artigo, os professores estudaram a transferência de calor inversa (IHTP), por se tratar de parâmetro importante nos projetos de fundição de peças fundidas, uma vez que é o coeficiente de transferência de calor no ponto de fundição/molde que afeta significativamente a taxa de resfriamento e define a microestrutura do fundido e, consequentemente, suas propriedades. Neste trabalho foram estudados quatro diferentes algoritmos inspirados na natureza (algoritmo genético (AG), estratégia evolucionária (ES), sistema imunológico (AIS) e algoritmo de enxame de partículas (PSO)) para avaliar o perfil transiente durante a solidificação do fundido. Após comparações entre perfis de temperaturas sugeridas pelos algoritmos e obtidas experimentalmente, mostro que o algoritmo ES é a melhor escolha para situações sem oscilações térmicas e ausência de comportamento caótico térmico dos dados experimentais, mostrando que algoritmos podem ser aplicados nas soluções de IHTP.
O artigo está disponível para acesso em:
https://link.springer.com/article/10.1007/s10845-022-01935-y
Autores: Carlos Henrique da Silva-Santos, Pedro Roberto Goulart, Felipe Bertelli, Amauri Garcia, Noé Cheung.
Grupo de Pesquisa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP Câmpus Itapetininga; Instituto de Ciências Marinhas da Universidade de São Paulo, USP; Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Universidade de Campinas, UNICAMP.
Notícia

Palestra
Palestra
Palestra

Redes Sociais