Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ações de Pesquisa

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h25 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 12h40

  

Programa de computador registrado no INPI

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Certificado de Registro de Programa de Computador. Processo No: BR512023004122-0.

 

O Certificado de Registro de Programa de Computador registrado no INPI Processo No: BR512023004122-0 foi desenvolvido pelos Professores Danilo Camargo Bueno, Antonio Eduardo Citron e Wilton Moreira Ferraz Junior e pelos alunos André Augusto Rodrigues Martins e Ana Julia Trindade de Almeida, todos do IFSP Itapetininga. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), criado em 1970, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que "tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial”, como os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, além da concessão de patentes, para garantir proteção da criação intelectual. O processo de registro foi conduzido pelos professores juntamente com a equipe do INOVA. O software registrado se refere ao projeto “Aplicativo para Cadastramento de Pessoas em Situação de Rua em Itapetininga-SP”, projeto realizado em 2022 dentro do Edital PRX_493/2021 e apresentado à Comunidade de Itapetininga em novembro de 2022, demandado pela Comunidade, e solicitado pela Secretaria de Saúde do Município de Itapetininga, o denominado “Consultório na Rua”. Segundo o jornal Cidade, de Itapetininga, publicado na edição de 08 a 14 de dezembro de 2023, o referido projeto atendeu 300 pessoas na cidade, sendo o programa utilizado para gerenciar informações importantes colhidas nos atendimentos para gerir futuras ações.

Autores: Danilo Camargo Bueno*, André Augusto Rodrigues Martins*, Ana Julia Trindade de Almeida*, Antonio Eduardo Citron* e Wilton Moreira Ferraz Junior*

 Instituição dos Autores:

* Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

 

Artigo publicado

Macromolecular Research (2024) 32:133. ISSN 1598-5032. DOI: https://doi.org/10.1007/s13233-023-00216-8

O artigo “Synthesis of a cysteine Diels–Alder-based polymer by simultaneous double-click chemistry and its cyto-genotoxicity evaluation” foi desenvolvido pela Professora Tamires de Souza Nossa, do IFSP Itapetininga, juntamente com pesquisadores da UNIARA, EMBRAPA, USP e Universidade de Grenoble - França. Aborda o estudo da segurança dos reagentes e produtos em reversões de reações de Diels-Alder. O jornal Macromolecular Research é um periódico internacional, revisado por pares, que publica pesquisas originais e inéditas sobre todos os aspectos da ciência, engenharia e tecnologia de polímeros, da Editora Springer, que possui fator de impacto de 2.127 (2024). No artigo, são estudados os efeitos da segurança e biocompatibilidade, por meio de testes de citotoxicidade, do Furano-maleimida em reversões de reações de Diels-Alder com cisteína, para aplicação em diversas áreas, pois apresenta a vantagem de utilizar matérias-primas naturais e renováveis, além da segurança de seu manuseio.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: 

https://link.springer.com/article/10.1007/s13233-023-00216-8

Autores: Bruna Carolina Dorm*, José Alberto Paris Junior*, Lucas Henrique Domingos da Silva*, Lucimara Aparecida Forato**Tamires de Souza Nossa***, Antonio José Felix Carvalho****, Flávia Aparecida Resende*, Alessandro Gandini ***** e Eliane Trovatti*

Instituição dos Autores: *Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara

** Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos

*** Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

**** Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos

***** Universidade de Grenoble, França

 

Artigo publicado

Periódico Horizontes (2023)  41:1. ISSN 2317-109X. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

O artigo Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo Professor Ivan Fortunato e o coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Aborda reflexão sobre o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino. O Periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação,  avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas, que possui CAPES: QUALIS A2. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos,  há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

Autores: Ivan Fortunato* e Alexandre Shigunov Neto*

Instituição dos Autores: * Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

 

Notícia: Campus Itapetininga tem projetos de Auxílio à Pesquisa aprovados pela FAPESP

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP),  que é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, aprovou o PROCESSO 2023/16993-0, concedendo ao professor Eli Jorge da Cruz Junior, servidor do nosso campus, auxílio para a realização de projeto de pesquisa intitulado “Aplicação de revestimento (cladding) de aço inoxidável super austenítico por meio do processo GTAW: aspectos tecnológicos, microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à corrosão”.

A FAPESP, na modalidade Auxílios à Pesquisa, outorgou ao professor, o valor de R$ 68.225,00, destinados à aquisição de material permanente e de consumo, destinados ao desenvolvimento do citado projeto, cujo desenvolvimento ocorrerá no período entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2026. 

Outro projeto aprovado, também na modalidade Auxílios à Pesquisa, foi outorgado ao professor Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim, também servidor do campus, para  à aquisição de material permanente e de consumo, no valor de R$ 60.000,00, para o desenvolvimento do projeto intitulado “Friction stir welding em chapas sobrepostas de cobre e latão”.

 

Capítulo de livro publicado

 Os servidores Eli J. da Cruz Junior e Francisco M. F. A. Varasquim, professores do IFSP campus Itapetininga publicaram, conjuntamente com pesquisadores B. B. Seloto, V. A. Ventrella, A. G. Settimi, C. Gennari, A. Zambon and I. Calliari da UNESP Ilha Solteira e da Universidade de Padova, na Itália, o capítulo de livro intitulado “Correction of the Phase Balance on Nd:YAG Pulsed Laser Welded Super Duplex Stainless Steel by Nickel and Cobalt Electroplating”.

O livro A Guide to Laser Welding dos editores António Manuel de Bastos Pereira, Eva Soledade Vaz Marques e Francisco José Gomes da Silva “é uma coleção das contribuições mais recentes na área da Técnica de Soldagem a Laser, tanto do ponto de vista fundamental quanto do aplicado, direcionado para a tomada de decisões de engenheiros experientes, bem como uma obra de referência para estudantes que buscam iniciar suas atividades de pesquisa na área” disse Robertt Valente, Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, Portugal.

Mais informações em DOI https://doi.org/10.52305/MCBI4234

 

Artigo publicado

Coatings (2023) 13:1930. ISSN do Periódico: ISSN 2079-6412. DOI: https://doi.org/10.3390/coatings13111930

O artigo “Effects of Base Metal Preheating on the Microstructure, Mechanical Properties, and Corrosion Resistance of UNS S32750 SDSS Pulsed Nd:YAG Laser Welding” foi desenvolvido pelos Professores Eli J. da Cruz Junior e Francisco M. F. A. Varasquim, juntamente com pesquisadores da UNESP e Universidade de Pádua - Itália. Aborda o estudo dos efeitos do tratamento de pré-aquecimento na microestrutura, equilíbrio de fases, propriedades mecânicas e resistência à corrosão do aço inoxidável Super Duplex submetido à soldagem a laser. O jornal Coatings é um periódico internacional, revisado por pares e de acesso aberto, da MDPI, que possui fator de impacto de 3,4 (2022), e dedicado à ciência e engenharia de revestimentos, filmes finos e espessos, superfícies e interfaces. No artigo, são estudados os efeitos do pré-aquecimento do aço na soldagem a laser avaliando-se quatro condições, a saber: sem pré-aquecimento e aquecimento a 100, 200 e 300 °C. Entre as conclusões destacam-se que a temperatura de 100°C parece ser a condição ideal para o tratamento, uma vez que os valores de dureza e resistência à corrosão das amostras submetidas a esta temperatura foram comparáveis aos das amostras submetidas a outras mais elevadas, propiciando, assim, economia de energia no processo.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.mdpi.com/2079-6412/13/11/1930

Autores: Eli J. da Cruz Junior*, Francisco M. F. A. Varasquim*, Gillian S. Crespo *, Vicente. A. Ventrella, Andrea Zambon* e Irene Calliari**

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga
** Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Mecânica, campus de Ilha Solteira
* Universidade de Padua, Departamento de Engenharia Industrial, Itália

 

Notícia: Campus Itapetininga é contemplado com 8 bolsas do CNPQ!

A Reitoria publicou os resultados dos editais referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, Edição 2023/2024, nas modalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC EM) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), todas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Analisando os resultados, verificou-se que o campus Itapetininga submeteu 14 dos 217 projetos submetidos pelos outros campi do IFSP nestes editais, o que mostra que o campus vem participando ativamente das submissões de projetos de Iniciação Científica (IC), sendo responsável por cerca de 7% de todos os projetos submetidos pelos mais de 40 campi da instituição.

 

 Desses 7% de participação, foram aprovados 8 projetos que receberão bolsas CNPq. O edital PIBIC, que visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de IC a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica, teve 1 projeto aprovado com conceito final superior a 9,8, enquanto o edital PIBIC EM, que tem como finalidade estimular os alunos do Ensino Médio e/ou técnico nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, teve 2 projetos muito bem classificados, ocupando as terceira e quarta colocação geral, com as segunda e terceira maiores notas na pontuação final, também com notas acima de 9,8. Neste edital vale ressaltar que o campus Itapetininga foi o que mais submeteu projetos se comparado aos outros campi, totalizando 8 propostas. O edital PIBITI, que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, além de contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, fortalecendo da capacidade inovadora das empresas no País, teve 2 projetos aprovados com conceitos superiores a 9,50. Tais resultados corroboram com a excelente capacidade de pesquisa do corpo de servidores do campus. Essa análise revelou que 10% dos projetos aprovados com bolsas, de todo o IFSP, foram submetidos pelo campus Itapetininga.

 

  Assim sendo, evidenciou-se que, o percentual médio de aprovação de projetos submetidos, do campus Itapetininga, foi maior que 50%, o que revela o empenho, dedicação e competência técnica do corpo de pesquisadores do campus.

 

 

 

Artigo publicado

Crystals, v.13(2), 256; 2023. ISSN do Periódico: ISSN 2073-4352. DOI do artigo: https://doi.org/10.3390/cryst13020256

 O artigo “Correction of Phase Balance on Nd:YAG Pulsed Laser Welded UNS S32750 Using Cobalt Electroplating Technique” foi desenvolvido pelos Professores Eli J. C. Junior e Francisco M. F. A. Varasquim e juntamente com pesquisadores da UNESP e Universidade de Padua, Itália. Trata-se da investigação da influência do uso de cobalto no processo de soldagem a laser por eletrodeposição em aço inoxidável superduplex (SDSS), estudando-se a resistência mecânica e à corrosão. A revista Crystals é um periódico de acesso aberto que abrange todos os aspectos da pesquisa de materiais cristalinos, promovendo um fórum para a compreensão da nucleação, crescimento, processamento e caracterização de materiais cristalinos e cristalinos líquidos e possui fator de impacto de 2.7 (2022). No estudo foram investigadas a influência do uso da adição de cobalto no processo de união por eletrodeposição preliminar na soldagem a laser quanto à microestrutura e microdureza, alterando a espessura da camada de cobalto depositada. A adição de 35 μm de espessura de cobalto modificou a morfologia e aumentou a fração volumétrica da austenita em cerca de 48%. A microdureza diminuiu à medida que a espessura da camada de cobalto aumentou e observou-se o efeito do cobalto como estabilizador da austenita.

 O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.mdpi.com/2073-4352/13/2/256

 Autores: Eli J. Cruz Junior*, Bruna B. Seloto**, Vicente A. Ventrella**, Francisco M. F. A. Varasquima*, Andrea Zambon***, Irene Calliari***, Claudio Gennari***, Alessio G. Settimi***

 *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

** Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Ilha Solteira

*** Universidade de Padua, Itália

 

Artigo publicado

Materials Research, v.26 (1), e20220581, 2023. ISSN do Periódico: Versão impressa: 1516-1439 Versão on-line: 1980-5373. DOI do artigo: https://doi.org/10.1590/1980-5373-MR-2022-0581

 O artigo “Analysis of the Influence Of Friction Stir Welding on the Microstructure and Mechanical Properties of Alloy UNS-C27200 (CU-ZN)” foi desenvolvido pelos Professores Francisco M. F. A. Varasquima e Eli J. C. Junior juntamente com pesquisadores do IFSP Campus São Paulo e Mackenzie. Trata-se de estudo do processo de soldagem FSW (Friction Stir Welding), que é um método que utiliza uma ferramenta rotativa com um pino não consumível para realizar a soldagem de matérias, permitindo a união de materiais iguais ou dissimilares, em juntas de latão sobreposto com espessuras finas, avaliando os parâmetros de forma a gerar cordão de solda de qualidade. A revista Materials Research é uma revista científica revisada por pares que publica trabalhos originais em pesquisas experimentais e teóricas, bem como simulações em processamento, estrutura e propriedades dos materiais e possui fator de impacto de 1,51 (2023). No estudo foram investigadas a evolução microestrutural e mecânica propriedades de uma liga de latão UNS-C27200. Como conclusões os parâmetros empregados produziram soldas sem defeitos, vazios e cavidade na superfície da solda, todos os corpos-de-prova foram aprovados na inspeção visual pois não havia separação das placas produzindo solda, tanto na macroestrutura quanto na microestrutura, uma mistura homogênea.

 O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/mr/a/hq3w5ggWZvCZzTPtkMJMkjc/?format=pdf&lang=en

 Autores: Renato F. Rosa*, Italo O. Almeida*, Francisco M. F. A. Varasquima**, Eli J. C. Junior **, Antônio A. Couto***, Vinicius T. Santos****, Márcio R. Silva****, Francisco Y. Nakamoto*, Givanildo A. Santos*.

 *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo

**Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

***Universidade Presbiteriana Mackenzie

****Termomecanica São Paulo S/A, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

 

Notícia: Câmpus Itapetininga sobre desenvolvimento de 10 iniciações científicas em 2023

No ano de 2023, a Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Câmpus Itapetininga recebeu 22 propostas de iniciação científica que foram submetidas ao processo de avaliação externa por pares, que é realizada por especialistas da área do conhecimento do trabalho submetido,

10 projetos foram aprovados, sendo que 6 deles foram contemplados com bolsas no valor de R$ 700,00 por 20 horas semanais de dedicação ao projeto, e 4 iniciações são desenvolvidas de forma voluntária. 

As iniciações científicas do Câmpus englobam as áreas de Mecânica, Matemática, Edificações e Física.

Ações iniciações científicas em realização são:

- Caracterização da resistência a corrosão da liga de Magnésio ZK60

- Estudo da resistência de embutimento em madeiras de eucalipto segundo as normas técnicas ABNT NBR 7190 (2022) e ASTM D5764 (2018)

- Estudo da resistência de embutimento em madeiras de eucalipto segundo as normas técnicas ABNT NBR 7190 (2022) e ASTM D5764 (2018)

- Estudo da viabilidade do uso de ferramentas em metal duro para soldagem FSW de chapas de aço inox 316L

- Estudo do comportamento do aço inox 304L por corrosão e tração utilizando 'Digital Image Correlation'

- Desenvolvimento de blendas poliméricas biodegradáveis de amido termoplástico e poli(butileno adipato co-tereftalato)

- Materiais Didáticos manipuláveis: estabelecendo conexões com o livro didático.

- Modelos Matemáticos em Epidemiologia

- Estudo da utilização de resíduos de PET na produção de concreto.

- Desenvolvimento de Síntese e Estudo das Propriedades Fotocatalíticas de Heteroestruturas Nb2O5/CuO

 

Para consulta aos editais e demais informações, acesse: https://itp.ifsp.edu.br/index.php/acoes-de-pesquisa

 

 

Artigo publicado

 

Journal of Intelligent Manufacturing (2023) 34:2407–2430. ISSN do Periódico: Electronic 1572-8145, Print 0956-5515. DOI: https://doi.org/10.1007/s10845-022-01935-y

O artigo “Nature inspired algorithms for the solution of inverse heat transfer problems applied to distinct unsteady heat flux orientations in cylindrical castings” foi desenvolvido pelos Professores Carlos Henrique da Silva-Santos e Pedro Roberto Goulart, juntamente com pesquisadores da UNIFESP e UNICAMP. Aborda o estudo do coeficiente de transferência de calor na fundição/molde, um dos parâmetros mais importantes no projeto de fundição de fundidos, pois define a microestrutura da peça fundida e, consequentemente, suas propriedades. O jornal Journal of Intelligent Manufacturing, da renomada Editora Springer, possui fator de impacto de 7.136 (2021) e oferece um fórum internacional exclusivo, com  artigos arbitrados de qualidade sobre a aplicação de inteligência artificial na manufatura. oferecendo um elo vital entre a comunidade de pesquisa e os profissionais da indústria. No artigo, são estudados os problemas de transferência de calor inversa empregando-se diferentes algoritmos inspirados na natureza, para obtenção de modelo numérico de solidificação. Entre as conclusões estão que o algoritmo ES é a melhor escolha para situações sem oscilações térmicas e ausência de comportamento caótico de dados experimentais.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: 

https://link.springer.com/article/10.1007/s10845-022-01935-y

Autores: Carlos Henrique da Silva-Santos*; Pedro Roberto Goulart*; Felipe Bertelli**;· Amauri Garcia***; · Noé Cheung***

Instituição dos Autores: *Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga 

** Universidade Federal de São Paulo, Instituto de CiÊncias Marinhas,  Santos 

*** Universidade de Campinas, Departamento de Manufatura e Engenharia de Materiais,  Campinas

 

Notícia sobre publicação do e-book "Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga" 

As pesquisas presentes nesse e-book, ao todo com 25 capítulos, são frutos de alguns dos trabalhos apresentados no VIII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga e também de pesquisadores convidados a apresentar suas pesquisas.

Acesse o e-book, gratuitamente, clicando AQUI!

 

 Notícia sobre professora do Câmpus fará palestra sobre biopolímeros em Webinar "Na Fronteira do Conhecimento"

A Editora do IFSP (Edifsp), em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciará, no próximo dia 14 de abril, a série de Webinars "Na Fronteira do Conhecimento".

O objetivo da série é valorizar os(as) servidores(as) do IFSP, dando visibilidade às produções derivadas das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação que articulem as fronteiras do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação e os impactos no mundo moderno.

Com o intuito de começar a série prestigiando o trabalho das mulheres na ciência e na pesquisa, a primeira convidada será a professora Tamires de Souza Nossa, do IFSP Câmpus Itapetininga, que apresentará o tema "Biopolímeros e sua relação com a sustentabilidade". A palestra acontecerá no dia 14/04, às 10h, através do canal do IFSP no YouTube.

Acompanhe a palestra aqui

 

Notícia sobre abertura das inscrições para o IX Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga

O IX Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga é uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo - IFSP câmpus Itapetininga e é um evento científico de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, com ênfase em ciência, tecnologia e inovação.

Cada trabalho pode ter no máximo 4 autores, incluindo o professor orientador (e no máximo 2 professores orientadores), o resumo expandido deve ter entre 3 e 5 páginas com espaço simples, conforme modelo disponível na página do evento e o evento contará com a apresentação de trabalhos na forma ONLINE.

Serão aceitos trabalhos em PORTUGUÊS e ESPANHOL.

DATAS IMPORTANTES:

Inscrição de trabalhos: até 16 de abril de 2023

Divulgação dos trabalhos aprovados - até 10 de maio de 2023

Apresentação dos trabalhos – 23, 24 e 25 de maio de 2023 no período da tarde

ÁREAS TEMÁTICAS DO EVENTO

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Ciências Sociais Aplicadas

Engenharias

SUBMISSÃO DE TRABALHOS  

https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IX_IC/IX_IC

 VALOR DA INSCRIÇÃO

As inscrições são GRATUITAS

 PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

Os trabalhos apresentados durante o IX Congresso de Iniciação Cientifica do IFSP Itapetininga serão publicados nos Anais do evento. A emissão do certificado de apresentação de trabalhos e a publicação do resumo nos Anais do evento só será feita para quem efetivamente apresentar o trabalho.

Os participantes, cujos resumos completos forem aprovados e apresentados no evento, e que tiverem interesse em enviar trabalho completo, poderão fazê-lo após o evento. Os trabalhos completos serão avaliados e, se aprovados, comporão um e-book organizado pelos organizadores do evento.

O e-book será publicado pela Edições Hipótese, criada em 2016 o selo tem como objetivo principal a publicação de e-books de livre acesso e gratuitos. Hoje conta com a publicação de mais de 50 e-books que versam sobre diversas temáticas. Para conhecer os e-books já publicados, em edição e em organização basta acessar o link https://hipotesebooks.wixsite.com/cazulo/catalogo

   

Notícia sobre atualização do Curriculo Lattes Servidores com produções decorrentes das atividades no IFSP ou políticas institucionais de incentivo devem atualizar sua produção na plataforma.

O IFSP publicou a Portaria nº 785/2023, solicitando que todos os docentes, bem como técnicos administrativos cujas produções sejam decorrentes das atividades no IFSP ou políticas institucionais de incentivo, atualizem o Currículo Lattes com as produções de 2022, até 15 de março.

A necessidade desta atualização tem origem no ACÓRDÃO nº 612/2021 - TCU - Plenário, que determinou a implantação de indicadores das atividades de Pesquisa e Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em atendimento a esta determinação, a Setec/MEC publicou a Portaria nº 299/2022, com indicadores de Pesquisa, Inovação e Extensão, que deverão ser disponibilizados pelas instituições semestralmente.

Além do atendimento a esta necessidade, a correta atualização do currículo Lattes é importante nas avaliações de cursos do MEC, no quesito produção do corpo docente. 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação promoverá uma edição do Trilha da Ciência sobre como realizar corretamente a atualização do Lattes, no dia 10 de março, às 10h, pelo canal oficial do IFSP no YouTube.

 

Notícia sobre publicação de artigo de renomado pesquisador internacional em periódico do Câmpus Itapetininga

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) lançou seu primeiro número da edição de 2023, publicando um artigo do professor António Nóvoa, reconhecido internacionalmente como um dos principais pesquisadores da área de formação de professores e um dos autores mais citados no Brasil no campo da formação docente. 

Atualmente, o professor é catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, e reitor honorário da mesma universidade.
 
Nóvoa, discute em seu artigo, a questão da Formação Inicial de Professores e a importância do período que denomina de "indução profissional", período compreendido entre a conclusão dos cursos de licenciatura e o início do exercício da profissão docente.
 
Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui 

 

 

Notícia sobre Qualis dos periódicos do Câmpus

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou no último dia 29 de dezembro sua avaliação quadrienal (2017-2020) sobre os periódicos, Qualis, que é um momento bastante aguardado pelos pesquisadores pois é considerada a principal referência de qualidade no Brasil.

A estratificação da qualidade da produção intelectual que afere artigos e de outros tipos de produção é realizada por áreas de avaliação e são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Produzida pela Coordenaria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP Câmpus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), a Revista Brasileira de Iniciação Científica, RBIC, a Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, RevIn, e a Revista Internacional de Formação De Professores, RIFP, obtiveram conceito A4, B1 e A4, respectivamente, na última avaliação no Qualis da Capes que classifica a qualidade dos periódicos científicos.

Com esta classificação os periódicos REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES entraram na categoria “A” e figuram entre as publicações mais qualificadas na área de Educação. Alexandre Shigunov Neto, coordenador de Pesquisa & Inovação do Câmpus Itapetininga, relata que as citadas revistas foram classificadas anteriormente como B2 e B4, respectivamente, passando para o nível A4 logo no segundo quadriênio de avaliações, uma vez que foram criadas em 2014 e 2015, respectivamente, que aponta o crescimento das revistas na escolha dos autores para as publicações de seus resultados de pesquisas acadêmicas, na área.

A REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, criada em 2020, já figura em sua primeira participação no Qualis, classificada com B1, o que mostra que já se encontra, nestes dois anos de criação, como um periódico bastante especializado na área de ensino em Ciências e Matemática e cumprindo os requisitos de qualidade e seriedade definidos nos estratos do Qualis.

O conteúdo das revistas está disponível no Portal de Periódicos do IFSP Itapetininga, no endereço  https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/ , desenvolvimento a fim de democratizar o acesso à pesquisa científica, onde os artigos podem ser consultados e estão disponíveis, em pdf, inteiramente abertos ao público! 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Lixo Zero: o poder do design" que será ministrada por Cláudia Meneguela, Analista da Sabesp e Embaixadora Lixo Zero, de forma presencial, no dia 02/09, às 19:00h, no Auditório do Bloco de Mecânica.
 
 
 
 
e-Book publicado
O e-book "Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo EC em países Iberoamericanos" foi organizado pelos servidores do Câmpus Alexandre Shigunv Neto, André Coelho da Silva e Ivan Fortunato e abrange as discussões sobre as pesquisas realizadas no âmbito do Ensino de Ciências e apesentadas no Congresso Paulista de Ensino de Ciências, evento que é uma iniciativa do Grupo de Pesquisas de Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) câmpus Itapetininga.
 
Acesso completo e gratuito ao e-book:
 
 

Artigo publicado

Pro-Posições, v. 33, e20200046, 2022. ISSN do Periódico: 1980-6248. DOI do artigo: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0046

 O artigo “A visão de matriculados sobre a evasão num curso de Licenciatura em Física” foi desenvolvido pelo Professor André Coelho da Silva e a ex-aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Itapetininga Tairine de Carvalho Cabral. Trata-se de produção decorrente de projeto de iniciação científica contemplado com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do campus (PIBIFSP). A revista Pro-Posições é publicada desde 1990 pela Faculdade de Educação da Unicamp, sendo reconhecida como uma das mais tradicionais e importantes da área – sua avaliação é A1 no Qualis/CAPES tanto na área de Educação quanto na área de Ensino. No artigo, por meio de respostas dadas por estudantes, levantamos as causas e as possíveis soluções para a evasão no curso de Licenciatura em Física do campus, analisando como elas se relacionam com a literatura sobre o assunto. Entre as conclusões estão a de que as dificuldades de aprendizagem fomentam fortemente a evasão e a de que estratégias que possam minimizar tais dificuldades tendem a contribuir efetivamente para uma maior permanência e êxito dos matriculados no curso.

 O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=pt  
O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=en

Autores: André Coelho da Silva; Tairine de Carvalho Cabral

Instituição dos Autores: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga

 

Artigo publicado

 

Os professores Dr. Carlos Henrique da Silva Santos e Dr. Pedro Roberto Goulart, docentes do IFSP Câmpus Itapetininga, tiveram aprovado o artigo intitulado “Nature inspired algorithms for the solution of inverse heat transfer problems applied to distinct unsteady heat flux orientations in cylindrical castings” no periódico Journal of Intelligent Manufacturing, da editora Springer, fator de impacto 6,48 (ano 2020), revista cujos artigos são arbitrados sobre aplicações de inteligência artificial e especializada para desenvolvedores de sistemas de manufatura inteligentes, apresentando artigos sobre novos modelos, soluções, metodologias e algoritmos, estudos de caso, pesquisas e tutoriais sobre tópicos relacionados ao desenvolvimento de produtos, manufatura e sistemas de serviço.

No artigo, os professores estudaram a transferência de calor inversa (IHTP), por se tratar de parâmetro importante nos projetos de fundição de peças fundidas, uma vez que é o coeficiente de transferência de calor no ponto de fundição/molde que afeta significativamente a taxa de resfriamento e define a microestrutura do fundido e, consequentemente, suas propriedades. Neste trabalho foram estudados quatro diferentes algoritmos inspirados na natureza (algoritmo genético (AG), estratégia evolucionária (ES), sistema imunológico (AIS) e algoritmo de enxame de partículas (PSO)) para avaliar o perfil transiente durante a solidificação do fundido. Após comparações entre perfis de temperaturas sugeridas pelos algoritmos e obtidas experimentalmente, mostro que o algoritmo ES é a melhor escolha para situações sem oscilações térmicas e ausência de comportamento caótico térmico dos dados experimentais, mostrando que algoritmos podem ser aplicados nas soluções de IHTP.

O artigo está disponível para acesso em:
  https://link.springer.com/article/10.1007/s10845-022-01935-y

Autores: Carlos Henrique da Silva-Santos, Pedro Roberto Goulart, Felipe Bertelli, Amauri Garcia, Noé Cheung.

Grupo de Pesquisa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP Câmpus Itapetininga; Instituto de Ciências Marinhas da Universidade de São Paulo, USP; Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Universidade de Campinas, UNICAMP.

 

Notícia 

 
 
 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Gestão de Conflitos" que será ministrada pela Prof.ª Francielle Molon da Silva, da Universidade Federal de Pelotas, no dia 26/05, às 19h, em formato híbrido.
 
Acesse via Google Meet: meet.google.com/wcy-gqmj-afb

 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Comportamento Organizacional" que será ministrada pela Prof.ª Dra. Amanda Ribeiro Vieira, no dia 04/04, às 19h, em formato híbrido.
 
Acesse via Google Meet: https://meet.google.com/aqr-famy-xcp

 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Como Calculçar o Preço de seu Produto/Serviçol" que foi ministrada pela Prof.ª Letícia Mirella Amanda Fischer Campos, que ocorreu no dia 22/03, às 19h, em formato híbrido.
 
 
 
 
 
Fim do conteúdo da página