Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP Itapetininga tem projeto sobre vivências de professores de matemática contemplado com fomento pela Fapesp

  • Publicado: Sábado, 15 de Março de 2025, 00h30
  • Última atualização em Sábado, 15 de Março de 2025, 00h50

O IFSP Campus Itapetininga inicia 2025 com mais um projeto aprovado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O projeto contemplado, intitulado "Processos de indução docente: um estudo sobre as vivências de professores de matemática egressos de uma instituição federal", será coordenado pela Prof.ª Dra. Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro e contará com a participação do estudante Brian Yohan Corrêa Alves Leonel como bolsista de Iniciação Científica.

A pesquisa, que terá duração de 12 meses, foi submetida no sistema de fluxo contínuo de Iniciação Científica da FAPESP e busca compreender as experiências e desafios enfrentados por professores de matemática formados em uma instituição federal de ensino. A Professora Aline comemora a aprovação como um marco histórico para o Campus Itapetininga, sendo  esta a primeira pesquisa na área de Educação com financiamento da FAPESP em nosso Campus.

Além do impacto acadêmico, a professora Aline ressalta a importância institucional do estudo, pois a temática é voltada para a análise dos egressos da licenciatura. Ela também enfatiza que essa conquista representa o resultado de um intenso trabalho, desde o processo de elaboração até a submissão da proposta, sendo fruto da parceria constante com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRP) do IFSP, com a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI) do Campus Itapetininga e com o Grupo de Pesquisa sobre Docência e Práticas Colaborativas (GDPRAC).

O IFSP Itapetininga parabeniza a todos os envolvidos no projeto e reforça seu compromisso com o incentivo à pesquisa e à produção científica. Projetos como este evidenciam a qualidade do ensino e o impacto da pesquisa desenvolvida na instituição, contribuindo para o avanço do conhecimento na área da Educação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página