Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ações de Pesquisa

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h25 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 15h32

 

 

A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação & Pós-Graduação divulga os editais e todas as atividades/eventos do setor aqui:

 

 

Artigo publicado

Pro-Posições, v. 33, e20200046, 2022. ISSN do Periódico: 1980-6248. DOI do artigo: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0046

 O artigo “A visão de matriculados sobre a evasão num curso de Licenciatura em Física” foi desenvolvido pelo Professor André Coelho da Silva e a ex-aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Itapetininga Tairine de Carvalho Cabral. Trata-se de produção decorrente de projeto de iniciação científica contemplado com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do campus (PIBIFSP). A revista Pro-Posições é publicada desde 1990 pela Faculdade de Educação da Unicamp, sendo reconhecida como uma das mais tradicionais e importantes da área – sua avaliação é A1 no Qualis/CAPES tanto na área de Educação quanto na área de Ensino. No artigo, por meio de respostas dadas por estudantes, levantamos as causas e as possíveis soluções para a evasão no curso de Licenciatura em Física do campus, analisando como elas se relacionam com a literatura sobre o assunto. Entre as conclusões estão a de que as dificuldades de aprendizagem fomentam fortemente a evasão e a de que estratégias que possam minimizar tais dificuldades tendem a contribuir efetivamente para uma maior permanência e êxito dos matriculados no curso.

 O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=pt  
O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=en

Autores: André Coelho da Silva; Tairine de Carvalho Cabral

Instituição dos Autores: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga

 

Artigo publicado

 

Os professores Dr. Carlos Henrique da Silva Santos e Dr. Pedro Roberto Goulart, docentes do IFSP Câmpus Itapetininga, tiveram aprovado o artigo intitulado “Nature inspired algorithms for the solution of inverse heat transfer problems applied to distinct unsteady heat flux orientations in cylindrical castings” no periódico Journal of Intelligent Manufacturing, da editora Springer, fator de impacto 6,48 (ano 2020), revista cujos artigos são arbitrados sobre aplicações de inteligência artificial e especializada para desenvolvedores de sistemas de manufatura inteligentes, apresentando artigos sobre novos modelos, soluções, metodologias e algoritmos, estudos de caso, pesquisas e tutoriais sobre tópicos relacionados ao desenvolvimento de produtos, manufatura e sistemas de serviço.

No artigo, os professores estudaram a transferência de calor inversa (IHTP), por se tratar de parâmetro importante nos projetos de fundição de peças fundidas, uma vez que é o coeficiente de transferência de calor no ponto de fundição/molde que afeta significativamente a taxa de resfriamento e define a microestrutura do fundido e, consequentemente, suas propriedades. Neste trabalho foram estudados quatro diferentes algoritmos inspirados na natureza (algoritmo genético (AG), estratégia evolucionária (ES), sistema imunológico (AIS) e algoritmo de enxame de partículas (PSO)) para avaliar o perfil transiente durante a solidificação do fundido. Após comparações entre perfis de temperaturas sugeridas pelos algoritmos e obtidas experimentalmente, mostro que o algoritmo ES é a melhor escolha para situações sem oscilações térmicas e ausência de comportamento caótico térmico dos dados experimentais, mostrando que algoritmos podem ser aplicados nas soluções de IHTP.

O artigo está disponível para acesso em:
  https://link.springer.com/article/10.1007/s10845-022-01935-y

Autores: Carlos Henrique da Silva-Santos, Pedro Roberto Goulart, Felipe Bertelli, Amauri Garcia, Noé Cheung.

Grupo de Pesquisa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP Câmpus Itapetininga; Instituto de Ciências Marinhas da Universidade de São Paulo, USP; Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Universidade de Campinas, UNICAMP.

 

Notícia 

 
 
 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Gestão de Conflitos" que será ministrada pela Prof.ª Francielle Molon da Silva, da Universidade Federal de Pelotas, no dia 26/05, às 19h, em formato híbrido.
 
Acesse via Google Meet: meet.google.com/wcy-gqmj-afb

 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Comportamento Organizacional" que será ministrada pela Prof.ª Dra. Amanda Ribeiro Vieira, no dia 04/04, às 19h, em formato híbrido.
 
Acesse via Google Meet: https://meet.google.com/aqr-famy-xcp

 

 

Palestra

O Hotel de Projetos do IFSP Itapetininga tem a honra em convidar a todos(as) para a palestra "Como Calculçar o Preço de seu Produto/Serviçol" que foi ministrada pela Prof.ª Letícia Mirella Amanda Fischer Campos, que ocorreu no dia 22/03, às 19h, em formato híbrido.
 
 
 
 
 

 
 
SELEÇÕES EM ANDAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edital PRP 227/2022 - Auxílio para participação de discentes da Pós-Graduação em Eventos realizados no Brasi ou exterior NOVO!!

 

Edital PRP/PRD 230/2022 - Seleção para capacitação e incentivo a pesquidadores para submissão de projetos de pesquida em agências de fomento NOVO!!

 

Edital PRP/PRD 159/2022 Apoio para Publicação em Periódicos e Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos para servidores do IFSP (PiIPECT)

 

Edital PRX/PRP 69/2022 - Programa Institucional de Incentivo à Participação Discente em Eventos

 

 

 


 

SELEÇÕES ANTERIORES

 

2022

Chamada PIVICT 2022 

Resultado Chamada PIVICT 2022

 

Edital 05/2022 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP) com verba de emenda parlamentar

Resultado Parcial - Edital 05/2022

Resultado Final - Edital 05/2022

 

Edital 34/2021 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Resultado Final  - Edital 34/2021

 

 

2021

Edital 03/2021 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Retificação Edital 03/2021

Resultado parcial e interposição de recursos - Edital 03/2021 

Resultado Final  - Edital 03/2021

 

Resultado Chamada PIVICT 2021

 

 

2020

Edital 779/2019 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Resultado do Edital 779/2019

 

 

2019

Edital 790/2018 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Resultado do Edital 790/2018

 

Resultado Chamada PIVICT 2019

Resultado Chamada PIVICT 2019 - 2º semestre

 

 

2018

Edital 804/2017 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Resultado do Edital 804/2017

 

Resultado Chamada PIVICT 2018

Resultado Chamada PIVICT 2018 - 2º semestre

 

 

2017

Edital 723/2016 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Resultado do Edital 723/2016

 

Resultado Chamada PIVICT 2017

Resultado Chamada PIVICT 2017 - 2ª semestre

 

 

2016

Edital 805/2015 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Resultado do Edital 805/2015

 

Resultado Chamada PIVICT 2016

Resultado Chamada PIVICT 2016 - 2ª semestre

 

 

2015

Edital 103/2015 de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP)

Resultado do Edital 103/2015

 

 


 

Modelo de projeto de pesquisa

Tutorial: como submeter o projeto de pesquisa no SUAP

Tutorial: como interpor recurso no SUAP

Tutorial: Como adicionar o Colaborador Externo na Equipe do Projeto de Pesquisa no SUAP

Tutorial: Como adicionar o Colaborador Interno na Equipe do Projeto de Pesquisa no SUAP

Tutorial: Como preencher a Autodeclaração de Princípios Éticos no SUAP

Tutorial: Como preencher o Termo de Concessão e Compromisso no SUAP

Termo de Concessão e Compromisso de Iniciação Científica

Autodeclaração em Princípios Éticos em Pesquisa Científica e/ou Tecnológica

 

 


 

Considerando os itens avaliados nos projetos, sugerimos atenção ao que segue:

 
 
- A fundamentação teórica deve ser apresentada de forma clara e objetiva. Deve conter os conceitos sobre o objeto da pesquisa, trabalhos relacionados, resultados recentes e o que se pretende na pesquisa.
 
- Deixar bem claro o que a pesquisa irá suprir em relação às dúvidas, lacunas e/ou limitações de conhecimento sobre o objeto de estudo.
 
- O objetivo do projeto é aquilo que se pretende investigar, em linguagem clara e objetiva, sem ambiguidade. Deve estar relacionado às dúvidas, lacunas e/ou limitações apresentadas.
 
- Os objetivos específicos devem apresentar, de forma pormenorizada e detalhada, as ações que deverão ser realizadas a fim de se alcançar o objetivo geral do projeto.
 
- A metodologia deve apresentar os meios, procedimentos, métodos ou técnicas empregados para obter, identificar, processar e analisar dados sobre o objeto da pesquisa.  Deve ser coerente e adequado aos objetivos propostos, permitindo-se  avaliar criticamente a validade e confiabilidade do estudo.  
 
- Deixe bem claro na metodologia do projeto quais serão as atividades desenvolvidas pelos alunos participantes ao longo da pesquisa.
 
- Detalhar a infraestrutura (laboratórios, equipamentos e material) que proporcionará o desenvolvimento do projeto, bem como possíveis parcerias com outros pesquisadores ou instituições, para a realização de experimentos e/ou ensaios.  
 
-  Importante informar, quando for o caso, que o projeto faz parte das atividades de algum grupo de pesquisa e/ou de algum projeto maior e/ou possui financiamento externo (Fundações, empresas, etc).
 
- O plano de trabalho deve, obrigatoriamente, ser composto das metas, das atividades e do cronograma. Quanto mais detalhado melhor!
 
-  Considerar, no cronograma, o tempo disponível realista para o aluno se dedicar ao projeto.
 
- A bibliografia utilizada deve ser recente, preferencialmente referenciando livros e artigos de revistas indexadas e editoras reconhecidas no meio acadêmico. Publicações em eventos também podem ser empregadas.
 
- Imprescindível destacar a importância do projeto para o desenvolvimento da área científica específica, para o desenvolvimento da Comunidade em que está inserido, para as atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa do Câmpus, evidenciando a integração dos três pilares da Instituição.
 
 
Coordenação de Pesquisa, Inovação & Pós-Graduação
 

 

 

 

 

 

 

Edital PRX/PRP 69/2022 - Programa Institucional de Incentivo à Participação Discente em Eventos

 

Fim do conteúdo da página