Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comitê de Ética

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h28 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 17h14

 

 

IMPORTANTE!

 

Toda pesquisa científica envolvendo seres humanos, de maneira direta ou indireta, OBRIGATORIAMENTE, deve ter, segundo as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Ministério da Saúde, a aprovação de um CEP. 

Somente após aprovação e emissão de autorização do CEP - IFSP é que a pesquisa no âmbito do IFSP poderá ser iniciada, incluindo a coleta de dados!

 

Fonte: Resolução CNS 466/12, VII

 

O Ministério da Saúde (MS), em acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão responsável pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), determinou por meio de sua Resolução CNS nº 466/2012, a criação de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) que são colegiados interdisciplinares e independentes destinados a garantir a proteção e defender os participantes de pesquisas científicas envolvendo seres humanos, assegurando os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica e aos participantes da pesquisa, além da integridade e dignidade dos envolvidos.

 

No IFSP, em 2008, foi criado o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFSP (CEP-IFSP), um colegiado de caráter consultivo, deliberativo e educativo, com a finalidade de identificar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos no âmbito do IFSP, desde que o projeto esteja em conformidade com os padrões metodológicos reconhecido e que seja realizado com a participação de pesquisadores, tecnólogos, analistas ou alunos, ou que tenha o IFSP como campo de pesquisa. O referido Comitê obteve seu primeiro registro junto à CONEP/CNS/MS em dezembro de 2011 e é vinculado operacionalmente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRP. 

 

e-mail do CEP-IFSP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fonte: http://conselho.saude.gov.br/comissoes-cns/conep/

Resolução CNS nº 466/2012

Portal IFSP

 
 

 

 

Fim do conteúdo da página