Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comitê de Ética

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h28 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 17h14

 

 

IMPORTANTE!

 

Toda pesquisa científica envolvendo seres humanos, de maneira direta ou indireta, OBRIGATORIAMENTE, deve ter, segundo as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Ministério da Saúde, a aprovação de um CEP. 

Somente após aprovação e emissão de autorização do CEP - IFSP é que a pesquisa no âmbito do IFSP poderá ser iniciada, incluindo a coleta de dados!

 

Fonte: Resolução CNS 466/12, VII

 

O Ministério da Saúde (MS), em acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão responsável pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), determinou por meio de sua Resolução CNS nº 466/2012, a criação de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) que são colegiados interdisciplinares e independentes destinados a garantir a proteção e defender os participantes de pesquisas científicas envolvendo seres humanos, assegurando os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica e aos participantes da pesquisa, além da integridade e dignidade dos envolvidos.

 

No IFSP, em 2008, foi criado o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFSP (CEP-IFSP), um colegiado de caráter consultivo, deliberativo e educativo, com a finalidade de identificar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos no âmbito do IFSP, desde que o projeto esteja em conformidade com os padrões metodológicos reconhecido e que seja realizado com a participação de pesquisadores, tecnólogos, analistas ou alunos, ou que tenha o IFSP como campo de pesquisa. O referido Comitê obteve seu primeiro registro junto à CONEP/CNS/MS em dezembro de 2011 e é vinculado operacionalmente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRP. 

 

e-mail do CEP-IFSP: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fonte: http://conselho.saude.gov.br/comissoes-cns/conep/

Resolução CNS nº 466/2012

Portal IFSP

 
 

 

 


 

 

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada do sistema CEP/CONEP que permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - submissão, aprovação, fase de campo,  envio de relatórios parciais e finais. O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos digitais, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

A submissão de projetos de pesquisa científica envolvendo seres humanos, para avaliação e monitoramento, será realizada, exclusivamente, por meio da Plataforma Brasil, conforme a Resolução CNS nº 466/2012.

 

 

PROCEDIMENTOS PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS

1º PASSO: Ler a Resolução CNS nº 466/2012

2° PASSO: Realizar o cadastro dos pesquisadores na Plataforma Brasil

3° PASSO: Submeter o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil 

Em caso de dúvidas no momento da submissão, consulte os manuais disponíveis na central de suporte da Plataforma Brasil ou Pró Reitoria de Pesquisa.  




Fonte: Plataforma Brasil

Resolução CNS nº 466/2012

Portal IFSP

 


 

As boas práticas científicas visam fortalecer a ética da pesquisa científica, aplicando-se aos pesquisadores normas de conduta que definem a integridade ética das atividades científicas, assegurando a  fidedignidade dos resultados e equidade entre pesquisadores.

Fonte: Portal FAPESP

SPINAK, E. Ética editorial – boas e más práticas científicas [online]. SciELO em Perspectiva, 2014 [viewed 01 July 2020]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2014/09/10/etica-editorial-boas-e-mas-praticas-cientificas

 


 

Regulamentos e códigos de conduta vêm sendo criados por diversos  órgãos institucionais e instituições de pesquisa, sempre destinados a promover Boas Práticas Científicas. Abaixo encontram-se guias publicados pela USP e FAPESP.

 

GUIA DE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS - PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

 

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS - FAPESP

 

 

 

Fonte: FAPESP

USP

 

 

 
Fim do conteúdo da página