Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2022, IFSP Campus Itapetininga.
Tradução e interpretação de videoaulas para Libras
A ação de ensino "Tradução e interpretação de videoaulas para Libras" tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, três alunos de curso técnico integrado ao ensino médio (incluindo a aluna bolsista), um aluno de graduação e um aluno de pós graduação, todos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo campus Itapetininga do IFSP. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações tais como discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outros. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Figura 1: Exemplo de vídeo que compõe o glossário de sinais (datilologia à esquerda e sinal à direita).
Figura 2: Imagem da disposição da apresentação, do professor e da intérprete conforme definida pela equipe.
Figura 3: Imagem da videoaula finalizada disponibilizada no YouTube.
Figura 4: Imagem de uma das perguntas do questionário elaborado para pesquisa do glossário de sinais proposto para a disciplina/videoaula.
Xilogravura, cordel e musicalidade do Sertão
O projeto "Xilogravura, cordel e musicalidade do Sertão" é inspirado na literatura do clássico cordel do poeta Leandro Gomes de Barros, intitulada “Juvenal e o Dragão”. A partir deste tema e da ideia central, os participantes terão a oportunidade de imergir na cultura nordestina, através da literatura, de sua expressão visual e plástica, da cenografia e dramatização, e também da musicalidade presente nas canções nordestinas.
Nas aulas práticas, focadas na expressão visual, os estudantes dos cursos técnicos integrados conhecem as técnicas de gravação, entintagem e impressão com várias ferramentas e tipos de pigmentos com o intuito de promover o fazer poético de xilogravuras inspiradas no cordel citado acima. O cordel é uma expressão tradicional da literatura nordestina e as imagens são realizadas através da linguagem da xilogravura. São realizadas também aulas experimentais nas quais os integrantes conheceram e experimentaram diversos tipos de madeiras e placas para gravação e fruíram obras de artistas importantes da xilogravura internacional e brasileira.
Confira abaixo algumas imagens do Projeto.
Fábrica de Software
- Desenvolvimento de software Web;
- Estudo e apresentações (palestras) sobre tecnologias;
- Análise de dados e especificação de requisitos;
- Testes de software;
- Implantação de sistemas;
- Suporte ao usuário e manutenção de sistemas.
Conheça também o site da Fábrica de Software: https://fabsoftware.itp.ifsp.edu.br/
Confira abaixo algumas imagens do programa.
Oficina de hardware
Local: Laboratório de Hardware
Horário: terça-feira das 17:30 às 18:30; quarta-feira das 13:30 às 14:30
Público-alvo: Discentes dos cursos da área de informática que não puderam participar das atividades práticas de hardware e redes no laboratório em virtude da pandemia.
Possibilidade de aumentar o número de estudantes, principalmente no horário da terça-feira.
Possibilidade de monitoria para o segundo semestre.
Confira algumas imagens da Oficina de Hardware.
Monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica – MADEC/IFSP ITAPE
A ação desenvolvida por Edificações através do Coordenador Prof. MSc. Gustavo Coppio e demais membros colaboradores, Profa. Me. Jaquelline Feitoza, o Técnico de Laboratório Eduardo Soares e a membro colaboradora da formação pedagógica Profa. Dra. Aline Lagoeiro, intitulada como Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE iniciou-se no primeiro semestre deste ano de 2022, com prazo de vigência até o final do segundo semestre do corrente, mediante projeto aprovado pela CAAAE. A referida ação está sendo realizado na modalidade voluntária e está sendo desenvolvida e executada através do Moodle, conforme pode-se observar na Figura 1.
Figura 1 – Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE no Moodle.
A pesquisa, um dos tripés do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), é de suma importância para o desenvolvimento da instituição, dos alunos em processo de formação, da região e do país. O IFSP tem contribuído cada vez mais com a ciência, realizando pesquisas de excelência em seus diversos campi, com o envolvimento dos discentes em formação através de projetos de pesquisa, iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos, projetos integradores, dentre outros, proporcionando um processo de ensino e aprendizado de elevada qualidade, como ocorre no câmpus do IFSP de Itapetininga. Para a divulgação dos avanços alcançados pelas inúmeras pesquisas, faz necessária a elaboração de textos científicos de qualidade, produzindo artigos para serem publicados em eventos, congressos e periódicos, e assim, dando publicidade as contribuições para a ciência à comunidade técnica e científica e à sociedade. Entretanto, um dos maiores desafios é justamente o desenvolvimento e domínio da escrita científica pelos discentes durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a presente ação tem como objetivo realizar um trabalho de monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica aos discentes que almejarem aprofundar o conhecimento e elevar a qualidade na produção de textos científicos.
A equipe desta ação em conjunto com o coordenador da mesma está promovendo uma monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica aos discentes que almejarem aprofundar o conhecimento e elevar a qualidade, na produção de textos científicos. Assim sendo, têm-se realizado atividades e ações visando:
• Fomentar permanência e êxito dos estudantes do campus na melhoria da qualidade da escrita científica;
• Produzir e disponibilizar conteúdos e atividades para o aprendizado e aprimoramento da escrita científica;
• Estimular os discentes a participarem de eventos/congressos e/ou publiquem os trabalhos desenvolvidos no campus (trabalho de conclusão de curso, projetos
integradores, de ações de extensão, etc);
• Realizar a monitoria de apoio aos estudantes para auxiliá-los na melhoria da qualidade da escrita científica.
Todas as atividades e medidas da presente ação de ensino está sendo desenvolvida através do Moodle, desta forma o(a)s aluno(a)s participantes podem acessar e usufruir de todo o conteúdo, bem como realizar as atividades proposta em qualquer dia e lugar, de forma online. A equipe também se coloca a disposição dos alunos interessados e a participar de uma ou mais atividades a agendar com um ou mais membros um atendimento presencial.
Esta ação é voltada para todos os alunos do campus, seja de cursos técnicos integrados, concomitantes e/ou subsequentes, seja de cursos de ensino superior ou até mesmo de cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSP - Campus Itapetininga. Para participar das atividades e/ou usufruir de todo da ação, basta o aluno(a) estar matriculado em um dos cursos regulares do campus e acessar a página da Monitoria no Moodle através do link: https://moodle.itp.ifsp.edu.br/course/view.php?id=1587 e realizar a sua autoinscrição no ícone “Faça a minha inscrição neste curso” (Figura 2), utilizando a senha: “MADEC2022”
Figura 2 – Destaque do local da autoinscrição na Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE no Moodle.
A equipe desta ação de ensino espera por você aluno e aluna do IFSP que pretenda aprofundar os conhecimentos e habilidades na escrita de textos científicos e acadêmicos para a divulgação dos seus trabalhos e pesquisas.
Monitoria de física e circuitos elétricos
Ação: Monitoria de Física e Circuitos elétricos
Preparação para Olimpíadas de Matemática
O Projeto de Ensino “Preparação para Olimpíadas de Matemática” é destinado aos alunos do Ensino Médio Integrado e tem por objetivo incentivar os estudantes a participarem de olimpíadas de Matemática como Canguru de Matemática do Brasil, OBMEP e OMIF. A ação oferece encontros semanais preparatórios, onde são trabalhados temas específicos dessas competições, além de aplicação de simulados e correção de provas de anos anteriores. Os encontros ocorrem às terças-feiras das 14h às 15h30 na sala A322, sob orientação do professor Marcel.
Revisão da física do ensino médio com foco nos exames vestibulares
O curso "Revisão da física do ensino médio com foco nos exames vestibulares" tem como público-alvo estudantes matriculados no 4º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus. As aulas são realizadas todas as segundas-feiras à partir das 14h30min na sala 62 (Laboratório de Ensino de Matemática). Após uma breve recapitulação teórico-conceitual de determinado assunto, são resolvidas, a título de exemplo, questões de vestibulares de anos anteriores. Paralelamente a isso, materiais (livros, vídeos etc.) são disponibilizados pelo Moodle aos estudantes que frequentam o curso. Esperamos contar com mais participantes no segundo semestre!
Fique em casa
A ação Fique em Casa foi realizada durante o período de suspensão do calendário acadêmico durante a pandemia do coronavírus.
Nesse espaço foram propostos bate papos, rodas de conversas, quiz e diversas outras atividades pedagógicas para que, mesmo diante da necessidade de isolamento e suspensão das aulas devido à pandemia da COVID - 19, fosse possível partilhar momentos e experiências juntos.
Para conhecer as atividades realizadas nesse período acesse aqui o Fique em Casa.
Redes Sociais