Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2025, IFSP Campus Itapetininga.
Revisão da Matemática, da Física e da Química do Ensino Médio focada em exames vestibulares
A ação de ensino Revisão da Matemática, da Física e da Química do Ensino Médio focada em exames vestibulares é um curso que tem como público-alvo estudantes do último ano dos cursos Técnicos Integrados de nível médio do IFSP Campus Itapetininga. A proposta é revisar os tópicos de Matemática, de Física e de Química estudados ao longo dos quatro anos de Ensino Médio tendo como foco a preparação dos cursistas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de exames vestibulares de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. O curso vem sendo realizado três vezes na semana, no período vespertino, de forma presencial.
Coordenador: André Coelho da Silva
Colaboradores: Ayumi Kato de Campos e Marcos Antonino Callegari


Monitoria para as disciplinas de Eletricidade Básica e Circuitos elétricos
A Monitoria para as disciplinas de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos foi proposta com o intuito de reforçar a aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos em Eletromecânica, tanto integrados ao ensino médio quanto na modalidade concomitante/subsequente. A iniciativa visa oferecer apoio didático por meio de revisões teóricas, atendimento individualizado e atividades práticas, buscando superar dificuldades recorrentes em conteúdos fundamentais da área elétrica.
Coordenadora: Kelda Aparecida Godoi dos Santos
Colaboradora: Tanuska Regia Moura Toscano Konigami
Bolsista: Pedro Henrique Kühl Pereira
Física em Libras
O projeto Física em Libras é uma ação que busca produzir videoaulas bilíngues (Libras como primeira língua e Português como segunda), voltadas especialmente para estudantes surdos do ensino médio, com conteúdos da área de Física.
A iniciativa está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Docência e Práticas Colaborativas (GDPRAC) e é coordenada pelo professor Alberto Moreau. A motivação do projeto se baseia na escassez de materiais de Física acessíveis em Libras e na ausência de um sinalário consolidado para conceitos específicos da área. Com isso, muitos estudantes enfrentam barreiras adicionais no processo de aprendizagem. A proposta do IFSP se diferencia ao valorizar o protagonismo dos próprios alunos surdos na elaboração, gravação e apresentação das videoaulas.
A equipe é composta pelos professores Alberto Moreau, Renato T. Sugohara e Rafael dos Santos; pelas intérpretes de Libras Larissa Canto e Natália A. Oliveira; e por estudantes voluntários, que produziram como primeiro material um vídeo piloto sobre Eletrostática. O vídeo foi protagonizado pelas estudantes surdas Brenda S. S. Matias e Yasmin C. Oliveira, que realizaram experimentos e explicações diretamente em Libras. A produção contou ainda com apoio de classificadores para suprir lacunas lexicais, roteiro detalhado, gravações em laboratório e em estúdio audiovisual, além de edição preliminar realizada pelo estudante Mateus Haidar.
Os experimentos escolhidos — a interação de uma bexiga carregada eletricamente com pedaços de papel e com um filete de água — garantiram impacto visual e clareza conceitual, possibilitando a comunicação acessível dos fenômenos físicos. A participação ativa das alunas e a integração da equipe multidisciplinar reforçaram o caráter inclusivo da proposta, que pode servir de referência para outras instituições de ensino.
Figura 1: Experimento da bexiga interagindo com o filete de água Figura 2: Bexiga atraindo pedaços de papel
As próximas etapas incluem a finalização da edição do vídeo piloto, a produção de dois novos vídeos sobre termodinâmica e a ampliação do glossário de sinais específicos da Física. O material será disponibilizado no canal do YouTube do IFSP Itapetininga, ampliando o acesso da comunidade surda a conteúdos científicos de qualidade.
Figura 3: Yasmin e Brenda na explicação do experimento
(a) com fundo (b) sem fundo
Coordenador: Alberto Luís Dario Moreau
Colaboradores: Rafael dos Santos, Renato Takeshi Sugohara, Larissa Canto Padilha e Natália A. Oliveira.
Discentes voluntários: Brenda Santana dos Santos Matias, Yasmin Cristina de Oliveira, Julia de Moraes Leonel Ferreira e Mateus Haidar Carvalho.
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