Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2024, IFSP Campus Itapetininga.
Revisão da Física e Química do ensino médio focada em exames vestibulares
A ação de ensino “Revisão da Física e da Química do Ensino Médio focada em exames vestibulares” é um curso que tem como público-alvo estudantes do último ano dos cursos Técnicos Integrados de Nível Médio do IFSP Campus Itapetininga. Em síntese, a proposta é revisar os tópicos de Física e de Química estudados ao longo dos quatro anos de Ensino Médio tendo como foco a preparação dos cursistas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de exames vestibulares de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. A expectativa é potencializar o desempenho dos estudantes nos exames vestibulares, contribuindo para que ingressem em cursos de graduação/instituições de suas preferências. As aulas têm ocorrido presencialmente às terças e sextas no período da tarde.
Coordenador: André Coelho da Silva
Colaborador: Marcos Antonio Callegari
Interpretação e tradução de videoaulas de pneumática para Libras
A presente ação de ensino tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, uma aluna bolsista do curso de Licenciatura em Física e três ex-alunos egressos que atuam como voluntários. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações, tais como: discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outras. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Coordenador: Rafael dos Santos
Bolsista: Larissa de Oliveira Barros
Colaboradores: Greice Pinheiro de Almeida e Alberto Luís Dario Moreau
Voluntários externos: Larissa Canto Padilha, Mário Brenner Ferreira da Silva Leite e Wellington Santos de Paula
Chute como uma menina! - Educação esportiva, gênero e escola
O objetivo do programa de ensino "Chute como uma menina: educação esportiva, gênero e escola" é oferecer aulas de práticas esportivas diversificadas, considerando as questões de gênero no ambiente escolar.
As aulas nas modalidades de voleibol e badminton ocorrem às terças, das 14h30 às 15h30, e na modalidade de futsal acontecem às quintas, das 13h30 às 14h30, nos espaços educativos do campus.
Coordenadora: Jéssica Félix Nicácio Martinez
Bolsista: Rafaela Nunes de Siqueira
Fábrica de software
A Fábrica de Software é uma iniciativa que busca contribuir para que os alunos adquiram experiência de mercado, pois oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em um ambiente similar ao das empresas, aplicando novas tecnologias de software e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais relativas a esse ambiente.
O projeto teve início em maio de 2019. A equipe é formada por alunos dos cursos de Informática do campus Itapetininga e já teve mais de 24 participantes desde o início do projeto. Desde a sua fundação, a Fábrica de Software atuou em mais de 13 projetos - entre finalizados e em desenvolvimento. Dentre os projetos, temos internos para o próprio campus, como o Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), e externos, como o SVSA e Consultório na Rua, esses últimos em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga em projetos.
No ano de 2024, a Fábrica de Software trabalhou em 4 projetos. Esses projetos foram desenvolvidos utilizando tecnologias Web, muitas delas não abordadas durante o período regular do curso. As aplicações foram apresentadas nos eventos do campus (IF Casa Aberta e GeekIF) com o objetivo de atrair a atenção dos visitantes para o programa e para o curso de Informática do Campus Itapetininga.
Você pode saber mais sobre o programa acessando o nosso site disponível em https://fabsoftware.itp.
Coordenador: Danilo Camargo Bueno
Bolsista: Leonardo Henrique de Oliveira Cesar
Colaboradores: Rafael de Almeida Brochado, Andrey Vitor Santos e Breno Gonçalves Serrano
Voluntários: Luma Karoline de Siqueira, Marcos Kauan Soares de Medeiros e Joni Emannuel Albuquerque Pinheiro
Visita da Fábrica na Exposição de projetos do curso técnico de desenvolvimento de sistemas do SESI - Itapetininga
Visitantes no estande da Fábrica de Software no evento IF Casa Aberta
Equipe da Fábrica no evento IF Casa Aberta
Monitoria de Matemática Básica para Ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
A ação de ensino “Monitoria de Matemática Básica para Ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio” é uma monitoria que tem como público-alvo estudantes ingressantes nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSP Campus Itapetininga. Em síntese, a proposta é trabalhar com as dificuldades dos estudantes no que se refere a tópicos de Matemática que foram ou deveriam ter sido estudados ao longo do Ensino Fundamental. Entre tais tópicos, destacamos: soma, subtração, multiplicação, divisão, frações, porcentagem, equações de primeiro grau, cálculo de proporções e potenciação. Os encontros da monitoria ocorrem às segundas e quartas-feiras a partir das 12h45.
Coordenador: André Coelho da Silva
Bolsista: Maria Clara Branco de Lima Vieira
Monitoria para as disciplinas de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos
O Projeto de Monitoria de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos é uma iniciativa de extrema relevância para os estudantes que buscam aprimorar seus conhecimentos nessas disciplinas fundamentais. Ele não apenas fortalece a compreensão dos conceitos teóricos, mas também ajuda a resolver problemas práticos que são essenciais para a formação acadêmica e profissional. Um dos principais objetivos da monitoria é proporcionar um apoio adicional aos alunos, especialmente àqueles que encontram dificuldades em matemática básica, área que frequentemente impacta o desempenho nas disciplinas de eletricidade.
O diferencial desse projeto está no atendimento personalizado oferecido aos alunos. A monitoria oferece sessões de revisão e resolução de exercícios, permitindo que os estudantes tenham um acompanhamento mais próximo e focado em suas necessidades específicas. Com uma metodologia clara e objetiva, as aulas de revisão expositiva permitem relembrar e fixar conceitos fundamentais, enquanto a prática de exercícios contribui para que o aluno desenvolva a habilidade de aplicar esses conceitos em problemas concretos. Isso gera confiança e facilita a assimilação dos conteúdos.
A importância da monitoria vai além do simples suporte acadêmico: ela promove um ambiente de aprendizado colaborativo. Os alunos têm a oportunidade de interagir com o monitor e seus colegas, compartilhar dúvidas e construir um conhecimento sólido em conjunto. Isso também favorece o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe e a comunicação, essenciais para o sucesso profissional.
Outro benefício importante desse projeto é a possibilidade de melhoria contínua no desempenho acadêmico. Com o suporte individualizado, o aluno consegue identificar suas principais dificuldades e trabalhar nelas de maneira eficiente. Isso se reflete diretamente no desempenho em provas e avaliações, mas, mais importante ainda, promove uma base sólida para o aprendizado de disciplinas mais avançadas.
Portanto, o Projeto de Monitoria de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos é uma excelente oportunidade para os alunos que desejam superar suas dificuldades, consolidar o conhecimento e se preparar melhor para os desafios acadêmicos e profissionais. Ao participar desse projeto, o estudante estará investindo não apenas em sua formação imediata, mas também em seu desenvolvimento a longo prazo.
Coordenadora: Tanuska Régia Moura Toscano Konigami
Bolsista: Fernando Aparecido da Cruz Júnior
Redes Sociais