Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2025, IFSP Campus Itapetininga.
Revisão da Matemática, da Física e da Química do Ensino Médio focada em exames vestibulares
A ação de ensino Revisão da Matemática, da Física e da Química do Ensino Médio focada em exames vestibulares é um curso que tem como público-alvo estudantes do último ano dos cursos Técnicos Integrados de nível médio do IFSP Campus Itapetininga. A proposta é revisar os tópicos de Matemática, de Física e de Química estudados ao longo dos quatro anos de Ensino Médio tendo como foco a preparação dos cursistas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de exames vestibulares de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. O curso vem sendo realizado três vezes na semana, no período vespertino, de forma presencial.
Coordenador: André Coelho da Silva
Colaboradores: Ayumi Kato de Campos e Marcos Antonino Callegari


Monitoria do LabIF Maker
O LabIF MAKER do IFSP – Campus Itapetininga é um polo de inovação e colaboração, projetado para transformar ideias em soluções concretas. Com um ambiente moderno e dinâmico, o laboratório estimula a criatividade, o empreendedorismo e o desenvolvimento de projetos com alto impacto para a comunidade.
A estrutura do LabIF MAKER oferece suporte à formação complementar, integrando ensino, pesquisa e extensão. Mais que tecnologia, o laboratório é um centro de conexões, onde diferentes saberes se encontram para gerar conhecimento aplicado, inovação tecnológica e soluções práticas para desafios locais e regionais.
Aberto a eventos e parcerias, o LabIF MAKER incentiva projetos que contribuem diretamente para o desenvolvimento social e econômico de Itapetininga e região, aproximando estudantes e comunidade do campus. Um dos grandes pilares do LabIF MAKER é a Monitoria, ação que garante suporte contínuo a alunos, servidores e visitantes. A monitoria permite que todos aprendam a utilizar os equipamentos, desenvolvam protótipos e integrem conhecimentos de diferentes áreas em projetos inovadores. A monitoria é essencial para superar desafios comuns, como a falta de familiaridade com softwares e ferramentas, oferecendo capacitação, orientação e acompanhamento próximo. Dessa forma, o laboratório se transforma em um verdadeiro espaço de ensino-aprendizagem, onde teoria e prática se complementam.
O projeto atendeu 137 participantes em diferentes atividades. Entre elas destacam-se: “Como desenhar para cortar na CNC laser” (26 participantes); “Introdução à Impressão 3D” no campus (10 participantes) e na Escola Darci Vieira (20 participantes); “Construção de um robô de baixo custo” com materiais de papelaria e circuito elétrico simples (41 participantes); “Guerra de Robôs” (20 participantes), voltada à divulgação científica; além das aulas práticas da disciplina de Noções de Manufatura Aditiva (20 participantes).
Os resultados demonstram que as ações ampliaram o uso dos recursos do laboratório, aproximaram a comunidade acadêmica e externa do espaço e fortaleceram processos de ensino e aprendizagem. Diante da quantidade de pessoas atendidas e dos impactos observados, justifica-se a continuidade do projeto como estratégia de consolidação da cultura maker no campus.
Bolsista: Julia de Meira Campos
Coordenador: Wilton Moreira Ferraz Junior






Fábrica de Software
A Fábrica de Software é uma iniciativa que busca contribuir para que os alunos adquiram experiência de mercado, pois oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em um ambiente similar ao das empresas, aplicando novas tecnologias de software e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais relativas a esse ambiente.
A equipe é formada por alunos dos cursos de Informática do Campus Itapetininga e já teve mais de 26 participantes desde o início do projeto. Desde a sua fundação, a Fábrica de Software atuou em mais de 16 projetos - entre finalizados e em desenvolvimento. Dentre os projetos, temos internos para o próprio campus, como o GeekIF, o Laboratório de Pneumática e Hidráulica, o site do curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet; e externos, como o SVSA e Consultório na Rua, esses últimos em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga.
Você pode saber mais sobre o programa acessando o nosso site disponível em https://fabsoftware.itp.ifsp.edu.br. Nele você encontrará mais informações sobre os membros do programa, o processo seletivo e os projetos desenvolvidos e em andamento.
Figura 1: Equipe testando o sistema Consultório na Rua em parceria com a prefeitura de Itapetininga

Figura 2: Equipe da Fábrica em um dia de trabalho

Figura 3: Membro da fábrica trabalhando no desenvolvimento de sistemas

Figura 4: Equipe da Fábrica: Prof. Danilo, Pedro, Rafael, Guilherme, Leonardo, Prof. Rafael e Marcos

Coordenador: Danilo Camargo Bueno
Voluntários: Rafael dos Passos Rodrigues, Guilherme Vieira Pires de Andrade e Pedro Penteado Gouveia
Banda Sinfônica
A Banda Sinfônica do IFSP Itapetininga (BSIFSP) é um projeto de ensino que alia formação musical, prática coletiva e integração cultural dentro do Instituto Federal de São Paulo - Campus Itapetininga. Criada com o propósito de proporcionar aos estudantes um espaço de desenvolvimento artístico e pedagógico, a BSIFSP se tornou um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde teoria e prática se encontram em prol da formação integral do aluno.
O projeto tem como objetivos principais:
- Oferecer formação musical de qualidade, com foco na leitura, interpretação e performance em conjunto;
- Estimular a vivência coletiva, valorizando a disciplina, a cooperação e a sensibilidade artística;
- Aproximar a comunidade acadêmica e externa, por meio de apresentações abertas ao público e parcerias culturais;
- Fortalecer a educação musical como prática inclusiva, possibilitando o acesso à música a estudantes de diferentes áreas e níveis de conhecimento.
A BSIFSP é composta por estudantes do campus e servidores, reunindo diferentes experiências e formações em um mesmo espaço de criação. Além dos ensaios semanais, o grupo participa de eventos institucionais, concertos didáticos e apresentações em espaços públicos, contribuindo para a difusão da música de concerto e para a formação de plateia.
Mais do que um grupo artístico, a Banda Sinfônica é um laboratório de ensino-aprendizagem, no qual os participantes têm contato com repertórios variados, que vão do erudito ao popular, desenvolvendo habilidades musicais, sociais e cognitivas que se estendem para além do palco.
Assim, a BSIFSP reafirma o compromisso do IFSP com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, colocando a música como instrumento de transformação e de integração entre escola e comunidade.
Coordenador: Emanuel Benedito de Melo
Bolsista: Leandro José Oliveira




Interpretação e tradução de videoaulas de pneumática para Libras
A presente ação de ensino tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, uma aluna bolsista do curso de Licenciatura em Física e três ex-alunos egressos que atuam como voluntários. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações, tais como: discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outras. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Coordenador: Rafael dos Santos
Bolsista: Giovana Carmela Calisto da Costa
Colaboradores: Greice Pinheiro de Almeida e Alberto Luís Dario Moreau
Voluntários externos: Larissa Canto Padilha, Mário Brenner Ferreira da Silva Leite e Wellington Santos de Paula
Figura 1 - Exemplo de vídeo que compõe o glossário de sinais (datilologia à esquerda e sinal à direita)

Figura 2 - Imagem da disposição da apresentação, do professor e da intérprete conforme definida pela equipe

Figura 3 - Imagem de uma das videoaulas finalizadas disponibilizadas no YouTube

Figura 4 - Imagem de uma das perguntas do questionário elaborado para pesquisa do glossário de sinais proposto para a disciplina/videoaula

Figura 5 - Imagem de uma ação de divulgação do projeto em uma empresa da cidade de Itapetininga

(Há) braços Feministas: diálogos de emancipação
Lidar com o fenômeno da violência contra a mulher em espaços como os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia significa compreender, de forma mais abrangente, as circunstâncias nas quais a violência acontece e analisar a mesma como um fenômeno social, resultado de sociedade cindida e desigual, na qual uma certa divisão social do trabalho determina papéis e marcações de gênero. A partir de ações educativas elaboradas nas oficinas temáticas que ocorrerão uma vez por semana, o projeto “(Há) Braços Feministas: diálogos de emancipação” se estrutura a fim de organizar um grupo de acolhimento e discussão com estudantes e membros da comunidade interna do IFSP-ITP sobre violência de gênero no âmbito do espaço escolar. Por meio das oficinas semanais o projeto espera produzir um ambiente escolar de acolhimento e escuta às mulheres da comunidade interna (estudantes, servidoras e trabalhadoras da educação) que estejam enfrentando situações de vulnerabilidade social e disseminar uma cultura comunitária interna que seja capaz de reconhecer o homem e a mulher como semelhantes, o que abarca aceitar o outro em sua diferença, com igualdade de direitos e plena liberdade de ser no mundo.



Coordenadora: Regiani Zornetta
Bolsista: Giovanna Lopes Martins
Voluntárias: Jaine Leonarda da Silva, Laura Cisterna de Almeida, Nicoly Kauane Alier de Oliveira e Gabriela de Cassia Santos Oliveira
Monitoria para as disciplinas de Eletricidade Básica e Circuitos elétricos
A Monitoria para as disciplinas de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos foi proposta com o intuito de reforçar a aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos em Eletromecânica, tanto integrados ao ensino médio quanto na modalidade concomitante/subsequente. A iniciativa visa oferecer apoio didático por meio de revisões teóricas, atendimento individualizado e atividades práticas, buscando superar dificuldades recorrentes em conteúdos fundamentais da área elétrica.
Coordenadora: Kelda Aparecida Godoi dos Santos
Colaboradora: Tanuska Regia Moura Toscano Konigami
Bolsista: Pedro Henrique Kühl Pereira



Física em Libras
O projeto Física em Libras é uma ação que busca produzir videoaulas bilíngues (Libras como primeira língua e Português como segunda), voltadas especialmente para estudantes surdos do ensino médio, com conteúdos da área de Física.
A iniciativa está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Docência e Práticas Colaborativas (GDPRAC) e é coordenada pelo professor Alberto Moreau. A motivação do projeto se baseia na escassez de materiais de Física acessíveis em Libras e na ausência de um sinalário consolidado para conceitos específicos da área. Com isso, muitos estudantes enfrentam barreiras adicionais no processo de aprendizagem. A proposta do IFSP se diferencia ao valorizar o protagonismo dos próprios alunos surdos na elaboração, gravação e apresentação das videoaulas.
A equipe é composta pelos professores Alberto Moreau, Renato T. Sugohara e Rafael dos Santos; pelas intérpretes de Libras Larissa Canto e Natália A. Oliveira; e por estudantes voluntários, que produziram como primeiro material um vídeo piloto sobre Eletrostática. O vídeo foi protagonizado pelas estudantes surdas Brenda S. S. Matias e Yasmin C. Oliveira, que realizaram experimentos e explicações diretamente em Libras. A produção contou ainda com apoio de classificadores para suprir lacunas lexicais, roteiro detalhado, gravações em laboratório e em estúdio audiovisual, além de edição preliminar realizada pelo estudante Mateus Haidar.
Os experimentos escolhidos — a interação de uma bexiga carregada eletricamente com pedaços de papel e com um filete de água — garantiram impacto visual e clareza conceitual, possibilitando a comunicação acessível dos fenômenos físicos. A participação ativa das alunas e a integração da equipe multidisciplinar reforçaram o caráter inclusivo da proposta, que pode servir de referência para outras instituições de ensino.
Figura 1: Experimento da bexiga interagindo com o filete de água Figura 2: Bexiga atraindo pedaços de papel

As próximas etapas incluem a finalização da edição do vídeo piloto, a produção de dois novos vídeos sobre termodinâmica e a ampliação do glossário de sinais específicos da Física. O material será disponibilizado no canal do YouTube do IFSP Itapetininga, ampliando o acesso da comunidade surda a conteúdos científicos de qualidade.
Figura 3: Yasmin e Brenda na explicação do experimento
(a) com fundo (b) sem fundo

Coordenador: Alberto Luís Dario Moreau
Colaboradores: Rafael dos Santos, Renato Takeshi Sugohara, Larissa Canto Padilha e Natália A. Oliveira.
Discentes voluntários: Brenda Santana dos Santos Matias, Yasmin Cristina de Oliveira, Julia de Moraes Leonel Ferreira e Mateus Haidar Carvalho.
Monitoria para a disciplina de Lógica e Algoritmos (ITPLGAL) do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Internet - TSI
A ação de ensino Monitoria em Lógica e Algoritmos (ITPLGAL), vinculada ao curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) do IFSP – Campus Itapetininga, tem por objetivo apoiar estudantes nas disciplinas introdutórias de programação — reconhecidas como um dos principais desafios para ingressantes na área de Computação.
A monitoria é conduzida, de forma voluntária, pela estudante Andreza Damasceno, por meio de plantões de dúvidas, atendimentos individuais e grupos de estudo. Essas atividades criam um ambiente acolhedor e colaborativo, favorecendo a superação de dificuldades e o aprofundamento dos conteúdos.
Sob orientação de docentes do curso, a iniciativa fortalece o raciocínio lógico, o pensamento computacional e a autonomia dos(as) estudantes, promovendo a aprendizagem entre pares e incentivando a permanência e o êxito acadêmico.
Resultados esperados
- Melhoria do desempenho em Lógica e Algoritmos;
- Redução de reprovações nas disciplinas iniciais de programação;
- Preparação mais sólida para componentes curriculares subsequentes, contribuindo para a formação integral dos(as) estudantes.




Coordenador: Gerson Nunho Carriel
Colaborador: Wilton Moreira Ferraz Junior
Voluntária: Andreza Fonseca Damasceno



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