Ações de Ensino
As Ações de Ensino são atividades temporárias de desenvolvimento educacional, promovidas pela Direção Adjunta Educacional, que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos/áreas do IFSP. São consideradas modalidades de Ações de Ensino:
- Projeto de Ensino: são projetos que visam à reflexão sobre os projetos pedagógicos dos cursos e possibilitam a qualificação e o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem como ações de alteração física do ambiente escolar, acompanhamento de dados e produção de material didático;
- Monitoria: são ações que visam ao acompanhamento dos componentes curriculares com a participação de discentes na melhora do processo ensino aprendizagem;
- Grupos de Estudos: formados por membros da comunidade acadêmica interessados em discutir e estudar temáticas de interesse comum;
- Cursos: cujo público seja docente e/ou discente (desde que não seja disciplina regular);
Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2024, IFSP Campus Itapetininga.
Revisão da Física e Química do ensino médio focada em exames vestibulares
A ação de ensino “Revisão da Física e da Química do Ensino Médio focada em exames vestibulares” é um curso que tem como público-alvo estudantes do último ano dos cursos Técnicos Integrados de Nível Médio do IFSP Campus Itapetininga. Em síntese, a proposta é revisar os tópicos de Física e de Química estudados ao longo dos quatro anos de Ensino Médio tendo como foco a preparação dos cursistas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de exames vestibulares de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. A expectativa é potencializar o desempenho dos estudantes nos exames vestibulares, contribuindo para que ingressem em cursos de graduação/instituições de suas preferências. As aulas têm ocorrido presencialmente às terças e sextas no período da tarde.
Coordenador: André Coelho da Silva
Colaborador: Marcos Antonio Callegari
Interpretação e tradução de videoaulas de pneumática para Libras
A presente ação de ensino tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, uma aluna bolsista do curso de Licenciatura em Física e três ex-alunos egressos que atuam como voluntários. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações, tais como: discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outras. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Coordenador: Rafael dos Santos
Bolsista: Larissa de Oliveira Barros
Colaboradores: Greice Pinheiro de Almeida e Alberto Luís Dario Moreau
Voluntários externos: Larissa Canto Padilha, Mário Brenner Ferreira da Silva Leite e Wellington Santos de Paula
Chute como uma menina! - Educação esportiva, gênero e escola
O objetivo do programa de ensino "Chute como uma menina: educação esportiva, gênero e escola" é oferecer aulas de práticas esportivas diversificadas, considerando as questões de gênero no ambiente escolar.
As aulas nas modalidades de voleibol e badminton ocorrem às terças, das 14h30 às 15h30, e na modalidade de futsal acontecem às quintas, das 13h30 às 14h30, nos espaços educativos do campus.
Coordenadora: Jéssica Félix Nicácio Martinez
Bolsista: Rafaela Nunes de Siqueira
Fábrica de software
A Fábrica de Software é uma iniciativa que busca contribuir para que os alunos adquiram experiência de mercado, pois oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em um ambiente similar ao das empresas, aplicando novas tecnologias de software e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais relativas a esse ambiente.
O projeto teve início em maio de 2019. A equipe é formada por alunos dos cursos de Informática do campus Itapetininga e já teve mais de 24 participantes desde o início do projeto. Desde a sua fundação, a Fábrica de Software atuou em mais de 13 projetos - entre finalizados e em desenvolvimento. Dentre os projetos, temos internos para o próprio campus, como o Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), e externos, como o SVSA e Consultório na Rua, esses últimos em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga em projetos.
No ano de 2024, a Fábrica de Software trabalhou em 4 projetos. Esses projetos foram desenvolvidos utilizando tecnologias Web, muitas delas não abordadas durante o período regular do curso. As aplicações foram apresentadas nos eventos do campus (IF Casa Aberta e GeekIF) com o objetivo de atrair a atenção dos visitantes para o programa e para o curso de Informática do Campus Itapetininga.
Você pode saber mais sobre o programa acessando o nosso site disponível em https://fabsoftware.itp.
Coordenador: Danilo Camargo Bueno
Bolsista: Leonardo Henrique de Oliveira Cesar
Colaboradores: Rafael de Almeida Brochado, Andrey Vitor Santos e Breno Gonçalves Serrano
Voluntários: Luma Karoline de Siqueira, Marcos Kauan Soares de Medeiros e Joni Emannuel Albuquerque Pinheiro
Visita da Fábrica na Exposição de projetos do curso técnico de desenvolvimento de sistemas do SESI - Itapetininga
Visitantes no estande da Fábrica de Software no evento IF Casa Aberta
Equipe da Fábrica no evento IF Casa Aberta
Monitoria de Matemática Básica para Ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
A ação de ensino “Monitoria de Matemática Básica para Ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio” é uma monitoria que tem como público-alvo estudantes ingressantes nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSP Campus Itapetininga. Em síntese, a proposta é trabalhar com as dificuldades dos estudantes no que se refere a tópicos de Matemática que foram ou deveriam ter sido estudados ao longo do Ensino Fundamental. Entre tais tópicos, destacamos: soma, subtração, multiplicação, divisão, frações, porcentagem, equações de primeiro grau, cálculo de proporções e potenciação. Os encontros da monitoria ocorrem às segundas e quartas-feiras a partir das 12h45.
Coordenador: André Coelho da Silva
Bolsista: Maria Clara Branco de Lima Vieira
Monitoria para as disciplinas de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos
O Projeto de Monitoria de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos é uma iniciativa de extrema relevância para os estudantes que buscam aprimorar seus conhecimentos nessas disciplinas fundamentais. Ele não apenas fortalece a compreensão dos conceitos teóricos, mas também ajuda a resolver problemas práticos que são essenciais para a formação acadêmica e profissional. Um dos principais objetivos da monitoria é proporcionar um apoio adicional aos alunos, especialmente àqueles que encontram dificuldades em matemática básica, área que frequentemente impacta o desempenho nas disciplinas de eletricidade.
O diferencial desse projeto está no atendimento personalizado oferecido aos alunos. A monitoria oferece sessões de revisão e resolução de exercícios, permitindo que os estudantes tenham um acompanhamento mais próximo e focado em suas necessidades específicas. Com uma metodologia clara e objetiva, as aulas de revisão expositiva permitem relembrar e fixar conceitos fundamentais, enquanto a prática de exercícios contribui para que o aluno desenvolva a habilidade de aplicar esses conceitos em problemas concretos. Isso gera confiança e facilita a assimilação dos conteúdos.
A importância da monitoria vai além do simples suporte acadêmico: ela promove um ambiente de aprendizado colaborativo. Os alunos têm a oportunidade de interagir com o monitor e seus colegas, compartilhar dúvidas e construir um conhecimento sólido em conjunto. Isso também favorece o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe e a comunicação, essenciais para o sucesso profissional.
Outro benefício importante desse projeto é a possibilidade de melhoria contínua no desempenho acadêmico. Com o suporte individualizado, o aluno consegue identificar suas principais dificuldades e trabalhar nelas de maneira eficiente. Isso se reflete diretamente no desempenho em provas e avaliações, mas, mais importante ainda, promove uma base sólida para o aprendizado de disciplinas mais avançadas.
Portanto, o Projeto de Monitoria de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos é uma excelente oportunidade para os alunos que desejam superar suas dificuldades, consolidar o conhecimento e se preparar melhor para os desafios acadêmicos e profissionais. Ao participar desse projeto, o estudante estará investindo não apenas em sua formação imediata, mas também em seu desenvolvimento a longo prazo.
Coordenadora: Tanuska Régia Moura Toscano Konigami
Bolsista: Fernando Aparecido da Cruz Júnior
Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2023, IFSP Campus Itapetininga.
Revisão da Física e Química do ensino médio focada em exames vestibulares
O curso "Revisão da Física e Química do ensino médio focada em exames vestibulares" tem como público-alvo estudantes matriculados no 4º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus. As aulas são realizadas todas as segundas e quintas-feiras das 13h30 às 15h30. Após uma breve recapitulação teórico-conceitual de determinado assunto, são resolvidas, a título de exemplo, questões de vestibulares de anos anteriores. Paralelamente a isso, materiais (listas de exercícios, livros, vídeos etc.) são disponibilizados aos estudantes que frequentam o curso. A expectativa é potencializar o desempenho dos estudantes nos exames vestibulares, contribuindo para que ingressem em cursos de graduação/instituições de suas preferências.
Figura 1 - Atividade da ação de ensino com o professor Marcos Callegari
Figura 2 - Grupo de alunos e professores
Fábrica de software
A Fábrica de Software é uma iniciativa que busca contribuir para que os alunos adquiram experiência de mercado, pois oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em um ambiente similar ao das empresas, aplicando novas tecnologias de software e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais relativas a esse ambiente.
O projeto teve início em maio de 2019. A equipe é formada por alunos dos cursos de Informática do campus Itapetininga e já teve mais de 17 participantes desde o início do projeto. Desde a sua fundação, a Fábrica de Software atuou em mais de 12 projetos - entre finalizados e em desenvolvimento. Dentre os projetos, temos internos para o próprio campus, como o Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE) e externos como o SVSA e Consultório na Rua, esses últimos em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga em projetos.
No ano de 2023, a Fábrica de Software desenvolveu 4 novos projetos. Esses projetos foram desenvolvidos utilizando tecnologias Web, muitas delas não abordadas durante o período regular do curso. As aplicações foram apresentadas nos eventos IF Casa Aberta e GeekIF com o objetivo de atrair a atenção dos visitantes para o programa e para o curso de Informática do campus Itapetininga.
Um dos projetos de destaque deste ano é o site do evento https://geekif.com.br. O site foi integralmente desenvolvido pela equipe da Fábrica, desde as ideias de design, passando pela implementação dos códigos e finalizando na publicação do site, que utiliza a infraestrutura da Fábrica.
Você pode saber mais sobre o programa acessando o nosso site disponível em https://fabsoftware.itp.ifsp.
Figura 1 - Sala do Programa Fábrica de Software
Figura 2 - Visitantes no estande da Fábrica de Software no evento IF Casa Aberta
Figura 3 - Equipe do projeto da esquerda para direita: André, Gabriel, Prof. Danilo, Vitor, Leonardo e Prof Rafael no evento IF Casa Aberta
Figura 4 - Visitantes no estande da Fábrica de Software no evento GeekIF
Figura 5 - Equipe no evento GeekIF
Luz, Câmera, Educação
A iniciativa educacional intitulada "Luz, Câmera, Educação: quando o processo educativo também significa emancipação" tem como objetivo estabelecer um programa que integre oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual e oficinas de criação prática de produtos audiovisuais, com ênfase nos processos de produção de documentários. Através dessa integração, o objetivo é facilitar uma jornada educacional que englobe atividades práticas e teóricas relacionadas à teoria do cinema, análise de filmes e produção de curtas-metragens. Com isso, os estudantes do IFSP-ITP poderão se envolver de forma crítica com suas formas culturais e suas histórias individuais e coletivas.
Ao analisar o cenário atual, fica evidente que vivemos em uma sociedade cada vez mais impregnada pelo universo audiovisual, cuja influência se torna mais pronunciada a cada década que passa. A realidade do nosso mundo é mediada e filtrada por meio de simulações exibidas em inúmeras telas que nos cercam, tornando-se parte intrínseca do nosso cotidiano e profundamente enraizada em nosso conforto. Com isso, somos inundados por uma quantidade sem precedentes de informações, o que pode levar a uma aparente e desafiadora incapacidade de interpretação dos fenômenos por parte daqueles que consomem esses conteúdos.
O termo "audiovisual" na sociedade contemporânea vai além das linguagens clássicas do cinema, vídeo e televisão, englobando uma diversidade de outras formas de expressão e comunicação.
Dessa forma, a riqueza e a abrangência do universo audiovisual na nossa sociedade contemporânea não se restringem apenas às mídias tradicionais, mas abarcam um amplo espectro de manifestações que desempenham um papel fundamental na maneira como discordamos, interagimos e compreendemos o mundo ao nosso redor.
Educação bilíngue no ensino superior: videoaulas de cálculo para surdos
O projeto de Educação Bilíngue no Ensino Superior é uma iniciativa do curso de Licenciatura em Física, e busca suprir uma carência notável de materiais universitários voltados para alunos surdos, concentrando-se na criação de videoaulas e recursos didáticos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua principal de comunicação. Especificamente, estamos comprometidos em aprimorar o acesso à disciplina de Cálculo 1, com foco no tema de Limites, oferecendo um conteúdo inclusivo e acessível para estudantes surdos. Esta iniciativa é uma evolução de um projeto anterior, lançado em 2021, no qual desenvolvemos metodologias e produzimos o primeiro tópico sobre Limites em Libras. Agora, nosso objetivo é expandir e aperfeiçoar esse material, contando com a colaboração de um aluno bolsista, com preferência para aqueles que são atendidos pelo Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).
É fato que as pessoas surdas enfrentam desafios significativos na comunicação oralizada e escrita, tornando essencial o uso da Libras em contextos educacionais. A Língua Portuguesa, para um surdo, frequentemente se torna um obstáculo a mais do que uma ferramenta linguística, uma vez que sua primeira língua é a Libras, que possui uma estrutura gramatical e modalidades completamente diferentes das línguas orais (Gutierres e Gama, 1999). Quando a Libras é devidamente incorporada em materiais didáticos, o surdo pode estabelecer conexões semânticas entre a palavra escrita e os conceitos, tornando o conhecimento acessível em um contexto linguístico específico (Pereira e Mendes, 2009). A importância deste projeto é ainda mais destacada pela escassez de materiais universitários em Libras, o que dificulta significativamente o acesso de estudantes surdos ao ensino superior. Enquanto o Ministério da Educação e Cultura (MEC) adotou políticas de educação inclusiva para garantir o ingresso de estudantes surdos em escolas regulares com educação bilíngue, tradução e interpretação e ensino de Libras (Decreto Nº 6.571, 2008), essas políticas ainda não se aplicam ao ensino superior. É raro encontrar material universitário no qual o professor explique um conteúdo técnico utilizando a Libras como primeira língua, o que é fundamental para garantir o entendimento pleno dos assuntos abordados por alunos surdos (Foster et al, 1999).
Nosso projeto tem o suporte do Estúdio Audiovisual do Cursinho Popular do IFSP - Itp, e temos a previsão que ainda em 2023 será lançada a primeira playlist de aulas. Esta ação tem como alvo principal alunos surdos que buscam recursos acessíveis para disciplinas de exatas, mas também está disponível para qualquer pessoa interessada em aprender Libras no contexto da matemática e das ciências. O projeto representa um avanço significativo em direção a um ensino superior mais inclusivo e acessível, no qual todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas, possam acessar o conhecimento de forma eficaz. Esperamos que esse projeto crie um recurso valioso para todos os alunos surdos que desejam acessar videoaulas em Libras, superando os desafios frequentemente enfrentados na leitura e escrita em português (80% dos surdos, de acordo com a World Federation of the Deaf - WFD).
BRASIL. Decreto Nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2008.
FOSTER, S.; LONG, G.; SNELL, K. Inclusive instruction and learning for deaf students in postsecondary education. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, Oxford, v.4, n.3, p.225-235, Summer, 1999.
GUTTIERRES, C. GAMA, MCR; Detecção tardia de deficiências auditiva em crianças com alteração de linguagem. ACTA AWHO. VOL 18, 1999.
PEREIRA, V. A.; MENDES, E. G. Análise conceitual da deficiência auditiva: perspectivas históricas e educacionais. In: da COSTA, M. da P. R. (Org). Educação Especial: aspectos conceituais e emergentes. São Carlos: EDUFSCar, 2009.
Figura 1 - Captura de imagem do vídeo piloto do Flash
Figura 2 - (A) Foto da produção da videoaula no estúdio de gravação; (B) Captura de tela da versão final do mesmo vídeo
Interpretação e tradução de videoaulas de pneumática para Libras
A presente ação de ensino tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, duas alunas do curso técnico integrado ao ensino médio (incluindo a aluna bolsista) e dois alunos externos voluntários. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações tais como discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outros. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Figura 1 - Exemplo de vídeo que compõe o glossário de sinais (datilologia à esquerda e sinal à direita)
Figura 2 - Imagem da disposição da apresentação, do professor e da intérprete conforme definida pela equipe
Figura 3 - Imagem da videoaula finalizada disponibilizada no YouTube
Figura 4 - Imagem de uma das perguntas do questionário elaborado para pesquisa do glossário de sinais proposto para a disciplina/videoaula
Chute como uma menina! - Educação esportiva, gênero e escola
O projeto esportivo é um programa de ensino que busca promover a educação esportiva reflexiva e inclusiva, com foco nas questões de gênero. Suas metas incluem o desenvolvimento de práticas esportivas diversas, a criação de um curta-metragem que documenta as experiências dos alunos em eventos esportivos, a promoção do diálogo sobre igualdade de gênero e a construção de uma consciência crítica sobre o esporte. O projeto oferece atividades às quintas-feiras, às 14h30, nas instalações do campus, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participar de atividades esportivas variadas e incentivar a igualdade de gênero e o respeito mútuo. Além disso, utiliza a mídia audiovisual como uma ferramenta pedagógica para transmitir mensagens educativas e inclusivas.
Monitoria para as disciplinas de Eletricidade básica e Circuitos elétricos
A monitoria busca potencializar o conhecimento dos discentes sobre os conteúdos trabalhados nas disciplinas de Eletricidade básica e Circuitos elétricos nos cursos integrados de nível médio e técnico concomitante e/ou subsequente, visto a importância de tais disciplinas para o bom desenvolvimento nos cursos técnicos em Eletromecânica, e devido à constatação de dificuldades detectadas nas avaliações diagnósticas aplicadas nessas disciplinas. O escopo desta ação não só objetiva proporcionar a revisão dos conteúdos das disciplinas de Eletricidade básica e Circuitos elétricos já abordados, como também revisar os conceitos de matemática básica, propiciar o esclarecimento de dúvidas e a superação das dificuldades levantadas. De igual modo, busca desenvolver e consolidar habilidades de interpretação e resolução de questões que trabalhem os conteúdos das disciplinas envolvidas.
A monitoria é uma das ferramentas pedagógicas utilizadas para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, permanência e êxito acadêmico. Visa proporcionar aos educandos uma opção extra ao espaço de aprendizagem da sala de aula para desenvolverem atividades relacionadas aos conteúdos estudados, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem. Essa modalidade de ensino contribui para que os discentes aprendam de uma forma interativa e sintam-se propensos a expor dúvidas e dificuldades acadêmicas, pois acredita-se que o modelo relacional e interativo criado nessa esfera estimule também relações afetivas e o desenvolvimento de capacidades cognitivas.
HQ Digital
A proposta é dialogar com a linguagem e propiciar aos participantes o que denominamos de aprendizagem criativa. Aprendizagem esta que possibilita ao cursista, em seu tempo, desenvolver suas habilidades ao que concerne ao universo da HQ, para as quais as tecnologias contemporâneas passam a ser suporte e materialidade.
As duas HQs divulgadas foram elaboradas nos encontros semanais. Uma é da Carmélia, junção dos nomes Carlos e Melissa (ambos do 2º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio). Já a outra HQ foi feita pelo Lucas (1º ano do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio).
Abaixo estão algumas da Ações de Ensino desenvolvidas no ano de 2022, IFSP Campus Itapetininga.
Tradução e interpretação de videoaulas para Libras
A ação de ensino "Tradução e interpretação de videoaulas para Libras" tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, três alunos de curso técnico integrado ao ensino médio (incluindo a aluna bolsista), um aluno de graduação e um aluno de pós graduação, todos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo campus Itapetininga do IFSP. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações tais como discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outros. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Figura 1: Exemplo de vídeo que compõe o glossário de sinais (datilologia à esquerda e sinal à direita).
Figura 2: Imagem da disposição da apresentação, do professor e da intérprete conforme definida pela equipe.
Figura 3: Imagem da videoaula finalizada disponibilizada no YouTube.
Figura 4: Imagem de uma das perguntas do questionário elaborado para pesquisa do glossário de sinais proposto para a disciplina/videoaula.
Xilogravura, cordel e musicalidade do Sertão
O projeto "Xilogravura, cordel e musicalidade do Sertão" é inspirado na literatura do clássico cordel do poeta Leandro Gomes de Barros, intitulada “Juvenal e o Dragão”. A partir deste tema e da ideia central, os participantes terão a oportunidade de imergir na cultura nordestina, através da literatura, de sua expressão visual e plástica, da cenografia e dramatização, e também da musicalidade presente nas canções nordestinas.
Nas aulas práticas, focadas na expressão visual, os estudantes dos cursos técnicos integrados conhecem as técnicas de gravação, entintagem e impressão com várias ferramentas e tipos de pigmentos com o intuito de promover o fazer poético de xilogravuras inspiradas no cordel citado acima. O cordel é uma expressão tradicional da literatura nordestina e as imagens são realizadas através da linguagem da xilogravura. São realizadas também aulas experimentais nas quais os integrantes conheceram e experimentaram diversos tipos de madeiras e placas para gravação e fruíram obras de artistas importantes da xilogravura internacional e brasileira.
Confira abaixo algumas imagens do Projeto.
Fábrica de Software
- Desenvolvimento de software Web;
- Estudo e apresentações (palestras) sobre tecnologias;
- Análise de dados e especificação de requisitos;
- Testes de software;
- Implantação de sistemas;
- Suporte ao usuário e manutenção de sistemas.
Conheça também o site da Fábrica de Software: https://fabsoftware.itp.ifsp.edu.br/
Confira abaixo algumas imagens do programa.
Oficina de hardware
Local: Laboratório de Hardware
Horário: terça-feira das 17:30 às 18:30; quarta-feira das 13:30 às 14:30
Público-alvo: Discentes dos cursos da área de informática que não puderam participar das atividades práticas de hardware e redes no laboratório em virtude da pandemia.
Possibilidade de aumentar o número de estudantes, principalmente no horário da terça-feira.
Possibilidade de monitoria para o segundo semestre.
Confira algumas imagens da Oficina de Hardware.
Monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica – MADEC/IFSP ITAPE
A ação desenvolvida por Edificações através do Coordenador Prof. MSc. Gustavo Coppio e demais membros colaboradores, Profa. Me. Jaquelline Feitoza, o Técnico de Laboratório Eduardo Soares e a membro colaboradora da formação pedagógica Profa. Dra. Aline Lagoeiro, intitulada como Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE iniciou-se no primeiro semestre deste ano de 2022, com prazo de vigência até o final do segundo semestre do corrente, mediante projeto aprovado pela CAAAE. A referida ação está sendo realizado na modalidade voluntária e está sendo desenvolvida e executada através do Moodle, conforme pode-se observar na Figura 1.
Figura 1 – Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE no Moodle.
A pesquisa, um dos tripés do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), é de suma importância para o desenvolvimento da instituição, dos alunos em processo de formação, da região e do país. O IFSP tem contribuído cada vez mais com a ciência, realizando pesquisas de excelência em seus diversos campi, com o envolvimento dos discentes em formação através de projetos de pesquisa, iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos, projetos integradores, dentre outros, proporcionando um processo de ensino e aprendizado de elevada qualidade, como ocorre no câmpus do IFSP de Itapetininga. Para a divulgação dos avanços alcançados pelas inúmeras pesquisas, faz necessária a elaboração de textos científicos de qualidade, produzindo artigos para serem publicados em eventos, congressos e periódicos, e assim, dando publicidade as contribuições para a ciência à comunidade técnica e científica e à sociedade. Entretanto, um dos maiores desafios é justamente o desenvolvimento e domínio da escrita científica pelos discentes durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a presente ação tem como objetivo realizar um trabalho de monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica aos discentes que almejarem aprofundar o conhecimento e elevar a qualidade na produção de textos científicos.
A equipe desta ação em conjunto com o coordenador da mesma está promovendo uma monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica aos discentes que almejarem aprofundar o conhecimento e elevar a qualidade, na produção de textos científicos. Assim sendo, têm-se realizado atividades e ações visando:
• Fomentar permanência e êxito dos estudantes do campus na melhoria da qualidade da escrita científica;
• Produzir e disponibilizar conteúdos e atividades para o aprendizado e aprimoramento da escrita científica;
• Estimular os discentes a participarem de eventos/congressos e/ou publiquem os trabalhos desenvolvidos no campus (trabalho de conclusão de curso, projetos
integradores, de ações de extensão, etc);
• Realizar a monitoria de apoio aos estudantes para auxiliá-los na melhoria da qualidade da escrita científica.
Todas as atividades e medidas da presente ação de ensino está sendo desenvolvida através do Moodle, desta forma o(a)s aluno(a)s participantes podem acessar e usufruir de todo o conteúdo, bem como realizar as atividades proposta em qualquer dia e lugar, de forma online. A equipe também se coloca a disposição dos alunos interessados e a participar de uma ou mais atividades a agendar com um ou mais membros um atendimento presencial.
Esta ação é voltada para todos os alunos do campus, seja de cursos técnicos integrados, concomitantes e/ou subsequentes, seja de cursos de ensino superior ou até mesmo de cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSP - Campus Itapetininga. Para participar das atividades e/ou usufruir de todo da ação, basta o aluno(a) estar matriculado em um dos cursos regulares do campus e acessar a página da Monitoria no Moodle através do link: https://moodle.itp.ifsp.edu.br/course/view.php?id=1587 e realizar a sua autoinscrição no ícone “Faça a minha inscrição neste curso” (Figura 2), utilizando a senha: “MADEC2022”
Figura 2 – Destaque do local da autoinscrição na Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE no Moodle.
A equipe desta ação de ensino espera por você aluno e aluna do IFSP que pretenda aprofundar os conhecimentos e habilidades na escrita de textos científicos e acadêmicos para a divulgação dos seus trabalhos e pesquisas.
Monitoria de física e circuitos elétricos
Ação: Monitoria de Física e Circuitos elétricos
Preparação para Olimpíadas de Matemática
O Projeto de Ensino “Preparação para Olimpíadas de Matemática” é destinado aos alunos do Ensino Médio Integrado e tem por objetivo incentivar os estudantes a participarem de olimpíadas de Matemática como Canguru de Matemática do Brasil, OBMEP e OMIF. A ação oferece encontros semanais preparatórios, onde são trabalhados temas específicos dessas competições, além de aplicação de simulados e correção de provas de anos anteriores. Os encontros ocorrem às terças-feiras das 14h às 15h30 na sala A322, sob orientação do professor Marcel.
Revisão da física do ensino médio com foco nos exames vestibulares
O curso "Revisão da física do ensino médio com foco nos exames vestibulares" tem como público-alvo estudantes matriculados no 4º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus. As aulas são realizadas todas as segundas-feiras à partir das 14h30min na sala 62 (Laboratório de Ensino de Matemática). Após uma breve recapitulação teórico-conceitual de determinado assunto, são resolvidas, a título de exemplo, questões de vestibulares de anos anteriores. Paralelamente a isso, materiais (livros, vídeos etc.) são disponibilizados pelo Moodle aos estudantes que frequentam o curso. Esperamos contar com mais participantes no segundo semestre!
Fique em casa
A ação Fique em Casa foi realizada durante o período de suspensão do calendário acadêmico durante a pandemia do coronavírus.
Nesse espaço foram propostos bate papos, rodas de conversas, quiz e diversas outras atividades pedagógicas para que, mesmo diante da necessidade de isolamento e suspensão das aulas devido à pandemia da COVID - 19, fosse possível partilhar momentos e experiências juntos.
Para conhecer as atividades realizadas nesse período acesse aqui o Fique em Casa.
No ano de 2017 foi organizado o Regulamento das Ações de Ensino do IFSP Campus Itapetininga, publicado por meio da Portaria ITP 099/2018. Ao longo dos anos, o Regulamento foi atualizado para se adequar às necessidades do IFSP Itapetininga.
A Comissão de Análise e Acompanhamento de Ações de Ensino (CAAAE), composta pela Direção Adjunta Educacional (DAE), representantes da Coordenadoria de Extensão (CEX), Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e docentes de cada uma das áreas de ensino do Campus é a responsável por organizar, preparar edital, publicar, divulgar e conduzir todo o processo de inscrição e análise dos projetos de ensino.
Abaixo encontram-se os links dos regulamentos das Ações de Ensino, da CAAAE, bem como a portaria designando seus representantes.
- Regulamento das Ações de Ensino - Portaria IFSP-ITP 67/2024
- Regulamento das Ações de Ensino - Portaria IFSP-ITP 119/2023 (revogada)
- Regulamento da CAAAE - Portaria IFSP-ITP 002/2018
- Membros da CAAAE - Portaria IFSP-ITP 27/2023, de 20 de março de 2023
As Ações de Ensino podem ser financiadas, segundo regulamento de editais próprios ou ser voluntárias.
Ações de Ensino Voluntárias
As propostas das Ações de Ensino Voluntárias, ou seja, sem previsão de pagamento de bolsas, devem ser encaminhadas à CAAAE seguindo Edital próprio conforme o Regulamento das Ações de Ensino.
Para se inscrever nas Ações Voluntárias, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição juntamente com a proposta de ação de ensino e enviar os documentos devidamente assinados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
A Ação de Ensino Voluntária só poderá ser iniciada após a aprovação da proposta e emissão de parecer com autorização da execução da ação pela CAAAE. A entrega dos relatórios das ações de Ensino Voluntárias seguirá as mesmas datas do Edital de Ações de Ensino vigente no ano em questão.
SELEÇÕES EM ANDAMENTO
2025
Seleção de Propostas
Edital N.° 45/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2025
Errata N.° 1 do Edital N.° 45/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2025
SELEÇÕES ANTERIORES
2024
Seleção de Bolsistas
Edital N.° 17/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino - Edição 2024
Resultado Preliminar do Edital N.° 17/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino - Edição 2024
Resultado Final do Edital N.° 17/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino - Edição 2024
Seleção de Propostas
Edital N.° 61/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024
Errata N.º 1 do Edital N.° 61/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024
Resultado Preliminar do Edital N° 61/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024
Edital N.° 16/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024 - Modalidade Voluntário
Resultado Final do Edital N° 61/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024
Resultado Preliminar do Edital N° 16/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024 - Modalidade Voluntário
Resultado Final do Edital N° 16/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024 - Modalidade Voluntário
Edital N.° 35/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024 - 2° Semestre - Modalidade Voluntário
Resultado Preliminar do Edital N° 34/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024 - 2° Semestre - Modalidade Voluntário
Resultado Final do Edital N° 34/2024 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2024 - 2° Semestre - Modalidade Voluntário
2023
Seleção de Bolsistas
Edital N.° 19/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino - Edição 2023
Resultado Final do Edital N° 19/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino - Edição 2023
Seleção de Propostas
Edital N.º 1/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2023
Errata do Edital N.º 1/2023 - DRG/ITP/IFSP - Alteração do cronograma
Notas e classificação final das propostas
Edital N.° 22/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2023 - Modalidade Voluntário
Resultado Preliminar - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2023 - Modalidade Voluntário
Resultado Final - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2023 - Modalidade Voluntário
2022
Seleção de Bolsistas
Resultado Final Edital nº11/2022 - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino 2022
Edital N.º 11/2022 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino 2022
Seleção de Propostas
Resultado Preliminar - Edital 2/2022 - Seleção de Propostas de Ações de Ensino 2022
Edital N.º 2/2022 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Propostas de Ações de Ensino 2022
Errata Edital Nº 2/2022 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Propostas de Ações de Ensino 2022
2021
Edital 21/2021 - Seleção de Propostas de Ações de Ensino Voluntárias para o Segundo Semestre de 2021
Resultado - Edital 21/2021 - Propostas de Ações de Ensino para 2/2021
Edital 17-2021 - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino
Resultado Edital 17-2021 - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino
Edital 16-2020 - Envio de Propostas de Ações de Ensino para o ano de 2021
Resultado Preliminar Edital 16-2020
Resultado Final Edital 16-2020
2020
Resultado Final - Edital de Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino - Monitoria de Matemática
Edital de Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino - Monitoria de Matemática
Edital 008/2020 - Envio de Propostas de Ações de Ensino com início previsto em Agosto 2020
Resultado Final - Edital 007/2020 -Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino
Edital de Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino 2020
Resultado Final - Edital 781/2019 - Ações de Ensino 2020
Resultado Preliminar - edital 781/2019 - Ações de Ensino 2020
Edital 781/2019 - Envio de Propostas de Ações de Ensino para o ano de 2020
2019
Resultado Final Edital 211/2019- Seleção do Bolsista de Ensino
Edital 211/2019 - Seleção do Bolsista de Ensino
Publicação do Resultado Final - Edital 788/2018
Publicação do Resultado Preliminar - Edital 788/2018
Novo Cronograma - Alterações no Edital 788/2018
Retificação Cronograma de Divulgação de Resultados - Propostas de Ações de Ensino - Edital 788/2018
Prorrogação das Inscrições até 10/02/2019 - Propostas de Ações de Ensino - Edital 788/2018
Edital 788/2018 - Envio de Propostas de Ações de Ensino para o ano de 2019
2018
Edital 919/2017 - Bolsas de Ensino 2018
Resultado Preliminar - Edital 919/2017
Resultado Final - Edital 919/2017
Ficha de Inscrição - Propostas de Ações de Ensino
Modelo de Proposta de Ação de Ensino
Modelo de Relatório Parcial de Ação de Ensino
Modelo de Relatório Final de Ação de Ensino
Comunicado de Permanência - Bolsista Ações de Ensino
Termo de compromisso - Bolsista selecionado
Redes Sociais