Ações de Ensino

As Ações de Ensino são atividades temporárias de desenvolvimento educacional, promovidas pela Direção Adjunta Educacional, que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos/áreas do IFSP. São consideradas modalidades de Ações de Ensino:
- Projeto de Ensino: são projetos que visam à reflexão sobre os projetos pedagógicos dos cursos e possibilitam a qualificação e o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem como ações de alteração física do ambiente escolar, acompanhamento de dados e produção de material didático;
- Monitoria: são ações que visam ao acompanhamento dos componentes curriculares com a participação de discentes na melhora do processo ensino aprendizagem;
- Grupos de Estudos: formados por membros da comunidade acadêmica interessados em discutir e estudar temáticas de interesse comum;
- Cursos: cujo público seja docente e/ou discente (desde que não seja disciplina regular);
- Programa: é(são) a(s) Ação(ões) que decorre(m) em um período superior ao ano acadêmico, podendo ser composto por Ação única ou diversas Ações articuladas.

Abaixo estão algumas da Ações de Ensino em andamento ou já desenvolvidas no IFSP Câmpus Itapetininga
Tradução e interpretação de videoaulas para Libras
A ação de ensino "Tradução e interpretação de videoaulas para Libras" tem por objetivo ampliar as opções de estudo à comunidade surda de Itapetininga e região, trazendo a esse público videoaulas comumente ministradas ao curso Técnico em Mecânica, providas de interpretação e tradução das aulas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A elaboração de videoaulas acompanhadas de Libras não é uma tarefa simples, uma vez que nem todos os sinais específicos para termos técnicos da área mecânica existem na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente o projeto é composto por um grupo diversificado de membros: um professor coordenador especialista na área de Pneumática e Hidráulica, dois professores colaboradores especialistas em Libras e Física, três alunos de curso técnico integrado ao ensino médio (incluindo a aluna bolsista), um aluno de graduação e um aluno de pós graduação, todos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo campus Itapetininga do IFSP. A produção do grupo objetiva produzir videoaulas com a presença da Libras como forma de interpretação da aula, abarcando uma série de ações tais como discussões conjuntas, produção e edição dos vídeos, elaboração de glossário de sinais para a disciplina Pneumática e Hidráulica, questionário para pesquisa junto ao público-alvo (surdos), criação de canal do YouTube, elaboração de experimentos práticos para tornar conceitos abstratos mais visuais e melhorar a compreensão do público surdo, entre outros. Assim sendo, este projeto produz material acessível a todos os surdos que tiverem contato com a internet em áreas do conhecimento onde a oferta de conteúdo com a presença de Libras é escassa.
Figura 1: Exemplo de vídeo que compõe o glossário de sinais (datilologia à esquerda e sinal à direita).
Figura 2: Imagem da disposição da apresentação, do professor e da intérprete conforme definida pela equipe.
Figura 3: Imagem da videoaula finalizada disponibilizada no YouTube.
Figura 4: Imagem de uma das perguntas do questionário elaborado para pesquisa do glossário de sinais proposto para a disciplina/videoaula.

Xilogravura, cordel e musicalidade do Sertão
O projeto "Xilogravura, cordel e musicalidade do Sertão" é inspirado na literatura do clássico cordel do poeta Leandro Gomes de Barros, intitulada “Juvenal e o Dragão”. A partir deste tema e da ideia central, os participantes terão a oportunidade de imergir na cultura nordestina, através da literatura, de sua expressão visual e plástica, da cenografia e dramatização, e também da musicalidade presente nas canções nordestinas.
Nas aulas práticas, focadas na expressão visual, os estudantes dos cursos técnicos integrados conhecem as técnicas de gravação, entintagem e impressão com várias ferramentas e tipos de pigmentos com o intuito de promover o fazer poético de xilogravuras inspiradas no cordel citado acima. O cordel é uma expressão tradicional da literatura nordestina e as imagens são realizadas através da linguagem da xilogravura. São realizadas também aulas experimentais nas quais os integrantes conheceram e experimentaram diversos tipos de madeiras e placas para gravação e fruíram obras de artistas importantes da xilogravura internacional e brasileira.
Confira abaixo algumas imagens do Projeto.
Fábrica de Software
- Desenvolvimento de software Web;
- Estudo e apresentações (palestras) sobre tecnologias;
- Análise de dados e especificação de requisitos;
- Testes de software;
- Implantação de sistemas;
- Suporte ao usuário e manutenção de sistemas.
Conheça também o site da Fábrica de Software: https://fabsoftware.itp.ifsp.edu.br/
Confira abaixo algumas imagens do programa.
Oficina de hardware
Local: Laboratório de Hardware
Horário: terça-feira das 17:30 às 18:30; quarta-feira das 13:30 às 14:30
Público-alvo: Discentes dos cursos da área de informática que não puderam participar das atividades práticas de hardware e redes no laboratório em virtude da pandemia.
Possibilidade de aumentar o número de estudantes, principalmente no horário da terça-feira.
Possibilidade de monitoria para o segundo semestre.
Confira algumas imagens da Oficina de Hardware.
Monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica – MADEC/IFSP ITAPE
A ação desenvolvida por Edificações através do Coordenador Prof. MSc. Gustavo Coppio e demais membros colaboradores, Profa. Me. Jaquelline Feitoza, o Técnico de Laboratório Eduardo Soares e a membro colaboradora da formação pedagógica Profa. Dra. Aline Lagoeiro, intitulada como Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE iniciou-se no primeiro semestre deste ano de 2022, com prazo de vigência até o final do segundo semestre do corrente, mediante projeto aprovado pela CAAAE. A referida ação está sendo realizado na modalidade voluntária e está sendo desenvolvida e executada através do Moodle, conforme pode-se observar na Figura 1.
Figura 1 – Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE no Moodle.
A pesquisa, um dos tripés do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), é de suma importância para o desenvolvimento da instituição, dos alunos em processo de formação, da região e do país. O IFSP tem contribuído cada vez mais com a ciência, realizando pesquisas de excelência em seus diversos campi, com o envolvimento dos discentes em formação através de projetos de pesquisa, iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos, projetos integradores, dentre outros, proporcionando um processo de ensino e aprendizado de elevada qualidade, como ocorre no câmpus do IFSP de Itapetininga. Para a divulgação dos avanços alcançados pelas inúmeras pesquisas, faz necessária a elaboração de textos científicos de qualidade, produzindo artigos para serem publicados em eventos, congressos e periódicos, e assim, dando publicidade as contribuições para a ciência à comunidade técnica e científica e à sociedade. Entretanto, um dos maiores desafios é justamente o desenvolvimento e domínio da escrita científica pelos discentes durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a presente ação tem como objetivo realizar um trabalho de monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica aos discentes que almejarem aprofundar o conhecimento e elevar a qualidade na produção de textos científicos.
A equipe desta ação em conjunto com o coordenador da mesma está promovendo uma monitoria de apoio ao desenvolvimento da escrita científica aos discentes que almejarem aprofundar o conhecimento e elevar a qualidade, na produção de textos científicos. Assim sendo, têm-se realizado atividades e ações visando:
• Fomentar permanência e êxito dos estudantes do campus na melhoria da qualidade da escrita científica;
• Produzir e disponibilizar conteúdos e atividades para o aprendizado e aprimoramento da escrita científica;
• Estimular os discentes a participarem de eventos/congressos e/ou publiquem os trabalhos desenvolvidos no campus (trabalho de conclusão de curso, projetos
integradores, de ações de extensão, etc);
• Realizar a monitoria de apoio aos estudantes para auxiliá-los na melhoria da qualidade da escrita científica.
Todas as atividades e medidas da presente ação de ensino está sendo desenvolvida através do Moodle, desta forma o(a)s aluno(a)s participantes podem acessar e usufruir de todo o conteúdo, bem como realizar as atividades proposta em qualquer dia e lugar, de forma online. A equipe também se coloca a disposição dos alunos interessados e a participar de uma ou mais atividades a agendar com um ou mais membros um atendimento presencial.
Esta ação é voltada para todos os alunos do campus, seja de cursos técnicos integrados, concomitantes e/ou subsequentes, seja de cursos de ensino superior ou até mesmo de cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSP - Campus Itapetininga. Para participar das atividades e/ou usufruir de todo da ação, basta o aluno(a) estar matriculado em um dos cursos regulares do campus e acessar a página da Monitoria no Moodle através do link: https://moodle.itp.ifsp.edu.br/course/view.php?id=1587 e realizar a sua autoinscrição no ícone “Faça a minha inscrição neste curso” (Figura 2), utilizando a senha: “MADEC2022”
Figura 2 – Destaque do local da autoinscrição na Monitoria de Apoio ao Desenvolvimento da Escrita Científica – MADEC/IFSP ITAPE no Moodle.
A equipe desta ação de ensino espera por você aluno e aluna do IFSP que pretenda aprofundar os conhecimentos e habilidades na escrita de textos científicos e acadêmicos para a divulgação dos seus trabalhos e pesquisas.
Monitoria de física e circuitos elétricos
Ação: Monitoria de Física e Circuitos elétricos
Preparação para Olimpíadas de Matemática
O Projeto de Ensino “Preparação para Olimpíadas de Matemática” é destinado aos alunos do Ensino Médio Integrado e tem por objetivo incentivar os estudantes a participarem de olimpíadas de Matemática como Canguru de Matemática do Brasil, OBMEP e OMIF. A ação oferece encontros semanais preparatórios, onde são trabalhados temas específicos dessas competições, além de aplicação de simulados e correção de provas de anos anteriores. Os encontros ocorrem às terças-feiras das 14h às 15h30 na sala A322, sob orientação do professor Marcel.
Revisão da física do ensino médio com foco nos exames vestibulares
O curso "Revisão da física do ensino médio com foco nos exames vestibulares" tem como público-alvo estudantes matriculados no 4º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus. As aulas são realizadas todas as segundas-feiras à partir das 14h30min na sala 62 (Laboratório de Ensino de Matemática). Após uma breve recapitulação teórico-conceitual de determinado assunto, são resolvidas, a título de exemplo, questões de vestibulares de anos anteriores. Paralelamente a isso, materiais (livros, vídeos etc.) são disponibilizados pelo Moodle aos estudantes que frequentam o curso. Esperamos contar com mais participantes no segundo semestre!
Fique em casa
A ação Fique em Casa foi realizada durante o período de suspensão do calendário acadêmico durante a pandemia do coronavírus.
Nesse espaço foram propostos bate papos, rodas de conversas, quiz e diversas outras atividades pedagógicas para que, mesmo diante da necessidade de isolamento e suspensão das aulas devido à pandemia da COVID - 19, fosse possível partilhar momentos e experiências juntos.
Para conhecer as atividades realizadas nesse período acesse aqui o Fique em Casa.

No ano de 2017 foi organizado o Regulamento das Ações de Ensino do IFSP Câmpus Itapetininga, publicado por meio da Portaria ITP 099/2018.
A Comissão de Análise e Acompanhamento de Ações de Ensino (CAAAE), composta pela Direção Adjunta Educacional (DAE), representantes da Coordenadoria de Extensão (CEX), Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e docentes de cada uma das áreas de ensino do Câmpus é a responsável por organizar, preparar edital, publicar, divulgar e conduzir todo o processo de inscrição e análise dos projetos de ensino.
Abaixo encontram-se os links dos regulamentos das Ações de Ensino, da CAAAE, bem como a portaria designando seus representantes.
- Regulamento das Ações de Ensino - Portaria IFSP-ITP 138/2019
- Regulamento da CAAAE - Portaria IFSP-ITP 002/2018
- Membros da CAAAE - Portaria IFSP-ITP 27/2023, de 20 de março de 2023
As Ações de Ensino podem ser financiadas, segundo regulamento de editais próprios ou ser voluntárias.
Ações de Ensino Voluntárias
As propostas das Ações de Ensino Voluntárias, ou seja, sem previsão de pagamento de bolsas, devem ser encaminhadas à CAAAE seguindo Edital próprio conforme o Regulamento das Ações de Ensino.
Para se inscrever nas Ações Voluntárias, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição juntamente com a proposta de ação de ensino e enviar os documentos devidamente assinados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
A Ação de Ensino Voluntária só poderá ser iniciada após a aprovação da proposta e emissão de parecer com autorização da execução da ação pela CAAAE. A entrega dos relatórios das ações de Ensino Voluntárias seguirá as mesmas datas do Edital de Ações de Ensino vigente no ano em questão.

SELEÇÕES EM ANDAMENTO
2023
Seleção de Propostas
Edital N.º 1/2023 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Ações de Ensino - Edição 2023
Errata Nº do Edital N.º 1/2023 - DRG/ITP/IFSP - Alteração do cronograma
SELEÇÕES ANTERIORES
2022
Seleção de Bolsistas
Resultado Final Edital nº11/2022 - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino 2022
Edital N.º 11/2022 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino 2022
Seleção de Propostas
Resultado Preliminar - Edital 2/2022 - Seleção de Propostas de Ações de Ensino 2022
Edital N.º 2/2022 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Propostas de Ações de Ensino 2022
Errata Edital Nº 2/2022 - DRG/ITP/IFSP - Seleção de Propostas de Ações de Ensino 2022
2021
Edital 21/2021 - Seleção de Propostas de Ações de Ensino Voluntárias para o Segundo Semestre de 2021
Resultado - Edital 21/2021 - Propostas de Ações de Ensino para 2/2021
Edital 17-2021 - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino
Resultado Edital 17-2021 - Seleção de Bolsistas para Ações de Ensino
Edital 16-2020 - Envio de Propostas de Ações de Ensino para o ano de 2021
Resultado Preliminar Edital 16-2020
Resultado Final Edital 16-2020
2020
Resultado Final - Edital de Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino - Monitoria de Matemática
Edital de Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino - Monitoria de Matemática
Edital 008/2020 - Envio de Propostas de Ações de Ensino com início previsto em Agosto 2020
Resultado Final - Edital 007/2020 -Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino
Edital de Seleção de Bolsistas de Ações de Ensino 2020
Resultado Final - Edital 781/2019 - Ações de Ensino 2020
Resultado Preliminar - edital 781/2019 - Ações de Ensino 2020
Edital 781/2019 - Envio de Propostas de Ações de Ensino para o ano de 2020
2019
Resultado Final Edital 211/2019- Seleção do Bolsista de Ensino
Edital 211/2019 - Seleção do Bolsista de Ensino
Publicação do Resultado Final - Edital 788/2018
Publicação do Resultado Preliminar - Edital 788/2018
Novo Cronograma - Alterações no Edital 788/2018
Retificação Cronograma de Divulgação de Resultados - Propostas de Ações de Ensino - Edital 788/2018
Prorrogação das Inscrições até 10/02/2019 - Propostas de Ações de Ensino - Edital 788/2018
Edital 788/2018 - Envio de Propostas de Ações de Ensino para o ano de 2019
2018
Edital 919/2017 - Bolsas de Ensino 2018
Resultado Preliminar - Edital 919/2017
Resultado Final - Edital 919/2017

Ficha de Inscrição - Propostas de Ações de Ensino
Modelo de Proposta de Ação de Ensino
Modelo de Relatório de Ação de Ensino
Comunicado de Permanência - Bolsista Ações de Ensino
Termo de compromisso - Bolsista selecionado


Redes Sociais