Licenciatura em Matemática
Informações Gerais
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática ofertado no IFSP - Campus Itapetininga tem como Objetivo Geral:
Formar professores com amplo domínio teórico e prático do conteúdo específico da Matemática e da práxis pedagógica, para atuar no Ensino
Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, nas modalidades presencial, a distância e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Neste sentido, constituem-se Objetivos Específicos:
-
Atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral do ser humano e da sociedade, por meio da geração e compreensão do saber, comprometido com a qualidade e com valores éticos e solidários.
-
Permitir o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o avanço do ensino da Matemática como ciência e como profissão.
-
Propiciar ao licenciando uma formação teórico-prática na área de Educação Matemática que lhe permita o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada, em distintos campos de atividade profissional.
-
Formar um profissional preocupado com a dimensão ética nas áreas de atuação profissional.
-
Preparar o futuro profissional para lidar com as demandas sociais emergentes na educação.
-
Formar um futuro professor, com autonomia e responsabilidade social, capaz de:
-
tomar decisões, envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento matemático e de uma concepção adequada de ciência;
-
analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico, a realidade específica em que atua em suas dimensões sociais, políticas e culturais, além da construção de conhecimento pelos alunos.
Perfil do Egresso
O Licenciado em Matemática elabora propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica e técnico profissionalizante; analisa, seleciona e produz materiais didáticos; analisa criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica e técnico profissionalizante; desenvolve estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos; percebe a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, no qual novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente; contribuí para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica e técnico profissionalizante.
Atendimento Coordenação de Curso
Nome |
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Profº Me. Fábio Gomes Lagoeiro |
20h30 às 22h30 |
- |
16h às 22h30 |
18h20 às 22h30 |
- |
E-mail: |
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
Avaliações do Curso
Projeto Pedagógico
Projeto Pedagógico do Curso
Para ter acesso ao Projeto Pedagógico do Curso completo, com todas as informações relativas à estrutura do curso, clique aqui.
Estrutura Curricular
Na elaboração da estrutura curricular do curso, há referência ao que se intitulam espaços curriculares, como alternativa à tradicional noção de disciplinas. Pretende-se, desse modo, evitar uma excessiva fragmentação de conteúdos e estratégias de ensino que costuma estar associada ao grande número e à especialização das disciplinas componentes dos cursos superiores. Como se pode observar na organização curricular do curso, os espaços curriculares foram concebidos de modo a articular os diversos momentos da formação docente, perfazendo 3.360 horas, contemplando os mínimos exigidos por lei, que estão distribuídos ao longo dos oito semestres (quatro anos) do curso, de acordo com o abaixo especificado:
-
Quatrocentas e trinta e sete horas (418h) correspondem à Prática como Componente Curricular;
-
Quatrocentas horas (400h) de estágio supervisionado, articulado aos espaços curriculares da segunda metade do curso;
-
Duas mil duzentas e vinte e três horas (2242h) dedicadas à realização das atividades formativas;
-
Duzentas horas (200h) para Núcleos de estudos integradores para enriquecimento curricular;
-
Cem horas (100h) para confecção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
-
Oitocentas e setenta e uma horas (870,8h), aproximadamente, dedicadas às dimensões pedagógicas, correspondendo a 26% da carga horária total do curso.
Para acessar a Estrutura Curricular completa, clique aqui.
Para acessar os Componentes Curriculares que possuem outro componente como Pré-Requisito, clique aqui.
Legislação pertinente
A organização curricular do Curso Superior de Licenciatura Plena em Matemática observa as determinações legais presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9.394/96, nos Decretos 6.545/78 e 3.276/99, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior de graduação plena em Matemática, por meio dos Pareceres CNE/CES nº 492 de 3 de abril de 2001, nº 1.363, de 12 de dezembro de 2001, nº 9/2001, nas Resoluções CNE/CP 28/2001, nº 14, de 13 de março de 2002, CNE/CP 02/2015, nº 02, de 01 de julho de 2015 e na Organização Didática dos Cursos ofertados pelo IFSP.
Horários
1º Semestre de 2019: Clique aqui. 2º Semestre de 2019: Clique aqui.
1º Semestre de 2020: Clique aqui. 2º Semestre de 2020: Clique aqui.
1º Semestre de 2021: Clique aqui. 2º Semestre de 2021: Clique aqui.
1º Semestre de 2022: Clique aqui. 2º Semestre de 2022: Clique aqui.
1º Semestre de 2023: Clique aqui. **NOVO**
Docentes
Atividades e Eventos
III Semana de Matemática (SeMatIF): acesse aqui.
TCC
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Obrigatório)
Período de Inscrição para desenvolvimento do TCC no 1º semestre de 2023: de 01 a 08/03/2023 *** NOVO ***
Período de Renovação de Orientação de TCC no 1º semestre de 2023 (para todos alunos que já estão desenvolvendo TCC): de 01 a 08/03/2023 *** NOVO ***
Professores Orientadores e suas Linhas de Pesquisa: clique aqui. *** NOVO ***
Trabalhos apresentados em 2022: clique aqui. EM BREVE
Trabalhos apresentados em 2021: clique aqui.
Trabalhos apresentados em 2020: clique aqui.
Trabalhos apresentados em 2019: clique aqui.
Órgãos Colegiados
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Portaria - membros NDE: clique aqui.
Atas das reuniões
Anteriores: clique aqui.
1º Semestre 2019: clique aqui.
Colegiado
Portaria - membros Colegiado: clique aqui.
Edital de Eleição: clique aqui.
Atas das reuniões
Anteriores: clique aqui.
1º Semestre 2019: clique aqui.
Laboratório de Ensino
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - campus Itapetininga, é um espaço projetado para oferecer oportunidades de ensino-aprendizagem de matemática de forma mais significativa e prática.
No LEM, nossos estudantes podem realizar atividades e experimentos relacionados à matemática, explorando conceitos e teorias de forma dinâmica e participativa. O LEM também oferece recursos didáticos como materiais manipulativos, jogos e livros para enriquecer o ensino-aprendizagem.
O LEM do IFSP/Itapetininga também participa dos mais diversos eventos com o intuito de apresentar jogos e desafios matemáticos, confeccionados pelos nossos estudantes, para a divulgação da ciência e despertar o interesse de estudantes na disciplina de Matemática.
Se você quer visitar o LEM ou receber o LEM em seu evento, consulte as datas disponíveis (clique aqui) e preencha o formulário abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1LrQKT4SB0XC6KPL0IcHC2fLad0mZYpqsiwvgfFk5pk0/edit
Documentos Importantes
Estágio Supervisionado (Obrigatório)
Manual do Estágio Supervisionado: clique aqui.
Formulários referente ao Estágio Supervisionado: clique aqui.
Documentos Institucionais: clique aqui
Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A atividade de formação é realizada por um discente, denominado residente, regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo, com acompanhamento de um professor preceptor desta escola-campo.
Seleção de bolsistas (Professor preceptor e Aluno residente) - FLUXO CONTÍNUO - inscrições poderão ocorrer no período de 11 de outubro de 2022 a 31 de março de 2024. (NOVO)
Toda documentação necessária deverá ser enviada em formato “.pdf” para o respectivo e-mail, conforme o Quadro 1 do Anexo I, do docente orientador responsável pelo núcleo ao qual pretende se inscrever. O número total de alunos residentes, bolsistas e voluntários, que compõem o núcleo ao qual o candidato concorrerá a uma vaga disponível estão especificadas no Quadro 2 do Anexo I.
Para informações acesse os editais:
Professor Preceptor - Edital IFSP/PRE/DGRA Nº 589/2022
Retificação do Edital IFSP/PRE/DGRA Nº 589/2022 (NOVO)
Aluno Residente - Edital IFSP/PRE/DGRA Nº 590/2022.
Retificação do Edital IFSP/PRE/DGRA Nº 590/2022 (NOVO)
Seleção 2 - Fluxo Contínuo: (NOVO)
Aluno Residente
Resultado Final - clique aqui (NOVO)
Resultado Preliminar - clique aqui
Seleção 1 - Fluxo Contínuo:
Resultado Final
Resultado Preliminar:
Resultado Final
Resultado Preliminar:
Seleção Inicial:
Resultados Finais:
Resultados preliminares:
Abertura de Inscrições:
Professor Preceptor - Edital nº 558/2022
Aluno Residente - Edital nº 559/2022
Redes Sociais