Licenciatura em Matemática
Informações Gerais
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática ofertado no IFSP - Campus Itapetininga tem como Objetivo Geral:
Formar professores com amplo domínio teórico e prático do conteúdo específico da Matemática e da práxis pedagógica, para atuar no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, nas modalidades presencial, a distância e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Neste sentido, constituem-se Objetivos Específicos:
-
Atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral do ser humano e da sociedade, por meio da geração e compreensão do saber, comprometido com a qualidade e com valores éticos e solidários.
-
Permitir o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o avanço do ensino da Matemática como ciência e como profissão.
-
Propiciar ao licenciando uma formação teórico-prática na área de Educação Matemática que lhe permita o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada, em distintos campos de atividade profissional.
-
Formar um profissional preocupado com a dimensão ética nas áreas de atuação profissional.
-
Preparar o futuro profissional para lidar com as demandas sociais emergentes na educação.
-
Formar um futuro professor, com autonomia e responsabilidade social, capaz de:
-
tomar decisões, envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento matemático e de uma concepção adequada de ciência;
-
analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico, a realidade específica em que atua em suas dimensões sociais, políticas e culturais, além da construção de conhecimento pelos alunos.
Perfil do Egresso
O Licenciado em Matemática elabora propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica e técnico profissionalizante; analisa, seleciona e produz materiais didáticos; analisa criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica e técnico profissionalizante; desenvolve estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos; percebe a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, no qual novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente; contribuí para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica e técnico profissionalizante.
Atendimento Coordenação de Curso
Nome |
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Profº Me Fábio Gomes Lagoeiro |
18h20 às 18h50 |
- |
18h20 às 18h50 |
19h às 20h45 |
- |
E-mail: |
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
Avaliações do Curso
Redes Sociais