A CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
No IFSP Câmpus Itapetininga, a Comissão de Implantação da CPA iniciou em 2011, através da Portaria 3179, de 18 de novembro de 2011, para atender ao que determina a Lei nº 10.861/04.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes:
-
Produzir conhecimento;
-
Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
-
Identificar as causas de problemas e deficiências;
-
Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
-
Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
-
Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
-
Prestar contas à sociedade;
-
Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
Objetivos e Atribuições
Objetivos da CPA
-
Identificar as potencialidades e as limitações da Instituição em suas políticas e suas práticas, em relação ao ensino à pesquisa e à extensão, observando as dez dimensões indicadas pela CONAES;
-
Promover a participação de toda a comunidade no processo de auto-avaliação (professores, servidores técnicos, estudantes, gestores e sociedade civil representada);
-
Socializar as informações e recolher sugestões para subsidiar a tomada de decisões nas Unidades de Ensino em nível de Administração Geral da Instituição;
-
Desenvolver um processo contínuo de auto-avaliação no IFSP campus Itapetininga em ciclos anuais, estabelecendo uma cultura de avaliação institucional; e
-
Elaborar relatório de resultados e divulgar externamente aos órgãos Federais e internamente a todos os órgão e setores da instituição.
Atribuições da CPA
Compete à Comissão Própria de Avaliação:
-
Elaborar e executar o projeto de autoavaliação do IFSP campus Itapetininga;
-
Conduzir os processos de autoavaliação da Instituição e encaminhar parecer para as tomadas de decisões;
-
Propor e acompanhar a implementação de ações de conscientização e divulgação do trabalho e resultados da CPA a todos os membros do IFSP campus Itapetininga;
-
Propor ações formativas aos grupo de membros do IFSP campus (Professores, Técnicos Administrativos, Alunos)
-
Sistematizar e analisar as informações do processo de autoavaliação do campus;
-
Acompanhar os processos de avaliação externa da Instituição e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
-
Implementar ações visando à sensibilização da comunidade universitária para o processo de avaliação do campus;
-
Fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação;
-
Disseminar, permanentemente, informações sobre avaliação;
-
Avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos de avaliação já existentes na Instituição para subsidiar os novos procedimentos;
-
Articular-se com as Comissões Próprias de Avaliação de outras IES e com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior;
-
Informar suas atividades à Direção do campus, mediante a apresentação de relatórios, pareceres e recomendações
-
Propor processo sistemático de avaliação intena, em suas diferentes dimensões e atividades;
-
Exercer a coordenação e a supervisão geral do processo de avaliação interna no campus; e
-
Desencadear o desenvolvimento de trabalhos em conformidade com leis, normas, decretos,portarias e demais normas vigentes, às diferentes unidades institucionais, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Membros
Membros da CPA Local - Câmpus Itapetininga - Biênio 2020-2021
Portaria ITP.0007/2020, de 13 de fevereiro de 2020
Gerson Nunho Carriel (presidente), contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Flávio Mania
-
Segmento técnico-administrativo
Taís Dayane Fiori
Raquel Meneguini Albuquerque
Marcos dos Santos Silvério
Avaliação Institucional
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior ocorre sob duas perspectivas:
-
Avaliação interna (autoavaliação); e
-
Avaliação externa, composta pela Avaliação dos Cursos de Graduação (visitas in loco) e pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
A auto-avaliação constitui uma das etapas do processo avaliativo e será coordenada pela Comissão Própria de Avaliação(CPA).
Redes Sociais