Engenharia Mecânica do IFSP Itapetininga é avaliada com nota máxima pelo MEC

• Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 17h23
  • Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 17h26

O curso de Engenharia Mecânica do IFSP Câmpus Itapetininga foi  reconhecido com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), numa escala que vai de 1 a 5.

O objetivo dessa avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. E o que significa então receber a nota máxima? Significa que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade considerando os três eixos analisados.

Em relação à organização didático-pedagógica, os indicadores considerados para a avaliação são inúmeros, e vão desde uma análise de como as políticas institucionais estão sendo aplicadas nos cursos, passando pela verificação da estrutura curricular, até a avaliação do perfil do egresso e das ações de apoio aos estudantes.

A avaliação de reconhecimento acontece sempre antes da integralização do curso e da primeira turma formada, mas, por conta da pandemia, os processos de avaliação do MEC estavam suspensos e só foram retomados recentemente. Isso significa que alguns cursos abertos a partir de 2017 só foram avaliados agora, com a primeira turma já tendo concluído a graduação, como é o caso da Engenharia Mecânica do Câmpus Itapetininga.

As nota máxima obtida pelo curso de Engenharia Mecânica é reflexo do trabalho de excelência que vem sendo executado pela Instituição, incluindo docentes, servidores administrativos e estudantes. Parabéns a todos!!!