Professores do IFSP Itapetininga têm artigo sobre transferência de calor inversa (IHTP) publicado em revista de alto fator de impacto

• Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h42
  • Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h46

Os professores Dr. Carlos Henrique da Silva Santos e Dr. Pedro Roberto Goulart, docentes do IFSP Câmpus Itapetininga, tiveram publicado o artigo intitulado “Nature inspired algorithms for the solution of inverse heat transfer problems applied to distinct unsteady heat flux orientations in cylindrical castings” no periódico Journal of Intelligent Manufacturing, da editora Springer, que tem fator de impacto 6,48 (ano 2020).

No artigo, que foi publicado em abril de 2022, os professores estudaram a transferência de calor inversa (IHTP), por se tratar de parâmetro importante nos projetos de fundição de peças fundidas, uma vez que é o coeficiente de transferência de calor no ponto de fundição/molde que afeta significativamente a taxa de resfriamento e define a microestrutura do fundido e, consequentemente, suas propriedades. Nesta pesquisa foram estudados quatro diferentes algoritmos inspirados na natureza (algoritmo genético (AG), estratégia evolucionária (ES), sistema imunológico (AIS) e algoritmo de enxame de partículas (PSO)) a fim de avaliar o perfil transiente durante a solidificação do fundido. Após comparações entre perfis de temperaturas sugeridas pelos algoritmos e obtidas experimentalmente, demonstrou-se que o algoritmo ES é a melhor escolha para situações sem oscilações térmicas e ausência de comportamento caótico térmico dos dados experimentais, mostrando que algoritmos podem ser aplicados nas soluções de IHTP.

O Journal of Intelligent Manufacturing concentra artigos arbitrados sobre aplicações de inteligência artificial e é especializada para desenvolvedores de sistemas de manufatura inteligentes, apresentando pesquisas sobre novos modelos, soluções, metodologias e algoritmos, estudos de caso, pesquisas e tutoriais sobre tópicos relacionados ao desenvolvimento de produtos, manufatura e sistemas de serviço.

O artigo está disponível para acesso em:

Autores: Carlos Henrique da Silva-Santos, Pedro Roberto Goulart, Felipe Bertelli, Amauri Garcia, Noé Cheung.

Grupo de Pesquisa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP Câmpus Itapetininga; Instituto de Ciências Marinhas da Universidade de São Paulo, USP; Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Universidade de Campinas, UNICAMP.