Hotel de Projetos dá início à prestação de serviços para empresas de Itapetininga e região

• Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 13h28
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 13h30

Neste primeiro semestre de 2022, o IFSP Câmpus Itapetininga deu início, por meio do Hotel de Projetos, à prestação de diversos tipos de serviços para empresas de Itapetininga e região. O Hotel de Projetos, coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Fernando Gianelli, tem por objetivo ser uma incubadora de base tecnológica para apoiar ideias inovadoras de empreendedores e dar suporte ao desenvolvimento de projetos da sociedade civil voltados à elaboração e/ou melhoramento da indústria em geral.

Através da habilitação do Laboratório de Materiais (LabMat) do Câmpus Itapetininga, o Hotel de Projetos passa a prestar os seguintes serviços para a indústria: ensaios de materiais (tração, compressão, cisalhamento, dobramento, flexão, durezas Brinell, Rockwell e Vickers), além de ensaios de impacto a temperatura ambiente e a baixas temperaturas, observando as normas técnicas e as necessidades da empresa interessadas.

Até o presente momento, o LabMat é o primeiro e único laboratório de todo IFSP autorizado a prestar tais serviços, os quais podem ser realizados para qualquer tipo de empresa e para qualquer tipo de material, conforme a capacidade dos equipamentos disponíveis no IFSP Itapetininga.

Para ter acesso à prestação de serviços, a empresa deve participar da Chamada Pública por meio do Edital Nº 33/2021 - DRG-ITP-IFSP, que acontece em fluxo contínuo até 18/11/2023. Nesse edital também é possível ter acesso às condições e aos valores pré-fixados para cada tipo de prestação de serviços.

Anteriormente à assinatura de contrato de prestação de serviços entre o IFSP e a empresa, é enviado um orçamento, bem como um estudo da viabilidade do trabalho e um cronograma de entrega, uma vez que é necessária a adequação do uso do Laboratório com as atividades de ensino e pesquisa do Câmpus.

Desde o início das atividades, em janeiro de 2022, já foram firmados dois contratos com empresas da região, os quais são realizados em parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, para intermédio das operações financeiras. Os valores recebidos pela prestação do serviço são destinados aos custos da prestação do serviço, podendo ser utilizado para pagamento de bolsistas e pesquisadores, aquisições de materiais de consumo e permanentes, dentre outros. Além do benefício financeiro, a prestação de serviços traz como benefício a proximidade com as empresas da região e a promoção de atividades de pesquisa e extensão para os estudantes envolvidos nos projetos.

Além da prestação de serviços, no Hotel de Projetos está em andamento também um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), através do Programa de Inovação para Pequenas Empresas (PIPE), na modalidade de Protótipos Avançados e Lote Piloto (PIPE 3). O projeto foi aprovado para uma empresa do município de Alambari, sendo acompanhado pelo Hotel de Projetos desde a sua redação para submissão à Fapesp e em todo seu decorrer. A duração deste projeto está prevista para 18 meses.

Segundo o coordenador do Hotel de Projetos, Prof. Bruno Gianelli, após a submissão e aprovação deste Projeto PIPE 3, “ganhamos experiência na escrita e submissão de projetos e conhecimento para os acadêmicos”, pois são necessários estudos específicos para a elaboração de cada projeto. Bruno também menciona que é de grande importância a captação de recursos e disponibilização de bolsas e estágios para os alunos do Instituto Federal, além da divulgação da instituição na região. A experiência com o Projeto PIPE 3 já foi aplicada para a submissão de um novo projeto que está em fase de aprovação pela Fapesp, desta vez na modalidade de Ensaios de Bancada (PIPE 1), com uma empresa de Sorocaba.

Por meio da prestação de serviços e orientação a empresas para submissão de projetos, o Hotel de Projetos se apresenta como uma importante ação para estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas no ambiente produtivo em benefício da comunidade de Itapetininga e região, pois coloca os conhecimentos técnicos e acadêmicos acessíveis às pessoas e às empresas da região.

Equipamentos utilizados para prestações de serviços do Hotel de Projeto do IFSP Câmpus Itapeitninga