Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor e ex-aluna de Licenciatura em Física publicam artigo sobre evasão em periódico de alto impacto científico

  • Publicado: Sábado, 09 de Julho de 2022, 16h01
  • Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 11h24

O artigo “A visão de matriculados sobre a evasão num curso de Licenciatura em Física”, de autoria do Professor André Coelho da Silva e da ex-aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Itapetininga Tairine de Carvalho Cabral, acaba de ser publicado no volume 33 da Revista Pro-Posições. A pesquisa é decorrente de um projeto de iniciação científica, contemplado com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP) do IFSP Câmpus Itapetininga.

No artigo, por meio de respostas dadas por estudantes, foram levantadas as causas e as possíveis soluções para a evasão no curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Itapetininga, analisando como elas se relacionam com a literatura sobre o assunto. Dentre as conclusões estão a de que as dificuldades de aprendizagem fomentam fortemente a evasão e a de que estratégias que possam minimizar tais dificuldades tendem a contribuir efetivamente para uma maior permanência e êxito dos matriculados no curso.

A revista Pro-Posições é publicada desde 1990 pela Faculdade de Educação da Unicamp, sendo reconhecida como uma das mais tradicionais e importantes da área, tendo avaliação A1 no Qualis/CAPES, tanto na área de Educação quanto na área de Ensino. 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=pt
O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zZPTdrcB8R9DqrW3Zdcbw9h/?lang=en

Autores: André Coelho da Silva; Tairine de Carvalho Cabral

Instituição dos Autores: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga

registrado em:
Fim do conteúdo da página