Professor tem artigo publicado em revista de alto fator de impacto

• Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 12h45
  • Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 12h56

O volume 12 do Journal of Materials Research and Technology publicou o artigo "Synthesis and characterization of ZnO/ZnAl2O4/Zn2TiO4 composite films by Ar–O2 mixture hollow cathode glow discharge", em meados de 2021. A pesquisa publicada é resultado de uma parceria entre o IFSP Câmpus Itapetininga, através do Prof. Dr. Emanuel Benedito de Melo, e pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Departamento de Física da Universidade Feminina de Azad Jammu & Kashmir do Paquistão.

Emanuel conta que a pesquisa, sob coordenadoção do Dr. José Cesar Queiroz da UFRN, surgiu da grande demanda por dispositivos optoeletrônicos denominados óxidos transparentes condutivos, que estão presentes nas telas de touchscreens, janelas refletoras de calor, células solares transparentes, diodos e transistores. Segundo o pesquisador do IFSP Itapetininga, "óxido de zinco e seus dopantes é uma das grandes apostas a fim de atuar como óxidos transparentes condutivos, pois é um óxido barato e atóxico o que difere e muito do óxido de índio dopado com estanho que é mais utilizado atualmente".

No decorrer da pesquisa, Emanuel pode contribuir com o estudo inicial, aplicando técnicas de quimiometria e planejamento fatorial estatístico, bem como com as análises de Difração de Raios-X e de Refinamento estrutural pelo Método de Rietveld que possibilita uma compreensão a nível atômico de como esse óxido foi estruturado e assim explicar os fenômenos observados.

O artigo completo está disponível para acesso em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2238785421003707?via%3Dihub

Autores: J.C.A.de Queiroz; M.Naeem; J.B.A.Filho; M.S.Libório; M.G.O.Queiroz; R.R.M.Sousa; E.B.Melo; Michelle Feitor; T.H.C.Costaa.