Professora do IFSP Itapetininga publica artigo em revista de alto impacto científico

• Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 17h45
  • Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 17h48
O artigo “Hybrid magnetron sputtering of ceramic superlattices for application in a next generation of combustion engines” acaba de ser publicado na revista Nature Scientific Reports. A pesquisa foi desenvolvida em parceria entre pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo EESC-USP, do IFSP Câmpus Itapetininga, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Pontificia Universidad Católica de Chile.

A pesquisa trata do desenvolvimento de uma metodologia inovadora que pode ser aplicada na próxima geração de motores a combustão. A Prof.ª Tamires de Souza Nossa, do IFSP Câmpus Itapetininga, faz parte desse grupo de pesquisadores e conta que "atualmente, os motores a combustão interna estão no centro da discussão ambiental devido à alta emissão de poluentes, que contribuem para o efeito estufa, deteriorando a qualidade do ar e colocando em risco a saúde da humanidade". A pesquisadora afirma ainda que "o estudo traz uma solução adequada para uso em anéis de pistão, através da produção de multicamadas nanoestruturadas na superfície desse componente através de um método de deposição inovador, aumentando a eficiência, resistência ao desgaste e corrosão dos anéis, possibilitando sua aplicação em motores de baixa emissão."

O artigo está disponível para acesso em: https://www.nature.com/articles/s41598-022-06131-9

Autores: Bruno César Noronha Marques de Castilho, Alisson Mendes Rodrigues, Pedro Renato Tavares Avila, Raíra Chefer Apolinario, Tamires de Souza Nossa, Magdalena Walczak, Jucielle Veras Fernandes, Romualdo Rodrigues Menezes, Gelmires de Araújo Neves & Haroldo Cavalcanti Pinto.

Grupo de Pesquisa: 'Física e Processamento de Ligas Metálicas', líder Prof. Haroldo Cavalcanti Pinto da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo EESC- USP. Outras instituições envolvidas: IFSP-Campus Itapetininga, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande e Pontificia Universidad Católica de Chile

Esquema da pesquisa desenvolvida e instituições envolvidas.