Docente do Câmpus Itapetininga participa de livro sobre Educação Financeira e Formação de Professores

• Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 12h13
  • Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 12h46

O Câmpus Itapetininga tem o prazer de divulgar que foi publicado o livro "Uma Abordagem Crítica da Educação Financeira na Formação do Professor de Matemática", coorganizado pela Prof.ª Dra. Ana Karina Cancian Baroni (Câmpus Capivari), Prof.ª Dra. Cláudia Cristina Soares de Carvalho (Câmpus Cubatão) e conta com capítulos escrito por elas, pelo Prof. Me. Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz (Câmpus Itapetininga), por outros professores do IFSP e colegas pesquisadores da UNESP Rio Claro e membros do Grupo Interdisciplinar em Educação, Matemática e Gestão (GIEMAG) do IFSP Capivari, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa na Plataforma Lattes em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1041983798490823.

Para leitura do formato ePub é necessário ter instalado um leitor. Uma sugestão de leitor pode ser baixada aqui

A obra também está disponível em versão impressa não gratuita no site da editora.

Sobre o livro

Na última década, ganhou força a ideia de que a Educação Financeira é um componente importante na formação do cidadão brasileiro. Essa compreensão impulsionou a reflexão e a pesquisa em diversas áreas, culminando, inclusive, na presença desse tema no currículo escolar do país, conhecido como Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC aponta o professor de Matemática como um dos principais responsáveis por propagar a Educação Financeira na escola, visto que relaciona essa temática às habilidades e às competências matemáticas. Isso faz com que as discussões sobre a Educação Financeira sejam de interesse dessa disciplina e estejam presentes na formação do professor que a ensinará na educação básica.

Afinal, o que é a Educação Financeira? Por que os brasileiros precisam ter a abordagem dessa temática? Antes, ainda, de qual Educação Financeira precisam? Quais forças e interesses estão por trás desse esforço em fazer dela algo fundamental para a vida em sociedade? Como levar o tema para a escola?

O livro "Uma abordagem crítica da Educação Financeira na formação do professor de Matemática" traz algumas respostas para essas questões e discute possibilidades para o trabalho com essa temática nos cursos de licenciatura em Matemática, com futuros professores, na expectativa de que eles cheguem às salas de aula da educação básica com um repertório teórico e crítico para contribuir com a formação de um cidadão livre do aprisionamento financeiro e consciente da importância de valorizar práticas que visem à justiça social.