Seleção de bolsistas para atuação no Projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência"

• Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 16h37
  • Última atualização em Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 14h27

Estarão abertas, de 24/06/2021 a 11/07/2021, as inscrições para seleção de 4 (quatro) bolsistas para atuação no Projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência".

O projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência" tem como propósito a divulgação científica de forma lúdica, buscando sensibilizar a curiosidade do jovem adolescente a respeito dos fenômenos de seu próprio mundo circundante. Mais ainda, pois sua proposta é a iniciação à ciência logo no ensino fundamental, possibilitando aos jovens, ainda nos anos finais do ensino fundamental, tatear pelo conhecimento científico. Além disso, o projeto estende-se à formação continuada do professorado em exercício na escola pública, sendo esse docente o responsável pelo fomento da semente plantada pela exibição do Show.  Elaborado na forma de um espetáculo narrado, com efeitos visuais, cenário e trilha sonora, o Show é constituído de uma sequência de experimentos científicos, interativos e/ou contemplativos, cujo intuito primeiro é provocar o encantamento. Diferente de uma feira ou mostra de ciências, ou mesmo de um centro de ciências, o projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência" tem como característica principal a itinerância: planeja-se no Instituto Federal, local de formação de professores de ciências, mas desenvolve-se no chão da escola, em contato direto com as mais distintas realidades da educação formal pública, no centro urbano, no bairro periférico e na zona rural. Ainda, volta-se ao lúdico e à diversão como formas de encantamento, mas apenas como primeiro passo para sensibilizar a busca pelos fenômenos desconhecidos – condição indispensável para a produção do conhecimento científico. Em conjunto, espera-se criar um ambiente ótimo para que o pensamento científico seja trabalhado com qualidade, motivando os jovens estudantes que, curiosos, dependerão de seus professores igualmente motivados e capacitados para guiá-los na verificação de suas hipóteses. Oportuniza-se, com isso, um trabalho colaborativo e cooperativo, para que as escolas consigam promover suas próprias mostras de ciências, envolvendo a família e comunidade do entorno na escola como lugar de transformação social, pelo conhecimento. Em 2021 projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência" recebeu verba parlamentar da deputada federal Sâmia Bomfim para sua realização.

Pelo fato do recurso destinado para o desenvolvimento do Projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência" ter sido obtido por meio de verba parlamentar da deputada Federal Sâmia Bomfim, o valor da Bolsa Discente será de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais, para dedicação de 20 horas semanais, durante o período de julho a dezembro de 2021.

O candidato a bolsista para atuação no Projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência", deverá:

• Ter conhecimentos e interesse pela área de Ensino de Física;
  • Inscrever-se no processo seletivo para atuação no Projeto "Show Online de Física na Iniciação à Ciência", mediante preenchimentocorreto de ficha de inscrição e entrega dos documentos solicitados no edital;
  • Estar regularmente matriculado em cursos regulares do IFSP, cursando disciplina(s) no ano de 2021;
  • Comprovar compatibilidade entre os horários de suas atividades educacionais e as atividades para o desenvolvimento do projeto ao qual está vinculado;
  • Não possuir vínculo empregatício, realizar estágio remunerado ou ser bolsista de outra modalidade de bolsa discente do IFSP ou qualquer outra instituição.

Para mais informações, acesse o EDITAL 23/2021 - DRG/ITP/IFSP.