Projeto científico de alunos do curso Integrado em Eletromecânica é finalista na FEBRACE 2020

• Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 19h39
  • Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 20h04
As frequentes neblinas que recobrem Itapetininga, especialmente nas manhãs do outono e inverno, serviram de inspiração para um projeto científico dos alunos Manuela Soares Kurnick e Otávio Manfredini Cerqueira, do 2º e 4º ano, respectivamente, do curso de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do nosso câmpus, sob orientação do Prof. Juliano Ricciardi Floriano Silva.

Com base em experiências já conhecidas de coleta de névoa no Chile e no Quênia, os alunos elaboraram um modelo em menores proporções, com madeira e tela mosquiteira nas proporções de 45x45x70 cm, visando captar a umidade da neblina matinal e, por gravidade, utilizá-la para abastecer com água uma pequena horta de temperos (cebolinha e salsinha).

Após as primeiras anotações quanto a coleta do captador de neblina e a redação do projeto, que terá sequência em 2021, o mesmo foi enviado à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e no começo de fevereiro de 2021 foi classificado entre os finalistas na categoria de Engenharia.

A Febrace é um evento nacional que ocorre anualmente no último bimestre do ano na cidade de São Paulo e premia a iniciativa de jovens cientistas de todo o Brasil. Entretanto, em virtude da  pandemia do Coronavírus, a edição 2020 do evento está sendo realizada virtualmente nesse mês de março.

Ajude a valorizar o trabalho desses jovens cientistas de nosso câmpus na votação popular do evento, curtindo via Facebook (link abaixo) o projeto enviado ao evento.

Incentive e prestigie o trabalho gerado pelos nossos jovens cientistas. Dê seu like!!! yes

Link para a votação popular: https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/148/

A votação se encerra no dia 29 de março às 14h.

Desenho computadorizado do protótipo com suas dimensões e armação já montada.

Protótipo do captador de umidade da neblina

Autores do projeto finalista da FEBRACE 2020, na modalidade Engenharia. Da esquerda para direita: Manuela Soares Kurnick, Otávio Manfredini Cerqueira e Prof. Juliano Ricciardi Floriano Silva.