4º Fórum de Desenvolvimento do Sudoeste Paulista será nos dias 8 e 9/12

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 11h34
  • Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 01h02

Nos dias 8 e 9 de dezembro será realizada a quarta edição do Fórum de Desenvolvimento Regional do Sudoeste Paulista. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o evento acontece totalmente online. O Fórum reúne o poder público, instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada, em busca do desenvolvimento sustentável da região, a partir de alvos previamente identificados de forma participativa.

O encontro terá palestras e o lançamento do projeto "Sudoeste Paulista no Futuro!", dentre outras atividades. A programação completa pode ser acessada aqui, onde estão disponíveis as inscrições.

Também haverá apresentação da carteira de projetos do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), elaborados por instituições de Ensino Superior e pesquisa da região. Esses trabalhos estão voltados a buscar soluções inovadoras aplicadas ao desenvolvimento regional. As empresas interessadas em participar da rodada de parcerias devem se inscrever neste link.

O evento é organizado pelo Conselho Gestor do CDR e pela Associação para o Desenvolvimento Social (ADS). O Conselho Gestor é composto por representantes das instituições de Ensino Superior e pesquisa do território: a UFSCar (Campus Lagoa do Sino), A Universidade Estadual Paulista (Unesp - Itapeva), Fatec (Capão Bonito), Instituto Agronômico (IAC - Capão Bonito) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Itapetininga).

Edições anteriores
Em sua primeira edição, realizada dezembro de 2017 na Unesp, em Itapeva, foi promovida a "1ª Oficina de implementação do CDR, Piloto do Sudoeste Paulista", para articular os atores locais em torno do apoio ao desenvolvimento da região e definir um conjunto de alvos prioritários para guiar as ações do CDR.

Na segunda edição, em março de 2018, na Fatec de Capão Bonito, o Fórum homologou a carteira de projetos à luz dos alvos prioritários para o desenvolvimento do Sudoeste Paulista definidos na primeira oficina.

Já na terceira edição, em junho de 2019, também na Fatec de Capão Bonito, aconteceu o "1° Seminário de Iniciação Científica do Sudoeste Paulista", com o objetivo de identificar trabalhos de pesquisa com aderência aos alvos de desenvolvimento e de discutir os indicadores do Sudoeste Paulista. O evento teve grande participação de estudantes e professores do Campus Lagoa do Sino da UFSCar e contemplou uma mesa de diálogos sobre Governança, Inovação e Desenvolvimento envolvendo políticos da região.

A sequência dos fóruns pretende discutir e validar alternativas pró-desenvolvimento sustentável do território, por meio da mobilização do capital social e do setor produtivo, bem como do aprofundamento quanto ao conhecimento da realidade regional. Dentro desse contexto, o CDR tem atuado como um catalisador do desenvolvimento regional, promovendo a interação entre os atores, estimulando a construção de parcerias e ajudando a forjar uma visão coletiva para o desenvolvimento da região.

Link direto para o evento no dia 9: https://zoom.us/j/93221267114?pwd=TTRzMnNTbVAzQXEzb1JZN0E0NWhGdz09

Gravação do evento no dia 8:  https://zoom.us/rec/share/hDw_VWXBvArDR-OzTStY-4YZYMujnooh0esBBuwx2V50aqr9da8igPlQN6lMXALx.1NkPvRjbRtj_MGN8