Palestra “A Cosmovisão dos Surdos e o Contexto Educacional”

• Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 15h40
  • Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 15h45

NAPNE - CÂMPUS ITAPETININGA

No dia 24 de outubro de 2018, os membros do NAPNE - Câmpus Itapetininga realizaram, no Auditório de Informática do Câmpus, a palestra “A Cosmovisão dos Surdos e o Contexto Educacional”, ministrada por Teresa Cristina Leança Soares Alves – Professora da UFSCAR – Câmpus Sorocaba.

No início do evento, os alunos do Ensino Médio Integrado realizaram a apresentação de um poema em Libras e de um painel explicativo sobre os surdos.

O evento contou com a presença de discentes, docentes e técnicos administrativos do Câmpus e contou ainda, com a presença de vários representantes da Comunidade Externa. Foi registrada a presença de 115 pessoas.

A escolha do tema do evento foi motivada pela necessidade da reflexão sobre a visão/interpretação de mundo dos surdos e o contexto educacional, a fim de se ampliar, no Câmpus, o debate e as ações que garantam a efetiva inclusão dos surdos junto ao processo de acesso, aprendizado, interação e permanência no ambiente escolar em todos os seus níveis.

A participação do público presente no evento foi muito positiva, garantindo a reflexão e a discussão necessárias sobre a cultura surda e os direitos dos surdos, direitos estes, que precisam ser respeitados a fim de que possamos efetivar a participação de nossos alunos surdos em todo o processo de ensino aprendizagem.