VII Encontro de Física: confira a programação completa

• Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2024, 18h03
  • Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 18h06

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga convida estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados para participar do VII Encontro Regional de Ensino de Física (EREFIS), que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. O evento busca promover discussões sobre temas fundamentais no ensino de Física e ciência, além de oferecer oficinas práticas e apresentações de trabalhos.

O EREFIS contará com uma programação extensa, que inclui palestras, oficinas e mesas-redondas. Confira a programação completa abaixo e não perca a oportunidade de se inscrever e garantir seu certificado!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

16 de outubro de 2024 (quarta-feira)

• 8h30: Palestra "Ensino de Ciência na Era de Riscos Civilizatórios: incertezas manufaturadas e segurança oscilante", Prof. Dr. Maurício Pietrocola (USP)
    Link para inscrição

• 10h20: Palestra "Além da Terra plana: como reconhecer e combater as pseudociências nas redes sociais", Profa. Dra. Ariane Braga Oliveira (IFSP Itapetininga)

• 13h30: Oficina "Astronomia - Relógio Solar", Prof. Dr. Alberto Moreau

• 13h30: Oficina "Astronomia - Telescópios", Prof. Dr. Alberto Moreau

• 15h30: Sessão de Apresentações Orais de Trabalhos
    Link para inscrição

17 de outubro de 2024 (quinta-feira)

• 8h30: Palestra "Negacionismo, Mídia e Educação em Ciências", Prof. Dr. Emerson Gomes (IFSP Boituva)
    Link para inscrição

• 10h20: Palestra "Nem tão inteligente, nem tão artificial: afinal o que é a IA?", Prof. Dr. Miguel Angelo de Abreu de Sousa
    Link para inscrição

• 13h30: Oficina "Introdução ao Arduino", Prof. Dr. Wilton Moreira Ferraz Junior
    Link para inscrição

• 13h30: Oficina "Introdução à Impressão 3D", Prof. Dr. Wilton Moreira Ferraz Junior

• 15h30: Sessão de Apresentações Orais de Trabalhos
    Link para inscrição

18 de outubro de 2024 (sexta-feira)

• 8h30: Sessão de Apresentações Orais de Trabalhos
    Link para inscrição

• 10h20: Mesa-redonda "Trajetórias Acadêmicas: Reflexões sobre Carreiras Docentes em Física"
    Participantes: Prof. Dr. André Coelho da Silva, Profa. Dra. Ariane Braga Oliveira, Prof. Dr. Vicente Pereira de Barros.
    Mediadora: Sophia Camargo

• 13h30: Oficina "Ciências Optométricas", Prof. Dr. Emanuel Benedito de Melo

Link para inscrição

• 15h30: Palestra "O Ensino de Física na Atualidade: novos contextos, novos humanos", Prof. Dr. André Ary Leonel