Grupo de pesquisa NanoMA do IFSP Itapetininga celebra primeira defesa de doutorado
Na última sexta-feira, 30 de agosto de 2024, o IFSP Campus Itapetininga alcançou um marco importante em sua história acadêmica com a realização da primeira defesa de doutorado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Itapetininga. A defesa, conduzida pela doutoranda Jessica Cristina de Almeida, agora Doutora, foi orientada pelo Doutor Vagner Romito Mendonça, professor do IFSP Campus Itapetininga, e realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Meio Ambiente (NanoMA).
Criado em 2016, o NanoMA é liderado pelo Professor Vagner e integra o cenário de pesquisa do IFSP Campus Itapetininga. Desde 2018, o professor é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da UFSCar, campus Sorocaba, no qual Jéssica esteve vinculada enquanto doutoranda. Foi nesse contexto que a pesquisa foi desenvolvida, utilizando as instalações do Laboratório de Nanomateriais e Meio Ambiente do IFSP Campus Itapetininga.
O trabalho de Jessica, intitulado "Desenvolvimento de Catalisadores à Base de Cobre Modificados com Monoetanolamina para Aplicação na Redução de CO2", se concentrou em investigar maneiras de aumentar a estabilidade e eficiência de eletrodos de cobre para a geração de compostos de maior valor agregado a partir do CO2. Parte dessa pesquisa contou com a colaboração do Forschungszentrum Jülich, instituto de pesquisa alemão que recebeu a discente Jéssica durante seu doutoramento.
Os resultados alcançados na pesquisa foram apresentados em diversos congressos internacionais e geraram dois artigos científicos aceitos para publicação em revistas de alto impacto, ambas editadas pela Royal Society of Chemistry: "Materials Advances" e "Nanoscale".
O Grupo NanoMA, desde sua criação, vem acumulando conquistas significativas, com cinco dissertações de mestrado já defendidas e vários projetos de Iniciação Científica finalizados. Atualmente, o grupo conta com dois alunos de mestrado, dois de doutorado, um de iniciação tecnológica e dois de iniciação científica, incluindo um estudante do ensino médio.
A defesa de Jessica Cristina de Almeida não apenas representa uma conquista para o Grupo NanoMA, mas também um importante avanço para o IFSP Campus Itapetininga, que se consolida como um centro de excelência em pesquisa e inovação.
Redes Sociais