Campus Itapetininga entrega novos espaços educativos à comunidade

• Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 17h52
  • Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2024, 18h25

Inaugurações aconteceram na noite da segunda-feira (22)

O Campus Itapetininga do IFSP realizou, nesta segunda-feira (22), a solenidade de inauguração de importantes espaços educativos que foram entregues à sua comunidade acadêmica.

Foram inaugurados o Mezanino (Bloco B), o Núcleo Incubador Itapetininga “Athenas do Sul” - NIAS, o Núcleo de Pesquisa em Soldagem Avançada - NuPeSA, salas de aula, uma delas dedicada ao Cursinho Popular, um Estúdio Audiovisual, o LabIF Maker e a nova biblioteca, que recebeu o nome da apresentadora, atriz, cantora, instrumentista, professora e bibliotecária, Inezita Barroso, falecida em 2015. Os artistas Mary Galvão e Mário Campanha, amigos de Inezita, participaram do evento e cantaram sucessos de Inezita e das “Irmãs Galvão”.

As obras tiveram início em 2022 e o valor investido é de aproximadamente um milhão de reais, provenientes de recurso próprios do IFSP e de verbas de emendas parlamentares da bancada paulista.

O Diretor-Geral do Campus, Ragnar Orlando Hammarstrom, afirmou que a entrega dos novos espaços representa uma conquista significativa para a comunidade. Segundo ele, a biblioteca foi eleita pelos alunos como o melhor local do campus, mas, apesar disso, o espaço se tornou pequeno. “Por isso a gente se motivou a ir atrás de recursos para essa ampliação, uma vez que o acervo foi aumentado e hoje a gente conta com cerca de 10 mil exemplares. Os alunos também cobravam bastante que tivesse salas de estudo e a gente conta com seis salas de estudos na biblioteca”, contou.

O professor Wilton Moreira Ferraz Junior é coordenador do Laboratório IF Maker e contou que o espaço já está em funcionamento e é usado basicamente por os cursos do campus. “Os alunos da matemática usam o LabMaker para fazer as peças que vão ser usadas no laboratório de matemática, os alunos de cursos técnicos e superiores usam nos projetos de conclusão de curso, e o laboratório também vai passar a ser usado no novo curso superior, que vai ser Tecnologia em Sistemas para a Internet, que vai ter uma disciplina de IoT (Internet das Coisas), e na reformulação do integrado de informática também foi colocada uma disciplina de IoT, então os dois cursos vão usar, e tem no integrado de eletromecânica, que tem uma disciplina chamada Eletrônica digital e microcontroladores que a gente também vai usar”, contou.

O professor Bruno Fernando Gianelli é coordenador do Núcleo Incubador Athenas do Sul. Ele contou que o nome do núcleo se deve ao fato de que a cidade de Itapetininga era conhecida como uma das capitais do conhecimento do interior. Segundo ele, a Incubadora que já funciona há cerca de um ano, já tem três empresas incubadas desenvolvendo soluções.

Segundo ele os dois primeiros projetos aprovados para incubação foram o da empresa AL7, Soluções ao Alumínio, que desenvolve um filtro bactericida, e o da empresa Capivara Solutions, que trabalha com gestão de softwares, mais voltada para o agronegócio. Bruno explica que há uma diferença entre uma incubação, que é uma empresa que possui CNPJ, e uma pré-incubação, que é um projeto, uma ideia de uma pessoa física. Ele contou que o Hello Yotta, que era um projeto pré-incubado, onde os responsáveis estavam com a ideia de desenvolvimento de softwares e kits educacionais, decidiu abrir um CPJ e tornar-se uma empresa e que agora eles passaram por um processo da chamada pública da Inova, tornando-se a terceira empresa incubada. Além das empresas, a incubadora também abriga a ONG Engenheiros Sem Fronteiras, como conta Bruno.

“A Tamires Nossa é professora da Curricularização da Extensão, dentro do nosso curso de Engenharia Mecânica do campus, e ela trouxe uma ONG internacional conhecida como Engenheiros Sem Fronteiras, e está implementando isso no decorrer desse primeiro semestre de 2024, junto com uma das turmas da Engenharia, e nós fizemos a sessão de uma das salas da incubadora, de tal maneira que os alunos agora possam desenvolver projetos voltados para a comunidade. Com isso, a gente implementa a curricularização da extensão, não apenas em sala de aula, mas conectando o discente com a comunidade onde ele está inserido”.

Igor Raphael, ex-aluno do curso técnico em mecânica e da graduação em engenharia mecânica do Campus Itapetininga, foi estagiário da AL7 - Soluções ao Alumínio, enquanto era estudante e tornou-se gerente de projetos da empresa incubada pelo IFSP. A AL7 está desenvolvendo um projeto financiado pela Fapesp e com os recursos montou um laboratório de pesquisa no campus. Igor, que estava na inauguração representando o fundador da AL7, Francisco Pinheiro, afirma que é uma honra e um privilégio passar de aluno a parceiro do IFSP. “Uma coisa bacana desse projeto é que é um círculo virtuoso. Então, a empresa desenvolve pesquisa com inovação, desenvolvendo uma tecnologia nacional. O Instituto Federal também ganha, porque foi investido parte da verba desse projeto para a criação desse laboratório, dessa linha de anodização. E após o término dessa fase de teste, essa estrutura vai ficar para o Instituto Federal e Itapetininga. Então, todo mundo sai ganhando”, afirmou.

Durante a inauguração, os alunos do Campus Itapetininga ainda receberam, da Diretora Ajunta de Ensino, Carolina Mandarini Dias, a boa notícia de que irão ganhar um centro de convivência, estrutura que será construída por meio de verbas de emenda parlamentar.

Fonte: Diretoria de Comunicação (DiCom) do IFSP em: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4549-campus-itapetininga-entrega-novos-espacos-educativos-a-comunidade