Discentes do Campus Itapetininga participam do VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

• Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 16h08
  • Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 16h44

Nenhuma descrição de foto disponível.

Dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Itapetininga estão participando, na categoria Graduandos em Matemática ou áreas afins, do VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Os estudantes produziram vídeos para o projeto denominado Educação Financeira a partir da feira, na disciplina de Projeto de Extensão, e inscreveram-se para o Festival. A escolha do tema resultou de uma visita à feira da cidade, perguntando para as pessoas o que gostariam de saber sobre Educação Financeira.

O discente Brian Yohan Corrêa Alves Leonel elaborou o vídeo "Conhecendo o que é inflação", que está disponível aqui

Já o estudante Lucas Matheus de Freitas produziu o vídeo "Entendendo os índices inflacionários e suas aplicações no dia a dia", que pode ser visualizado aqui.

Ambos acadêmicos estão sob a supervisão do Prof. Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, que ressaltou a importância dos conteúdos e participação dos estudantes no Festival: "Considerando o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, os futuros professores de matemática se viram desafiados a expor o conhecimento adquirido no curso (ensino), a partir de temas de interesse da comunidade local (extensão). E, para isso, tiveram que ir além do aprendizado em sala (pesquisa). A aprovação do vídeo no festival, bem como a possível classificação entre os finalistas, reflete a dedicação deles em uma formação docente para uma sociedade digital".

Confira relatos dos estudantes sobre a experiência:

Brian: "O ensino-aprendizagem de Matemática transcende o simples conteúdo convencional. O professor em formação deve estar disposto a enfrentar novos desafios, a explorar caminhos que fujam do tradicional, do ensino convencional. A elaboração de vídeos à serem utilizados em sala de aula representou uma nova e enriquecedora oportunidade de aprendizado e aprimoramento. A aprovação na segunda fase do Festival de Vídeos não apenas trouxe gratificação, mas, também, validou o esforço e dedicação depositados neste enriquecido processo de formação docente".

Lucas: "Como é sabido, o professor necessita de um verdadeiro arsenal de técnicas de ensino para exercer sua profissão com proficiência. Nesse aspecto, é primordial que o futuro professor, em processo de formação, tenha contato com as mais variadas formas de ensinar e aprender. A utilização de plataformas digitais, se utilizada da maneira correta, pode enriquecer essa troca de conhecimento e fomentar o interesse do aluno em aprender, promovendo sua autonomia dentro desse processo. A produção do vídeo para participação no festival, nos mostrou a importância dessa autonomia de aprendizado e criação, sempre monitorada pelo Profº Paulo, que de perto acompanhou e, quando necessário, nos direcionou para que fosse possível chegar ao resultado que alcançamos".

Todos os vídeos classificados nesta primeira etapa poderão receber votos dos internautas. Aquele que obtiver maior número de curtidas até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de agosto de 2024 (Horário de Brasília) será o premiado no critério Júri Popular. Somente serão contabilizados os votos que forem realizados na plataforma cujos vídeos serão exibidos, ou seja, serão contabilizados somente os votos realizados no canal do YouTube do GPIMEM.

SOBRE O FESTIVAL

O VIII FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA tem como objetivo socializar e discutir conhecimentos e experiências sobre o uso e a produção de vídeos digitais, em Educação Matemática, com interações entre professores, alunos e tecnologias, e desses com toda a sociedade e é uma iniciativa do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da UNESP, Rio Claro. Esse evento conta com o importante apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM e da agência de fomento CNPq. O Festival ocorre primeiramente online neste site e se encerra com um evento presencial com mesas redondas, palestras e cerimônia de premiação.