Campus Itapetininga é contemplado com 8 bolsas do CNPq

• Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 14h25
  • Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 14h25

A Reitoria do IFSP publicou os resultados dos editais referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, Edição 2023/2024, nas modalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC EM) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), todas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Analisando os resultados, verificou-se que o Campus Itapetininga submeteu 14 dos 217 projetos submetidos pelos outros campi do IFSP nestes editais, o que mostra que o Campus vem participando ativamente das submissões de projetos de Iniciação Científica (IC), sendo responsável por cerca de 7% de todos os projetos submetidos pelos mais de 40 campi da instituição.

Desses 7% de participação, foram aprovados 8 projetos que receberão bolsas CNPq. O edital PIBIC, que visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de IC a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica, teve 1 projeto aprovado com conceito final superior a 9,8, enquanto o edital PIBIC EM, que tem como finalidade estimular os alunos do Ensino Médio e/ou técnico nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, teve 2 projetos muito bem classificados, ocupando as terceira e quarta colocação geral, com as segunda e terceira maiores notas na pontuação final, também com notas acima de 9,8. Neste edital vale ressaltar que o Campus Itapetininga foi o que mais submeteu projetos se comparado aos outros campi, totalizando 8 propostas. O edital PIBITI, que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, além de contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, fortalecendo da capacidade inovadora das empresas no País, teve 2 projetos aprovados com conceitos superiores a 9,50. Tais resultados corroboram com a excelente capacidade de pesquisa do corpo de servidores do Campus. Essa análise revelou que 10% dos projetos aprovados com bolsas, de todo o IFSP, foram submetidos pelo Campus Itapetininga.

Assim sendo, evidenciou-se que, o percentual médio de aprovação de projetos submetidos, do Campus Itapetininga, foi maior que 50%, o que revela o empenho, dedicação e competência técnica do corpo de pesquisadores do Campus.