Gustavo Moreira Delfino, egresso do curso de Engenharia Mecânica do IFSP Itapetininga, recebe prêmio do CREA-SP pelo seu desempenho de destaque na graduação

• Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 20h38
  • Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 14h46

No dia 11 de julho de 2023, no Memorial da América Latina, São Paulo, o aluno egresso do IFSP Campus Itapetininga, Gustavo Moreira Delfino, recebeu o Prêmio CREA-SP de Formação Profissional – Formandos 2022 pelo seu desempenho de destaque no curso de Engenharia Mecânica.

O CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) premia os alunos da área tecnológica que mais se destacam em suas instituições pela dedicação acadêmica durante a graduação. Gustavo foi reconhecido pelos índices alcançados enquanto aluno do IFSP.

O egresso finalizou a sua graduação em Engenharia Mecânica em 2022 e, durante a sua formação, participou de eventos acadêmicos, visitou feiras, indústrias e desenvolveu, com bolsas do CNPq e do IFSP, diferentes projetos de pesquisa com a Professora Doutora Tamires de Souza Nossa:

- Produção de filamento metálico para aplicação em manufatura aditiva: uma solução alternativa para fabricação de peças metálicas por impressão 3D.

- Estudo da biodegradação do poli(ácido lático) utilizando sistemas aeróbico e em solo simulado.

- Caracterizações e modificações do amido pré-gel, creme, sêmola, gérmen e farinha de milho.

- Biodegradabilidade e propriedades mecânicas de blendas de amido termoplástico.

Durante a graduação, Gustavo publicou trabalhos em revistas acadêmicas e anais de eventos da área.

Ainda que tenha vivenciado as dificuldades da pandemia da Covid-19, sendo obrigado a cursar partes das disciplinas do seu curso à distância, Gustavo também foi monitor e participou de cursos de extensão. Além disso, se inclui entre os alunos da sua turma com mais empréstimos de livros na biblioteca do Campus Itapetininga.

Atualmente, Gustavo realiza um mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP com bolsa da CAPES.

O egresso compareceu à premiação acompanhado da sua família e do diretor do IFSP Campus Itapetininga, Ragnar Orlando Hammarstrom.

O reitor do IFSP, Silmario Batista dos Santos, também enviou uma mensagem de reconhecimento ao egresso pelo seu desempenho: https://www.instagram.com/reel/CukuusDOPzL/?igshid=YzcxN2Q2NzY0OA%3D%3D