LabMaker - IFSP Câmpus Itapetininga realiza palestras sobre modelagem e impressão 3D para professores da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Padre Arlindo Vieira

• Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2023, 16h40
  • Última atualização em Quarta, 17 de Maio de 2023, 17h08

Buscando ampliar a Cultura Maker nas escolas, o LabMaker do IFSP Câmpus Itapetininga realizou, no último dia 08 de maio, palestras sobre modelagem e impressão 3D para os professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Padre Arlindo Vieira

Na palestra, foram apresentados repositórios de modelos 3D, como o Thingiverse, e ambientes para elaborar modelagens 3D online, como o Thinkercad, para que os professores possam utilizar essas aplicações em suas atividades de ensino. Essas aplicações para modelagem 3D permitem criar projetos do zero, assim como experimentar modelos 3D prontos e desenvolver diversas edições. Os professores também acompanharam o processo de configuração e impressão de um modelo 3D.

A construção de estratégias para a aprendizagem criativa, trabalhando a resolução de problemas, a abstração e o raciocínio lógico a partir de um trabalho interdisciplinar, tem sido uma abordagem explorada pela equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Padre Arlindo Vieira. Neste sentido, a equipe pedagógica já desenvolve trabalhos com robótica, construção de autômatos e experimentos práticos utilizando conceitos de física. Com base nessas técnicas já desenvolvidas, a impressão 3D pode ampliar as possibilidades de experimentos voltados à aprendizagem.

Entre os professores participantes da palestra encontram-se o Coordenador de Gestão Pedagógico da Área de Matemática e Ciências da Natureza Fernando Luiz Viana, o Coordenador de Gestão Pedagógico Geral Alex Rodrigo Cardoso e a professora Elisant Horbach Nogueira da Silva, responsável pelo projeto de robótica desenvolvido na escola.

Segundo o Prof. Wilton Moreira Ferraz Junior, responsável pelo LabMaker do IFSP Câmpus Itapetininga, a próxima oficina será sobre impressão de modelos 3D, quando serão impressos modelos 3D de projetos desenvolvidos pelos próprios professores da escola.