LabMaker realiza palestras sobre modelagem e impressão 3D para os professores da rede pública

• Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 14h21
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 14h23

Com o objetivo de ampliar a Cultura Maker nas Escolas, o LabMaker do IFSP Câmpus Itapetininga realizou palestras sobre modelagem e impressão 3D para os professores do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Estadual Desembargador Bernardes Júnior, no último dia 18 de abril.

Foram apresentados na palestra repositórios de modelos 3D como o Thingiverse e ambientes para elaborar modelagens 3D online como o Thinkercad para que os professores possam utilizar essas aplicações em suas atividades de ensino. As aplicações para modelagem 3D permitem criar projetos do zero, assim como experimentar modelos 3D prontos e desenvolver diversas edições.

A abordagem explorada pela equipe da Escola Estadual Desembargador Bernardes Júnior envolve o desenvolvimento de modelos 3D com os alunos para promoção da aprendizagem criativa, trabalho por resolução de problemas, abstração e raciocínio lógico a partir de um trabalho interdisciplinar.

Participaram da palestra a Coordenadora da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Prof.ª Magali Siqueira Rodrigues, a Coordenadora Geral, Prof.ª Bruna Leonel Naves, a Prof.ª Aline Hergesel C. Cirino (Química) e a Prof.ª Fernanda Aparecida (Física).

De acordo com o Prof. Wilton Moreira Ferraz Junior, responsável pelo LabMaker do IFSP Câmpus Itapetininga, a próxima oficina será sobre impressão de modelos 3D, na qual serão impressos modelos 3D de projetos desenvolvidos pelos próprios professores da escola.