LabIFMaker inicia parceria com escola estadual de Itapetininga

• Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h55
  • Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h55

O LabIFMaker do IFSP Câmpus Itapetininga é um espaço de inovação, onde o conhecimento é construído de forma colaborativa, buscando realizar esta tarefa por meio de eventos, minicursos, palestras e outras ações, além de desenvolver projetos com foco nos problemas locais.

Neste contexto, o projeto vem buscando estabelecer parcerias com escolas da rede pública estadual e municipal com o intuito de estruturar laboratórios, além de oficinas e atividades de robóticas e makers. Em de março de 2023, foi estabelecida parceria a Escola Estadual Desembargador Bernardes Júnior, de Itapetininga, que visa estruturar um laboratório maker para oferecer aos alunos e funcionários um espaço para o desenvolvimento de projetos de impressão 3D.

Este espaço visa explorar a criatividade dos alunos da escola, além de proporcionar o uso prático de conceitos abordados em Artes, Geometria, Matemática e Física. A impressão 3D também pode possibilitar o desenvolvimento de modelos que possibilitam explorar conceitos abstratos como o DNA e as relações entre os elementos químicos.

Na primeira etapa da parceria, o professor do curso de Técnico Informática do IFSP Câmpus Itapetininga, Wilton Moreira Ferraz Junior, juntamente com as professoras da escola parceira iniciaram o processo de montagem e teste de uma impressora 3D Ender 3. As professoras envolvidas na atividade são a Coordenadora da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Magali Siqueira Rodrigues, a Coordenadora Geral Bruna Leonel Naves , a professora de Química Aline Hergesel C. Cirino e a professora de Física Fernanda Aparecida.

Professora Magali Siqueira Rodrigues Coordenadora da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias da E.E Desembargador Bernardes Júnior e professor Wilton Moreira Ferraz Junior do IFSP Campus Itapetininga

Como próxima etapa da parceria serão desenvolvidos cursos de modelagem e impressão 3D com os professores do Ensino Fundamental II e Médio para que os mesmos possam utilizar o espaço maker em projetos juntamente com os alunos.