Estudantes do IFSP Câmpus Itapetininga conquistam medalha e menções honrosas na OBMEP 2022

• Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 01h16
  • Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 01h16

A 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas teve mais de 18 milhões de inscritos.

Mais uma vez, estudantes do IFSP se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Na 17ª edição da competição estudantil, foram conquistadas 1 medalha de bronze e 11 menções honrosas pelos estudantes do Câmpus Itapetininga; considerando todos os câmpus do IFSP, foram 28 medalhas: 2 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze, além de 258 certificados de menção honrosa, no grupo de alunos do Ensino Médio (nível 3).

Em 2022, a OBMEP teve mais de 18 milhões de alunos inscritos, de 54 mil escolas de todo o Brasil. Participaram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Eles foram divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. A primeira fase aconteceu no mês de junho e a prova final, da segunda fase, em outubro.

Os medalhistas da OBMEP podem se inscrever para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) 2023; é um programa que oferece a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado). O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, bem como promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Criada em 2005, a competição é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, com realização pelo IMPA e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, além disso é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Confira os estudantes premiados do IFSP Câmpus Itapetininga:

Medalha de Bronze:
ENZO SANTOS PEREIRA (2º ano do Técnico Integrado em Informática)

Menção Honrosa:
CAUÃ FILIPE RIBEIRO ALBUQUERQUE SILVA (2º ano do Técnico Integrado em Eletromecânica)
ERICK PEREIRA CAMARGO (4º ano do Técnico Integrado em Informática)
GIOVANNI LIETE CASSIMIRO (1º ano do Técnico Integrado em Eletromecânica)
GUILHERME HENRIQUE DE GODOY (1º ano do Técnico Integrado em Eletromecânica)
ISAAC BRIQUES PINTO (1º ano do Técnico Integrado em Eletromecânica)
JOÃO PEDRO MARTINS DE OLIVEIRA MEDEIROS  (2º ano do Técnico Integrado em Informática)
MATHEUS DE LIMA GRILLO (4º ano do Técnico Integrado em Eletromecânica)
MELISSA DE JESUS CAFUNDÓ (1º ano do Técnico Integrado em Informática)
PEDRO HENRIQUE KUHL PEREIRA (1º ano do Técnico Integrado em Eletromecânica)
SAMUEL ASAFE LINO NATEL SALES (1º ano do Técnico Integrado em Informática)
VITOR CARLOS DOS SANTOS (3º ano do Técnico Integrado em Informática)

Saiba mais sobre a OBMEP.