Engenharia Mecânica do Câmpus Itapetininga é avaliada com nota máxima

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 22h05
  • Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 22h07
 Curso obteve nota 5 na avaliação do MEC

O curso superior de Engenharia Mecânica, oferecido pelo Câmpus Itapetininga, conquistou a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O objetivo dessa avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

Para o coordenador do curso, Mário Luiz Nunes da Silva, o empenho dos professores e dos alunos, além da boa estrutura de laboratórios, salas de aula climatizadas e oficinas disponíveis no câmpus estão entre os fatores que levaram à conquista da nota 5. Ele acredita que a nota máxima é de extrema importância para o reconhecimento do curso na cidade e na região em que está inserido.

Único curso público e gratuito da região, é ofertado em uma faixa do estado de São Paulo onde há inúmeras grandes indústrias instaladas, especialmente as ligadas ao setor metalmecânico, o que faz com que os estudantes e profissionais sejam rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho. “E na hora de se candidatar a um estágio ou emprego, faz toda a diferença, para os futuros engenheiros e para os já formados, dizer que fizeram um curso nota máxima”, reflete o coordenador.

O curso forma profissionais aptos a prestar assistência tecnológica, por meio da adoção de novas práticas capazes de minimizar custos e obter maior eficácia nos métodos de fabricação. Além disso, incentiva a pesquisa científica, nos processos de ensino-aprendizagem como instrumento de construção e reconstrução do conhecimento e de transferência de tecnologia, visando à formação de profissionais preparados para contribuir com o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse para os setores público e privado na área.

A engenheira mecânica Beatriz Cassandre dos Santos, formada na primeira turma do câmpus, conta que desde o início ela sentiu que se tratava de um curso diferenciado, mas a certeza veio depois de conversar com estudantes que faziam a mesma graduação em outras faculdades. “Os professores, em geral, são muito acessíveis e companheiros; além disso, a faculdade é muito bem equipada e permite que os alunos tenham acesso a laboratórios e máquinas desde o começo do curso”.

Beatriz ainda aponta outros diferenciais do curso, entre eles, a possibilidade de participar de cursos de extensão, de atividades extras e de um projeto de iniciação científica, logo no primeiro ano. “Isso foi muito importante para a minha formação profissional e pessoal”. Ainda durante a faculdade, Beatriz fez estágio na empresa Hyster-Yale e, logo após finalizar as etapas obrigatórias do curso, antes mesmo de colar grau, foi contratada como Analista Jr. de desenvolvimento de Negócios da mesma empresa.

Processo seletivo

O curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Itapetininga oferece 40 vagas para o primeiro semestre de 2023, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2022.

No total, o IFSP oferta 5.400 vagas para cursos superiores gratuitos no próximo semestre. Conheça todas as vagas em: https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3437-ifsp-oferece-5-400-vagas-para-cursos-superiores-gratuitos

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Itapetininga em: https://itp.ifsp.edu.br/index.php/ensino-superior/engenharia-mecanica.