Licenciatura em Matemática
Informações Gerais
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática ofertado no IFSP - Campus Itapetininga tem como objetivo geral:
Formar profissionais para atuarem na docência em Matemática e na gestão dos processos pedagógicos inerentes às diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.
Neste sentido, constituem-se Objetivos Específicos:
- Construir saberes matemáticos, didáticos e pedagógicos para o exercício da docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio, em diferentes modalidades de Educação;
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.Conhecer e refletir sobre a organização e a gestão escolar através da vivência, análise, elaboração, execução e avaliação de projetos e programas educacionais;
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Analisar, selecionar, adaptar e produzir materiais didático-pedagógicos, considerando os conteúdos específicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino;
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Contextualizar a Matemática e inter-relacionar seus conceitos e propriedades com outras áreas do conhecimento, enfatizando a sua relevância no mundo contemporâneo;
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Conhecer, elaborar e desenvolver situações de ensino e de aprendizagem que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático, não se restringindo às técnicas, fórmulas e algoritmos;
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Conhecer e utilizar diferentes recursos tecnológicos, didáticos e pedagógicos como ferramentas de ensino, de aprendizagem e de resolução de problemas matemáticos;
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Analisar criticamente e problematizar as diretrizes curriculares nacionais e outras determinações legais ao construir, desenvolver e avaliar projetos educacionais e demais atividades;
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Refletir sobre a prática docente, compreendendo-a como um processo dinâmico e contínuo, considerando a pesquisa e a investigação como recursos para intervir na prática do professor e aperfeiçoar suas ações pedagógicas;
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Desenvolver e promover ações que articulem ensino, pesquisa e extensão;
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Reconhecer a diversidade e promover a educação inclusiva;
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Compreender a ciência, e a matemática em particular, como atividade humana e como instrumento de interpretação e intervenção no mundo;
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Ser um profissional consciente das dimensões ética, política, estética e técnica da docência na Educação Básica.
Perfil do Egresso
O licenciado em Matemática está habilitado a exercer a docência em matemática em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, assim como participar da organização e gestão de sistemas de educação e suas instituições de ensino, com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa. Conduz propostas que abordam temas transversais no processo educacional, promovendo o respeito às diferenças em suas múltiplas dimensões, e que contribuem para a interlocução entre a escola e a comunidade. Seleciona, desenvolve e avalia situações e materiais didáticos, considerando os conteúdos específicos, pedagógicos, as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, as possibilidades interdisciplinares e as diretrizes curriculares nacionais e outras determinações legais. Promove a integração das tecnologias educacionais e de informação e comunicação em sala de aula, favorecendo a aprendizagem, a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos. Possui uma postura investigativa que contribui para a elaboração de reflexões sobre a própria prática e para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, colaborando para a construção de conhecimento sobre questões de seu campo de atuação em um processo constante de formação continuada.
Atendimento Coordenação de Curso
Nome |
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quinta-feira |
Profº Me. Victor Vaz Pavani |
18h às 21h |
15h às 19h |
16h às 22h25 |
E-mail: |
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Avaliações do Curso
Projeto Pedagógico
Projeto Pedagógico do Curso
Para ingressantes a partir de 2023:
- Projeto Pedagógico do Curso - clique aqui
- Carga horária - 3359,5 horas
- Estrutura curricular - clique aqui
- Componentes curriculares com pré-requisitos - clique aqui
- Matriz de equivalência - clique aqui
Para ingressantes até 2022:
- Projeto Pedagógico do Curso - clique aqui
- Carga horária - 3360 horas
- Estrutura curricular - clique aqui
Docentes
TCC
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Obrigatório)
A inscrição para solicitar um professor orientador somente poderá ser realizada pelos alunos que satisfizerem os seguintes critérios:
- Ter sido aprovado, no mínimo, em 50% da carga horária das disciplinas do curso;
- Ter sido aprovado no componente curricular Metodologia da Pesquisa Científica.
As defesas programadas para o segundo semestre de 2024 deverão seguir os procedimentos abaixo:
- Entrega da versão final do texto para o orientador para encaminhamento à banca: até 06/11/2024;
- Defesas: dias 03, 04 e 05/12/2024;
- Entrega da versão final à Coordenação: até 13/01/2025.
Período de renovação de orientação para 2025/1 (para todos os estudantes que desenvolvem TCC): 09 a 13/12/2024.
Atualizado em 17/12/2024
Período de novas inscrições para desenvolvimento do TCC no 1º semestre de 2025: de 24/02 a 07/03/2025
O aluno que fizer a inscrição poderá enviar uma carta de apresentação que será direcionada aos professores orientadores indicados.
Divulgação dos resultados: Até 14/03/2025
Para os estudantes que iniciarão o TCC no primeiro semestre de 2025, é necessário preencher a folha resumo e cronograma e submetê-la para aprovação do Colegiado. A folha resumo deve ser enviada em formato PDF para a Coordenação até o dia 24/03/2025.
Professores Orientadores e suas Linhas de Pesquisa: clique aqui. Será atualizado em janeiro de 2025
As defesas programadas para o primeiro semestre de 2025 deverão seguir os procedimentos abaixo:
- Entrega da versão final do texto para o orientador para encaminhamento à banca: até 12/05/2025;
- Defesas: dias 26 e 27/05/2025;
- Entrega da versão final à Coordenação: até 30/06/2025
Período de Renovação de Orientação de TCC no 2º semestre de 2025 (para todos alunos que já estão desenvolvendo TCC): de 09/06 a 18/06/2025
Período para novas inscrições para 2025/2 (para os estudantes que ainda não desenvolvem TCC ou perdeu o vínculo com o professor orientador): 06 a 12/08/2025.
Divulgação dos resultados: Até 19/08/2025
Para os estudantes que vão iniciar o TCC no primeiro semestre de 2025, é necessário preencher a folha resumo e cronograma e submetê-la para aprovação do Colegiado. A folha resumo deve ser enviada em formato PDF para a Coordenação até o dia 01/09/2025.
As defesas programadas para o segundo semestre de 2025 deverão seguir os procedimentos abaixo:
- Entrega da versão final do texto para o orientador para encaminhamento à banca: até 13/10/2025;
- Defesas: dias 29, 30 e 31/10/2025;
- Entrega da versão final à Coordenação: até 01/12/2025.
Período de renovação de orientação para 2026/1 (para todos os estudantes que desenvolvem TCC): 08 a 12/12/2025.
Trabalhos apresentados em 2023: clique aqui.
Trabalhos apresentados em 2022: clique aqui.
Trabalhos apresentados em 2021: clique aqui.
Trabalhos apresentados em 2020: clique aqui.
Trabalhos apresentados em 2019: clique aqui.
Órgãos Colegiados
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Portaria - membros NDE: clique aqui.
Colegiado
Portaria - membros Colegiado: clique aqui.
Edital de Eleição: clique aqui.
Laboratório de Ensino
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - campus Itapetininga, é um espaço projetado para oferecer oportunidades de ensino-aprendizagem de matemática de forma mais significativa e prática.
No LEM, nossos estudantes e visitantes podem realizar atividades e experimentos relacionados à matemática, explorando conceitos e teorias de forma dinâmica e participativa. Oferecemos recursos didáticos como materiais manipulativos, jogos e livros para enriquecer o ensino-aprendizagem.
Participamos dos mais diversos eventos com o intuito de apresentar jogos e desafios matemáticos, confeccionados pelos nossos estudantes, para a divulgação da ciência e despertar o interesse de estudantes na disciplina de Matemática.
Se você quer visitar ou receber o LEM em seu evento, preencha o formulário abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1LrQKT4SB0XC6KPL0IcHC2fLad0mZYpqsiwvgfFk5pk0/edit
Estágio
Estágio Supervisionado (Obrigatório)
Manual do Estágio Supervisionado: clique aqui.
Formulários referente ao Estágio Supervisionado: clique aqui.
PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).
SELEÇÃO DE DISCENTES E PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/IFSP - 2024
Seleção de bolsistas (Professor supervisor - Edital e Aluno - Edital)
Retificações (Professor supervisor - Edital e Aluno - Edital)
Resultado Preliminar
Professor supervisor - Resultado
Aluno - Resultado
Coordenação de área da Licenciatura em Matemática: pibid.matematica.
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