Licenciatura em Física
Dados Gerais
VII EREFis - Encontro Regional de Ensino de Física.
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Objetivos:
O curso de Licenciatura em Física do Campus Itapetininga tem como objetivo formar professores com conhecimentos sólidos sobre conteúdos específicos da Física e da práxis docente e também que estejam habilitados para atuar no Ensino Médio e Superior, no Ensino Profissionalizante e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) através de ações pedagógicas baseadas no conhecimento científico.
Espera-se que ao final do curso, os estudantes sejam capazes de:
• Alcançar uma formação ampla nos princípios gerais e fundamentos da Física clássica e moderna para resolução e elaboração de situações problemas, sejam elas de caráter teórico ou experimental, buscando novas formas do saber e fazer científico;
• Compreender criticamente a ciência e a educação, como fenômeno cultural e histórico;
• Valorizar os princípios da educação continuada e da prática investigativa, buscando novas formas do saber e fazer científico e pedagógico;
• Oferecer condições para que ocorra a aprendizagem na Educação Básica, preferencialmente no Ensino Médio, pautando-se pelos princípios da inclusão em suas diversas modalidades de ensino e incorporando na prática docente os conhecimentos da Física;
• Atuar de forma ética e com responsabilidade social no ambiente profissional, respeitando direitos individuais e coletivos, diferenças culturais, sociais, políticas e religiosas, comprometendo-se com a preservação da biodiversidade;
• Relacionar conhecimentos e práticas da Física com outras áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade no saber e no fazer científico e pedagógico;
• Planejar e desenvolver diferentes atividades pedagógicas e educacionais que utilizem metodologias associadas a tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), assim como ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e recursos de educação a distância (EaD), de modo a ampliar as possibilidades de ação e ferramentas educacionais no ensino de Física;
• Compreender e fazer uso dos potenciais da educação em espaços não formais, seja para enriquecer experiências educacionais, seja para ampliar o acesso à educação e aos conhecimentos científicos fora de ambientes escolares;
• Participar da gestão escolar, analisando e implementando políticas, projetos e programas educacionais;
• Fornecer aos alunos a base para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.
VII EREFis
ISSN 2965-5455
EREFis Sétima Edição
De 16 a 18 de Outubro
Tema 2024
Guerras, Direitos Humanos, Inteligência Artificial:
como ficam a Física e seu Ensino nesse contexto?
O Encontro Regional de Ensino de Física (EREFis) é uma iniciativa promovida pelo curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Itapetininga. Desde seu início em 2017, o EREFis tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da comunidade acadêmica e profissional envolvida no ensino e na pesquisa da Física. Neste evento, educadores, pesquisadores e entusiastas da ciência se reúnem para compartilhar conhecimento, trocar experiências e explorar as mais recentes abordagens no campo do Ensino de Física.
O evento incluirá palestras especializadas, oficinas que promovem a interação entre teoria e prática, mesas-redondas para discussões sobre tópicos desafiadores e relevantes, além da apresentação de trabalhos acadêmicos pelos participantes. Pelo segundo ano consecutivo, a utilização de palestras remotas interativas permitirá a participação de palestrantes de diversas localidades do mundo.
A partir da sexta edição do evento, passamos a promover o encontro dos Professores de Física da Rede Estadual de Ensino, em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga (Derita), que convocou os professores para participarem do último dia do evento. Eles participaram de oficinas, assistiram a seminários e interagiram de maneira enriquecedora. Esta ação contou como formação continuada para a carreira dos professores, com certificação de 8 horas.
Sobre o tema central desta sétima edição: "Guerras, Direitos Humanos, Inteligência Artificial: como ficam a Física e seu Ensino nesse contexto?"
No atual cenário de guerras, direitos humanos e inteligência artificial, a Física e seu ensino desempenham um papel vital. Além de fornecer as bases tecnológicas, a Física fomenta o pensamento crítico necessário para abordar as implicações éticas e sociais dessas questões. Adaptar o currículo de Física para incluir essas discussões prepara os estudantes para enfrentar os desafios contemporâneos com responsabilidade e consciência social.
O ciclo de seminários desta edição focará principalmente nessa temática central, explorando as interseções entre Física, ética e sociedade. Além disso, haverão outras sessões de seminários sugeridas e organizadas pelos nossos estudantes, especialmente pelo Centro Acadêmico Marie Curie, que tem atuado ativamente no desenvolvimento de nossas ações.
Programação
*Programação sujeita a alterações.
Inscrições Para Palestras e Oficinas (Certificados Suap)
Revista de Anais do EREFis - ISSN 2965-5455
(Inscrições de Trabalhos Encerrada)
No ano de 2023, o evento estreou o primeiro anais do EREFIS com registro ISSN, consolidando sua importância. Educadores, pesquisadores e estudantes se reuniram para compartilhar conhecimentos, trocar experiências e explorar as mais recentes abordagens no campo do Ensino de Física. O Centro Acadêmico da Licenciatura em Física (CA Marie Curie) desempenhou um papel fundamental na organização e no sucesso desta iniciativa. Neste ano de 2024, contaremos com duas modalidades de resumos, o Relato de Experiência e o Trabalho de Pesquisa, a serem escolhidos no momento da submissão. Agradecemos a todos os participantes e convidamos à leitura dos trabalhos publicados, esperando que eles inspirem novas reflexões e práticas no ensino de Física.
Volume 4 - 2024 (Proposta de Capa da Revista)
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