PDI - Comissão Local do Plano de Desenvolvimento Institucional
2023
Objetivos
- Considerando a demanda de instrumentos de avaliação que permitam a análise e monitoramento do Planejamento Estratégico das IES, foi publicado o Decreto nº 5773/2006, instituindo a obrigatoriedade do PDI e descrevendo sua composição mínima que permitisse essa avaliação por parte do MEC.
- Alinhar as ações do IFSP às finalidades e características dos Institutos Federais previstas no artigo 6º da Lei 11982/2008
Equipe
- Carlos Henrique da Silva Santos (representante docente e presidente);
- Carlos Alberto Prudente (representante discente);
- Carolina Mandarini Dias (representante técnico-administrativa);
- Christian Tadeu Gilioti (indicação da gestão do Câmpus);
- Marcos Antonino Callegari (indicação da gestão do Câmpus).
Portaria de nomeação [Link]
Atas de Reuniões e Anexos
3a. Reunião - 08/03/2023 [Apresentação - Servidores | Alunos]
- Reunião PDI Local e CLF - 19/04/2023
- Reunião PDI Local e CSP - 04/05/2023
Propostas Recebidas
* apresentadas em ordem de recebimento pela comissão local do PDI
Bacharelado em Engenharia da Computação
Bacharelado em Engenharia Civil [Ata | Estrutura Curricular]
Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído
Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio [Ata | Estrutura Curricular]
Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Internet das Coisas
Formação Pedagógica para Graduados
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet
Técnico Integrado em Edificações [Ata | Estrutura Curricular]
[EXTINÇÃO] - Pós-Graduação Lato Sensu de Informática Aplicada à Educação
Planilhas de Impacto (Cenários)
A seguir seguem as análises de cenários com a planilha de impacto considerando as atualizações, exclusões e inclusões solicitadas internamente pelas áreas docentes:
<< Cenários elaborados para análise com a planilha de impacto >>
<< Planilha com análises dos cenários elaborados por diferentes parâmetros >>
<< Cenários Viáveis - Revisão após Palestras no Campus >>
<< Cenário Atual Revisado com Perfis Docente >>
Audiências Interna e Externa/Anexos
13/04/2023 - Ofício sobre os Trabalhos desenvolvidos pela CEIC do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA
25/05/2023 - Apresentação Audiência Externa - Câmara dos Vereadores de Itapetininga [Apresentação | Ata]
* Cartas de Solicitação de Cursos de Prefeituras e Câmaras Municipais Recebidas Pela Comissão
[06/06/2023 e 15/06/2023] - Apresentação Interna Prévia à Audiência [Apresentação | Planilha Resumo | Ata]
21/06/2023 - Audiência Interna [Planilhas com Cenários Considerados Viáveis | Apresentação | Ata]
17/07/2023 - Ofício DRG - Situação de Oferta do PROEJA no Campus Itapetininga
---------------------------- Anexos -------------------------------------
ANEXO 1 - Entrega sobre Missão, Visão e Valores
ANEXO 4 - Ata do CONCAM deliberando sobre o PDI 2024-2028
Canal do Youtube do Campus - Reunião do CONCAM deliberando o PDI 2024-2028
ANEXO 5 - Planilha de Impacto do Campus para o PDI 2024-2028 de acordo com deliberação do CONCAM
2025 - Atualização
Equipe
Portaria 04/2025 para nomeação da comissão que operou no mês de maio [link]:
- Carlos Henrique da Silva Santos (representante docente e presidente);
- Diego Henrique Santos Campos (representante discente);
- Thiago Thomaz Rolim (representante técnico-administra<vo);
- Christian Tadeu Gilioti (indicação da gestão do Campus);
- Ana Carolina Medeiros GaEo Vieira Carvalho (indicação da gestão do Campus).
Portaria 38/2025 para atualização de composiçã da comissão à partir de 29/05/2025 [link]:
- Carlos Henrique da Silva Santos Docente TITULAR PRESIDENTE
- Diego Henrique Santos Campos Discente TITULAR
- Thiago Thomaz Rolim Técnico-administrativo TITULAR
- Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira Carvalho Indicação da Gestão TITULAR
- Marcos Antonino Callegari TITULAR
- Gabriel Renato do Nascimento SUPLENTE
Atas de Reuniões e Anexos
05/05/2025 - Reunião com a comissão central - https://drive.google.com/file/d/14FaYwvsmdmlC6UxZPGci5mEYIJoXNFYe/view
09/05/2025 - 1a. Reunião da Comissão Local - Revisão da Reunião com a Comissão Geral, planejamento do processo de atualizarção e deliberações [Ata]
15/05/2025 - Reunião Aberta a Comunidade para esclarecimentos sobre o processo de atualização do PDI [Ata]
22/05/2025 - Reunião com representante da Comissão Especial de Compras e Acompanhamento das Ações de Alimentação Escolar – PNAE do IFSP Campus Itapetininga e com Assistencia Social do Campus
[Ata] [Ofício encaminhado pela comissão ao PDI Local] [Ofício CAE sobre Disponibilidade de Salas no Período Matutino]
02/06/2025 - Reunião com os coordenadores de cursos [Ata]
Procedimento de Trabalho da Comissão Local
Temos trabalhado com comunicação formal por e-mail e reuniões no campus para esclarecimentos. Assim como em 2023, temos buscado adotar o máximo possível de transparência e comunicação com a comunidade para atender as demandas institucionais.
Criamos uma planilha listando todos as disciplinas dos cursos estabelecidos em 2023 para este PDI para o cômputo das cargas em cada curso. Dessa listagem geral, separamos em duas abas para cada curso, uma com sua respectiva atribuição como indicada na planilha geral e outra gerada de maneira dinâmica para cômputo automatizado dos somatórios de carga horária por perfil docente.
Com isso levantado, informações dos perfis docente extraídos do SUAP e um levantamento de salas obtidos junto a CAE, preenchemos a planilha de impacto atualizada e solicitada pela comissão central.
Em nossa primeira reunião da comissão estabelecemos um cronograma de trabalho considerandos as entregas demandadas pela comissão central, sendo:
1a. Entrega Relatório que deve entregue dos itens 1 ao 6 disponível aqui e que teve como prazo 30/05/2025, com submissão via e-mail;
2a. Entrega de Relatório Completo, Planilha de Impacto e demais documentos via processo SUAP (inclusive atas de audiências e deliberações do CONCAM) até 01/09/2025.
Para isso, a comissão local elaborou o seguinte cronograma de atividades:
Item |
Descrição da Atividade |
Prazo |
1 |
Redação do relatório final dos itens 1 a 6 |
20/05/2025 |
2 |
Revisão por pares do Relatório Final |
25/05/2025 |
3 |
Preenchimento da Planilha de Impacto |
30/05/2025 |
4 |
Revisão do Preenchimento da Planilha de Impacto |
08/06/2025 |
5 |
Comunicado dos processos de atualização do PDI à comunidade |
12/05/2025 |
6 |
Recebimento dos pedidos de atualização, inclusão ou exclusão de cursos com estrutura curricular já indicando o perfil docente para cada disciplina com reunião aberta para esclarecimentos no dia 15/05 às 17h. |
09/06/2025 |
7 |
Audiência interna - Revisão da Planilha de Impacto, Esclarecimentos e Apresentação de Cenários (Adicionado no dia 12/06/2025 para atender demandas da comunidade interna) |
18/06/2025 |
7 |
Estudos e preenchimento de cenários |
27/06/2025 |
8 |
Audiência com a comunidade |
08/07/2025 |
9 |
Preenchimento do relatório final completo |
18/07/2025 |
10 |
Revisão do relatório final |
25/07/2025 |
11 |
Elaboração e submissão do processo à comissão central |
25/08/2025 |
Solitações recebidas das CEICs/NDEs dos cursos
* Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas - Portaria do NDE e Ata da Reunião com planilha contendo estrutura curricular do curso
* Curso de da Pós-graduação em Sustentabilidade no Ambiente Construído justificando a não abertura de turma prevista no PDI 2023/2029 e pedido de não ofertar turma até que seja recomposto o quadro de professores na área de Edificações Ata da Reunião
* Bacharelado em Engenharia Mecânica - Ata de Reunião e Planilha Atualizada- Deliberação por atualizações de perfis docentes e correções na planilha quanto a carga horária de disciplinas.
* Licenciatura em Física - Ata de Reunião - Deliberação por atualizações de perfis.
* Tecnológo em Mecatrônica - Portaria da CEIC, Ata da Reunião e Planilha com Estrutura Curricular, proposta de novo curso de graduação para iniciar no primeiro semestre de 2027 no período noturno com 40 vagas. Planilha atualizada pelo NDE depois da apresentação no dia 18/06.
* Orientação de interrupção da oferta do curso: Programa Especial de Formação de Docentes para Educação Básica a partir de 2026 - Ata da Reunião e Portaria do NDE
* Técnico Integrado em Eletromecânica - Ata de Reunião - Atualizações de perfis docentes em disciplinas e considerações Libras e Espanhol.
* Técnico Concomitante/Subsequente em Eletromecânica - Ata de Reunião - Deliberação por atualizações de perfis e substituição pelo curso Técnico Concomitante/Subsequente em Mecatrônica.
* Técnico Concomintante/Subsequente em Informática - Ata de Reunião - Mudança de oferta para bienal e no período noturno.
* Técnico Concomitante/Subsequente em Manutenção de Máquinas Industriais - Portaria da CEIC, Ata de Reunião e Planilha com Estrutura Curricular - Proposta de curso novo para iniciar em 2027 em substituição ao Técnico Concomitante/Subsequente em Mecânica (conforme ata desta CEIC).
* Técnico Concomitante/Subsequente em Mecânica - Ata de Reunião - Atualizações de perfis docentes em disciplinas.
* Técnico Concomitante/Subsequente em Mecatrônica - Portaria da CEIC, Ata da Reunião e Planilha com Estrutura Curricular, houve indicativo pelo e-mail do demandante indicando substituição de curso em que a comissão local solicita documental com maiores esclarecimentos sobre a proposta, pois na ata não consta a informação.
* Técnico Integrado em Edificações - Atualização da Estrutura Curricular aprovada do curso e dos perfis docente do curso iniciado neste ano de 2025 e submetido à análise da comissão local em 2023. Ata da Reunião e Planilha com Perfil Docente
* Técnico Concomitante/Subsequente em Edificações - Atualização de perfil e atribuição docente no curso - Ata da Reunião e Planilha com Perfil Docente
Cenários
Cenário 1: Considerando todas as propostas feitas pelas CEIC/NDE para a primeira atualização do PDI [Planilha]
Cenário 2: Considerando o Cenário 1, balizadores necessários para oferta de curso e esforço docente em carga horária seguindo a Resolução 109 de 2015, em que os coordenadores podem atribuir até 12 horas de aula por professor, obteve-se a [Planilha] deste cenário.
Cenário 3: Com a apresentação realizada no dia 18/06 de que os balizadores não atendiam para a oferta do Técnico em Mecatrônica e a Tecnologia em Mecatrônica, os participantes deste NDE solicitaram ainda a atualização da planilha por e-mail no dia 01/07 e recebemos no dia 02/07 a planilha para reanálise. Também naquela reunião solicitaram que apresentássemos um cenário sem o técnico em Mecatrônica e adicionando a Tecnologia em Mecatrônica resultando na [Planilha] apresentada neste cenário.
Assembléias Realizadas
1a. Assembléia Interna de Revisão do PDI 2025/2029 - 18/06/2025 à partir das 14 horas.
- Formulário para solicitar correções na planilha de impacto ou dúvidas [Acesse Aqui via e-mail institucional]
- Planilha de Impacto Atualizada com as propostas recebidas até 09/06/2025 [Download]
- Planilha de controle com disciplinas e perfis docentes atualizada pelas CEICs/Colegiados/NDE até 09/06/2025 [Download]
1a. Assembléia Externa de Revisão do PDI 2025/2029 - 08/07/2025 - Recebimento das propostas e apresentação dos cenários consolidados
- Apresentação Realizada na Assembléia
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