EREFIS - Encontro Regional de Ensino de Física

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h47 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 15h47

ISSN 2965-5455

O VI Encontro Regional de Ensino de Física é uma iniciativa promovida pelo curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Itapetininga.

Desde o seu início em 2015, o EREFIS têm desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da comunidade acadêmica e profissional envolvida no ensino e na pesquisa da Física. Neste evento, reúnem-se educadores, pesquisadores e apaixonados pela ciência para compartilhar conhecimento, trocar experiências e explorar as mais recentes abordagens no campo do Ensino de Física.

O evento abrangerá palestras especializadas, oficinas que visam promover a interação entre teoria e prática, mesas-redondas para discussões sobre tópicos desafiadores relevantes, e a apresentação de trabalhos acadêmicos por parte dos participantes. Pelo segundo ano consecutivo, a utilização de palestras remotas interativas permitirá que palestrantes de diversas localidades do mundo possam participar de nosso encontro.

Dentre os nossos objetivos, podemos destacar:

• Integrar os estudantes da física de outras faculdades

• Ampliar a visão da aplicação da física

• Discutir e amadurecer assuntos desafiadores da área.

• Valorizar a divulgação científica e a apresentação da ciência de base.

• Explorar abordagens e metodologias inovadoras integrando tecnologia no ensino.

• Promover a troca de experiências e a atualização sobre as novas tendências educacionais.

• Fortalecer redes profissionais e estimular debates construtivos.

• Estimular a colaboração regional e a apresentação de trabalhos

O tema central desta sexta edição será "As Diferentes Áreas de Atuação da Física", que irá destacar as múltiplas facetas da carreira de um físico, desde pesquisa e inovação até educação e aplicações práticas, esperamos fomentar discussões que inspirem e informem nossos participantes sobre as diversas oportunidades que essa carreira oferece.

Contamos com sua participação neste evento enriquecedor e convidamos você a contribuir com suas ideias, perspectivas e conhecimento.

Inscrições de trabalhos prorrogadas até o dia 27/09/23

Mais informações e inscrições pelo link:

Edições Anteriores dos Anais

Abaixo os anais de resumos dos últimos encontros.

EREFIS- Vol I; ano 2019

EREFIS - Vol II; ano 2022

Edição atual: Anais, Volume 3, 2023.

Tema: Diferentes áreas de atuação da física

Periodicidade da publicação: Publicação anual

Idioma aceito aos artigos: Português

EREFIS- Vol III; ano 2023

Normas para publicação:

A cada edição do Encontro Regional do Ensino de Física, as instruções aos autores são apresentadas na plataforma do próprio evento e atualizada nesta página dos Anais.
A formatação básica para publicação segue conforme abaixo:
Tamanho do papel: A4
Fonte: Times New Roman – 11 pt;
Espaçamento: 1,5
Margens:
Superior: 3 cm;
Inferior: 2 cm;
Esquerda: 3 cm;
Direita:2cm
O número de palavras deve estar compreendido entre 300 e 2000 palavras, incluindo o título, resumo, abstract, tabelas, quadros, figuras e referências bibliográficas.
Recomenda-se que os artigos não devam ser redigidos na primeira pessoa do singular ou do plural, devendo-se dar preferência às formas impessoais do discurso, como os verbos em terceira pessoa, os verbos no infinitivo ou os verbos essencialmente impessoais.

Expediente:

Encontro Regional de Ensino de Física.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itapetininga  São Paulo-2023

Coordenadores responsáveis:
Alberto Luís Dario Moreau
Ariane Braga de Oliveira.

Arte da Capa e Logotipo:
Renato Takeshi Sugohara
Caio Felipe de Oliveira Lutfi

Equipe Técnica-Científica:

André Coelho da Silva
Emanuel Benedito de Melo
Jonny Nelson Teixeira

Lucélia Miranda Massoni

Paulo Rogério Massoni

Renato Takeshi Sugohara
Vagner Romito de Mendonça
Vicente Pereira de Barros