Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP Campus Itapetininga abre inscrições para Intercâmbio na Argentina em 2026

Estudantes do Técnico Integrado podem concorrer a uma vaga com auxílio de R$ 6 mil para experiência acadêmica de sete dias na Argentina; inscrições abertas até o dia 25 de abril.

  • Publicado: Terça, 07 de Abril de 2026, 17h19
  • Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2026, 11h12

Estão abertas, a partir do dia 07 de abril de 2026, as inscrições para o edital anual de mobilidade internacional, promovido pela ARINTER (Coordenação de Relações Internacionais do IFSP), em diálogo com o Campus Itapetininga.

A iniciativa tem como objetivo selecionar estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para participação em um programa de intercâmbio acadêmico na Argentina, com realização prevista para o segundo semestre de 2026. O programa representa uma das ações mais consolidadas da política de internacionalização do IFSP, proporcionando aos estudantes uma experiência formativa ampliada, com desenvolvimento acadêmico, cultural e pessoal em contexto internacional.

Sobre a Vaga e o Auxílio

O edital disponibiliza 01 (uma) vaga para intercâmbio de curta duração (7 dias). Para viabilizar a participação, o Campus Itapetininga destinará um recurso financeiro de R$ 6.000,00 (seis mil reais), destinado a custear passagens aéreas, acomodação, seguro-viagem, alimentação e deslocamento interno. O(A) estudante selecionado(a) será acompanhado(a) por servidores do IFSP durante toda a viagem.

Quem pode se candidatar?

  • Para participar da seleção, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:
  • Estar regularmente matriculado em um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFSP;
  • Não estar no primeiro ano/semestre do curso (é necessário possuir Índice de Rendimento Acadêmico - IRA);
  • Possuir IRA mínimo de 7,0 no momento da candidatura;
  • Possuir 2 cartas de recomendação de professores do IFSP que atuam no curso, ou que tenham orientado o(a) candidato(a) em projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão e que recebam a classificação de “Recomendação ao Intercâmbio”, conforme informações específicas que serão apresentadas posteriormente no presente edital;
  • Apresentar declaração de autorização de responsável, que pode ser seus progenitores ou qualquer pessoa legalmente autorizada para cumprir esta função (Anexo I);
  • Não ter sido contemplado em editais anteriores de mobilidade.

Inscrições e Seleção

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico até as 23h59 do dia 25 de abril de 2026.

A classificação final será calculada pela seguinte fórmula:

(Nota de IRA x 2) + Soma dos Critérios Qualitativos + Pontuação de Assistência Estudantil = Resultado Final

Os critérios qualitativos incluem a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, apresentação em eventos, publicações acadêmicas e premiações em olimpíadas do conhecimento. Estudantes beneficiários de programas de assistência estudantil recebem 1,0 ponto extra.

Cronograma

Com base no edital, o cronograma das fases e prazos está definido da seguinte forma:

  • Publicação do edital: 07/04/2026.
  • Submissão das inscrições: De 07/04/2026 a 25/04/2026.
  • Recebimento das cartas de recomendação emitidas pelos(as) professores(as): Até 28/04/2026.
  • Divulgação preliminar dos(as) estudantes classificados(as): 18/05/2026.
  • Recursos solicitando revisão do resultado preliminar: 19 a 20/05/2026.
  • Resultados dos pedidos de recursos: 22/05/2026.
  • Resultado final: 25/05/2026.
  • Previsão da viagem: Entre os meses de setembro e outubro de 2026.

Para mais informações e acesso ao EDITAL Nº 24-2026 - CRI-PRX-PRX-RET-RET-IFSP, os interessados devem consultar o portal oficial do IFSP ou entrar em contato com a Arinter pelo e-mail: editalarinter@ifsp.edu.br.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página