Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Itapetininga promove primeira feira do projeto Quintais Produtivos, em parceria com o MDA

  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 14h51
  • Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 18h40

O IFSP Campus Itapetininga realizou nesta quinta-feira (5) a primeira feira de comercialização de alimentos saudáveis produzidos pelas participantes do projeto Quintais Produtivos, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRX) e coordenação do professor Rodrigo de Benedictis Delphino. O evento marca o início das atividades de comercialização do Coletivo Agroecológico Orgânicas, formado por cinco mulheres em situação de vulnerabilidade social que recebem formação e desenvolvem tecnologias agroecológicas e solidárias.

Sobre o projeto Quintais Produtivos

Criado pelo MDA, o Quintais Produtivos tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da adoção de práticas agroecológicas, solidárias e sustentáveis. A iniciativa inclui capacitação, assistência técnica e suporte financeiro, contribuindo para a geração de renda e a segurança alimentar.

No Campus Itapetininga, o projeto local, coordenado pelos professores Christian Tadeu Gilioti e Juliano Ricciardi Floriano Silva, foi iniciado em julho de 2024 e se estenderá até dezembro de 2025. As participantes foram selecionadas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e recebem uma bolsa mensal de R$ 700,00. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã ou tarde, e têm como objetivo proporcionar formação agroecológica, promover a geração de renda e incentivar a produção e comercialização de alimentos saudáveis.

A feira realizada nesta semana é um dos resultados práticos do projeto, que combina capacitação com empreendedorismo. As mulheres do Coletivo Orgânicas comercializaram hortaliças cultivadas de forma sustentável, demonstrando na prática a viabilidade econômica e ambiental da agroecologia.

Integração com outros projetos do Campus

O Quintais Produtivos se conecta também com outro projeto desenvolvido pelo Campus Itapetininga, a "Horta Agroecológica: a produção de hortaliças e legumes para complementar a alimentação discente do Campus Itapetininga". A iniciativa da horta, iniciada em 2023 com recursos da Pró-Reitoria de Extensão (PRX), e coordenada pelo professor Juliano Ricciardi Floriano Silva, foi a base para a infraestrutura utilizada atualmente pelas mulheres do Projeto Quintais Produtivos. A experiência acumulada com a horta permitiu que o conhecimento agroecológico existente no Campus fosse ampliado e aplicado em uma área maior, fortalecendo tanto a produção de alimentos para os estudantes quanto a formação das participantes do Quintais Produtivos.

O IFSP Campus Itapetininga agradece aos parceiros locais, incluindo Ita Aços, Fazenda Di Fiori, Nicoletti Máquinas e a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), que contribuíram para a estruturação da horta e do espaço de produção.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página