Estudantes de Engenharia Mecânica do IFSP Itapetininga compartilham experiências enriquecedoras em intercâmbio internacional
Três estudantes do curso de Engenharia Mecânica do IFSP Campus Itapetininga viveram experiências inesquecíveis em seus intercâmbios internacionais realizados nos últimos semestres. A mobilidade estudantil, promovida pelo Programa de Mobilidade Estudantil Internacional do IFSP em parceria com instituições portuguesas, proporcionou aos alunos Gustavo Almeida Sabariego, Gabriel Gineis de Vasconcelos e Ana Carolina Machado de Oliveira a oportunidade de explorar novos horizontes acadêmicos e culturais, enquanto estiveram matriculados no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.
Gustavo: aprendizado além da sala de aula
Para Gustavo Almeida Sabariego, o intercâmbio foi um marco. “Como aluno do Instituto Federal, Campus Itapetininga, tive a oportunidade de participar de um intercâmbio com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e posso afirmar que foi a melhor experiência da minha vida!”, declarou.
Gustavo destacou as visitas técnicas e as diferenças culturais e educacionais entre Brasil e Portugal. “Durante meu tempo em Portugal, tive a oportunidade de visitar empresas do setor metalmecânico, o que me fez perceber as diferenças entre o Brasil e Portugal em relação à Indústria 4.0. Enquanto eles avançam com manufatura e processos automatizados, aqui no Brasil ainda vemos uma predominância de trabalhos braçais em alguns modelos de trabalho”, explicou.
Além disso, ele aproveitou a oportunidade para conhecer outros países. “Pude explorar outros nove países durante minha estadia, uma oportunidade que nunca pensei que teria. Com um planejamento financeiro chamado de low cost pelos europeus, consegui fazer roteiros incríveis, o que tornou a viagem ainda mais memorável.”
Gabriel: crescimento e conexões humanas
Gabriel Gineis de Vasconcelos descreveu a ansiedade inicial e a superação dos desafios. “Durante todo o processo houve vários momentos em que surgiam dúvidas: ir ou não ir? Vai dar tudo certo? Estou pronto para isso? E no fim só posso dizer como fico feliz por não ter desistido.”
Ele enfatizou a importância das relações humanas no intercâmbio. “O primeiro e maior impacto são as pessoas que conhecemos, cada uma delas acrescentando e lapidando mais a nossa forma de ver as coisas, sejam outros alunos, professores ou amigos que fazemos durante as viagens. Um intercâmbio te faz crescer de várias maneiras: aprender a ser mais independente, a se adaptar a novas situações e a valorizar as diferenças culturais.”
Apesar da saudade, Gabriel afirmou que tudo valeu a pena. “Quando voltamos para casa, as coisas não são como eram antes, seja pouco ou muito você muda. Sempre somos recebidos pela pergunta: ‘Valeu a pena?’. E nessa hora, cada lugar, pessoa e experiência nova que me transformou passa pela minha cabeça, e faz dessa a pergunta mais fácil de se responder: ‘Com certeza!’”
Ana Carolina: a realização de um sonho
Para Ana Carolina Machado de Oliveira, a experiência foi a realização de um sonho de infância. “Viver isso foi como voltar para o passado e falar para aquela criança que sempre sonhou com isso: nós conseguimos, e foi uma das melhores experiências da sua vida.”
Ana destacou o impacto pessoal e profissional do intercâmbio. “Estudar fora é muito mais do que estudar. É saber que as pessoas que você mais ama no mundo estão a milhares de quilômetros de distância, é ter que criar uma rotina do zero, em um país com cultura, alimentação, língua e jeitos diferentes. É você embarcar para o novo sem saber o que te espera e, no final dos seis meses, você irá embora de casa para ir para a casa.”
Ela também reforçou a importância de viver intensamente cada momento. “Um sonho vale as noites sem dormir, os finais de semana estudando, a dor de abdicar do tempo com a família, porque, no final, a vida é feita de sonhos. A vida é feita dos momentos em que vivemos, e cada dia nos dá uma nova oportunidade de tirá-los do papel.”
Impacto transformador
As vivências de Gustavo, Gabriel e Ana Carolina ilustram o impacto positivo da mobilidade estudantil. Além do aprendizado técnico, os estudantes adquiriram experiências culturais, emocionais e profissionais que transformarão seus percursos pessoais e profissionais.
Para informações sobre intercâmbios, acesse o site da Assessoria de Relações Internacionais do IFSP: https://ifsp.edu.br/
Redes Sociais