Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NUGS lança cartilhas sobre gênero, sexualidade e políticas de ações afirmativas no IFSP

  • Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2024, 17h39
  • Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2024, 17h44

O Núcleo de Gênero e Sexualidade (NUGS) do IFSP lançou duas cartilhas que promovem o letramento sobre gênero, sexualidade e o acesso às políticas de ações afirmativas na instituição. Os documentos, intitulados A Política de Ações Afirmativas no IFSP: Um Olhar para as Questões de Gênero e Sexualidade e Vamos Falar de Gênero e Sexualidade no IFSP?, foram elaborados para tornar essas informações mais acessíveis e organizadas.

A cartilha “A Política de Ações Afirmativas no IFSP: Um Olhar para as Questões de Gênero e Sexualidade” foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho da Ação Afirmativa do NUGS. Seu objetivo é tornar o acesso às políticas afirmativas mais claro, levando em conta as questões de gênero e sexualidade. Segundo Rosa Amélia, coordenadora do NUGS, “a questão é como discutir as ações afirmativas no IFSP tornando o direito de acesso e permanência efetivos, levando-se em conta as questões de gênero e sexualidade. Afinal, democracia só se constrói quando todas as pessoas são verdadeiramente incluídas”. A cartilha orienta sobre os tipos de cotas existentes, a distribuição de vagas e a inclusão de pessoas trans, uma pauta reiteradamente problematizada pelo NUGS. “Procuramos fazer o documento mais completo possível”, destacou Luciano Lira, mediador da pesquisa.

Já a cartilha “Vamos Falar de Gênero e Sexualidade no IFSP?”, elaborada pelo professor Luciano Lira, foi criada para promover o letramento e a valorização da diversidade no ambiente acadêmico. O documento busca esclarecer aspectos do reconhecimento e da valorização do que consideramos “intrinsecamente humano, saudável e digno de nota: a diversidade”. Rosa Amélia destacou que “a cartilha abre, com muito vigor, a sessão de novos lançamentos do NUGS”, refletindo o empenho do núcleo em promover práticas educativas verdadeiramente emancipadoras.

Ambos os documentos representam o esforço coletivo do NUGS em disseminar informações essenciais para um ambiente mais inclusivo no IFSP. Clique nas imagens para ter acesso às cartilhas.

         

.

registrado em:
Fim do conteúdo da página