Professor do IFSP Itapetininga publica artigo sobre decolonialidade e humanidade em revista Qualis A1

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 12h35
  • Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 12h35

O professor Ivan Fortunato, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, acaba de publicar o artigo intitulado “Comentario a pensar lo humano desde transepistemes en la decolonialidad planetaria-complejidad: un pensar urgente e necesário” na Revista TRANS/FORM/AÇÃO, classificada como Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O artigo promove um diálogo direto com a pesquisa de Milagros Elena Rodríguez, professora titular da Universidad de Oriente, na Venezuela.

Por meio de uma discussão rizomática, decolonial e crítica, o estudo propõe uma reconexão com a essência humana. O texto reflete sobre como o avanço das tecnologias e a crescente dependência de máquinas estão afastando os seres humanos da vida orgânica e daquilo que nos define enquanto humanos. A pesquisa busca, portanto, oferecer um olhar profundo e necessário sobre a complexidade da decolonialidade e os desafios contemporâneos de reconectar a humanidade à sua própria natureza.

A Revista TRANS/FORM/AÇÃO, vinculada à Universidade Estadual Paulista (UNESP), tem como objetivo divulgar pesquisas filosóficas consolidadas e contribuir com a socialização de temas relevantes para o desenvolvimento do conhecimento. O artigo do professor Ivan Fortunato está disponível para leitura em espanhol e pode ser acessado em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16420/17035

A publicação reforça o impacto acadêmico do IFSP Campus Itapetininga e sua contribuição para discussões filosóficas e decoloniais em âmbito internacional.