Estudantes do IFSP Itapetininga participam do VIII CONEMAC

• Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 17h18
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 12h22

Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou o VIII Congresso de Extensão e VIII Mostra de Arte e Cultura (CONEMAC), no Campus Avaré. O evento reuniu extensionistas de diversos campi do IFSP, além de outras instituições, para uma intensa troca de experiências, reflexões e práticas culturais. O CONEMAC combinou arte, cultura e extensão, por meio de apresentações de música, dança, artes cênicas, visuais, cineminuto e muito mais.

O IFSP Campus Itapetininga foi representado por três projetos que se destacaram pela criatividade, abordando desde saúde mental até educação financeira e a luta pela terra.

Saúde mental en(cena)

Um dos trabalhos apresentados no Congresso de Extensão foi o projeto "Saúde mental en(cena): reflexão coletiva e produção audiovisual na comunidade escolar", orientado pela professora Regiani Zornetta. Desenvolvido pelos estudantes Heitor de Lima Elias e Kaio Augusto de Almeida Brito, o projeto busca criar soluções para questões que afetam a saúde mental em escolas estaduais de Itapetininga. Através de sessões de filmes e oficinas de produção audiovisual, os participantes da comunidade escolar são incentivados a refletir sobre temas sensíveis à saúde mental. O objetivo do projeto é proporcionar um espaço de escuta, acolhimento e aprendizagem, que promova a igualdade social e disseminar uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que proporciona o acesso a diferentes linguagens, como a impressa, televisiva e multimídia, para interpretar a realidade.

Formação de professores de Matemática a partir da feira

Outro projeto apresentado no Congresso de Extensão foi "Formação de professores de Matemática a partir da feira", desenvolvido pelos estudantes Brian Yohan Corrêa Alves Leonel e Lucas Matheus de Freitas, sob orientação do professor Paulo Henrique Correia Araujo da Cruz . O trabalho explorou a produção de vídeos educativos sobre educação financeira, baseados em dúvidas coletadas em feiras livres da cidade de Itapetininga. Com foco na curricularização da extensão, o projeto teve como objetivo aproximar futuros professores da Matemática das demandas reais da comunidade.

Além da apresentação no CONEMAC, dois vídeos do projeto foram aprovados para um festival nacional de vídeos digitais, sendo um deles finalista. A proposta exemplificou como tecnologias digitais podem ser integradas ao processo de ensino, promovendo uma educação mais imersiva e prática.

A playlist com todos os vídeos do projeto estão disponíveis aqui.

Terra para toda esta gente

No Encontro de Arte e Cultura, o destaque ficou por conta do documentário "Terra para toda essa gente". A obra, que retrata a vida e luta de uma família de camponeses do assentamento Carlos Lamarca, em Itapetininga, foi desenvolvido sob a orientação dos professores Christian Gilioti e Juliano Ricciardi F. Silva. O documentário é resultado do Projeto de Extensão Cinema Popular do IFSP Campus Itapetininga e contou com a colaboração dos estudantes Jacqueline de França Gomes, Paloma Salvia Paques e Iury Lima Nakaoshi, e das voluntárias Isabela Sessa e Luna Formaggi O documentário apresenta as tradições, a memória e a resistência dessa comunidade, destacando a agroecologia e o teatro de Bertolt Brecht como formas de expressão e luta.

Elenco: José André da Silva; Rosa Maria da Silva; Leopoldo Norberto da Silva; Eugênia Inês da Silva; Geralda Vitor de Melo; José Erculano da Silva; Mateus da Silva Ferreira; Antônio Felix da Silva; Samira Lara da Silva Menos; Samuel da Silva Abreu; Pedrelina Henrique da Silva; Edna Aparecida da Silva; Sandra Aparecida da Silva; Maíra Silva de Santana. Roteiro: Juliano Ricciardi F. Silva; Jacqueline de França Gomes. Direção: Christian Tadeu Gilioti. Produção: Projeto de Extensão Cinema Popular - IFSP Campus Itapetininga e Coletivo 015. Fotografia: Iury Nakaoshi; Luna Formaggi; Paloma Salvia Paques. Edição: Juliano Ricciardi F. Silva; Jacqueline de França Gomes. Som: Iury Nakaoshi. Arte: Isabela Sessa. Trilha: José Erculano da Silva.

Experiências culturais e impacto social

O VIII CONEMAC ofereceu uma ampla gama de experiências culturais e educativas, incentivando a reflexão e a prática por meio de diversas formas de arte. Música, dança, artes visuais e audiovisuais foram explorados, promovendo a integração entre extensão, arte e cultura.

A participação dos projetos do IFSP Itapetininga no VIII CONEMAC evidenciou o impacto da extensão e da arte na formação cidadã. Os projetos apresentados demonstraram como a educação pública pode se conectar com as demandas da sociedade, promovendo transformação social e enriquecimento cultural.