Professor do IFSP Itapetininga publica artigo em Revista Qualis A1 sobre biopolítica e decolonização na educação

• Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 14h05
  • Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2024, 14h07

O professor Ivan Fortunato, do IFSP Campus Itapetininga, em colaboração com a pesquisadora Milagros Elena Rodriguez, da Universidade de Oriente, Venezuela, publicou recentemente o artigo “Biopolítica, decolonización y escuela: ¿Cuál es el lugar de enseñanza?” na revista Espirales. Classificada como Qualis A1, a mais alta qualificação no sistema de avaliação de periódicos, a Espirales é uma revista vinculada ao Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

O artigo aborda o papel da escola na biopolítica decolonial, discutindo como as políticas neoliberais silenciosas, baseadas no racismo, na xenofobia, na homofobia e na aporofobia, influenciam o ensino. Fortunato e Rodriguez argumentam que é necessário construir uma Didática que atenda ao movimento decolonial, reconhecendo a escola como uma instituição burocrática que serve ao status quo. Eles criticam a ideia de que a ascensão social é alcançada apenas pelo esforço individual, destacando que essa visão esconde as profundas desigualdades estruturais que deixam muitos para trás.

A revista Espirales é dedicada à integração da América Latina e do Caribe, oferecendo uma plataforma para pesquisas que apresentem uma visão crítica da realidade latino-americana e das possibilidades de integração no cenário internacional. O artigo completo, disponível em espanhol, pode ser acessado através do link: https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/4663.

Autores: Ivan Fortunato*; Milagros Elena Rodriguez**

*Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga

** Universidade de Oriente, Venezuela.