Servidores e aluno do IFSP Itapetininga publicam artigo sobre tratamento térmico pré-soldagem em parceria com pesquisadores da Unesp

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 12h06
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2024, 14h39

Os professores Luiz Fernando Frezzatti Santiago, Eli J. da Cruz Junior e Francisco M. F. A. Varasquim, juntamente com o servidor Alexandre da Costa Faustino e o estudante Raul Henrique Ribeiro, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira, publicaram um artigo científico na revista "Observatorio de la Economia Latinoamericana", classificada como Qualis A4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O estudo intitulado "Efeito do tratamento térmico pré-soldagem no balanço de fases dos aços inoxidáveis superduplex soldados pelo processo GTAW" investiga o impacto do pré-aquecimento do substrato na microestrutura do cordão de solda do aço inoxidável superduplex UNS S32750. Um dos diferenciais deste artigo é a colaboração entre docentes, um técnico de laboratório e um aluno do curso de Engenharia Mecânica do IFSP Itapetininga, através do Núcleo de Pesquisa em Soldagem Avançada (NuPeSA) do Campus . O projeto faz parte da Iniciação Científica (IC) financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolvida pelo aluno Raul Henrique Ribeiro, cujos resultados parciais culminaram na publicação deste estudo.

O artigo, disponível em português para acesso aberto, pode ser consultado aqui.

A pesquisa examinou os efeitos do tratamento térmico pré-soldagem na microestrutura do aço inoxidável superduplex, material amplamente utilizado em indústrias como a de óleo e gás e offshore devido à sua resistência mecânica e à corrosão. O estudo concluiu que, embora o tratamento térmico não tenha gerado uma microestrutura perfeitamente equilibrada, o aumento das frações volumétricas de austenita alcançado permite a aplicação industrial do processo GTAW nos aços superduplex.

A colaboração entre estudantes, servidores e docentes do IFSP Campus Itapetininga demonstra a capacidade da instituição em realizar pesquisas científicas de qualidade, contribuindo para o avanço do conhecimento e das práticas industriais no Brasil.

Autores: Gabriela Pereira Lemos**, Alexandre da Costa Faustino*, Raul Henrique Ribeiro*, Luiz Fernando Frezzatti Santiago*, Eli J. da Cruz Junior*, Francisco M. F. A. Varasquim*, Vicente Afonso Ventrella**, Aparecido Carlos Gonçalves**

*Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga

**Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Engenharia Mecânica, Campus de Ilha Solteira