Estudantes de Engenharia Mecânica desenvolvem projetos de Robótica Industrial

• Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 14h22
  • Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h36

Os alunos do 9º semestre do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga realizaram, neste semestre, um projeto prático e desafiador na disciplina de Robótica Industrial, sob orientação do Prof. Dr. Cristhiano da Costa Herrera. A atividade envolveu a construção e a programação de um braço robótico, adquirido em forma de kit, para executar uma tarefa de troca e reposição de peças, proporcionando uma valiosa experiência de aprendizado aos futuros engenheiros.

O desafio proposto aos estudantes consistia na montagem do braço robótico, equipado com quatro servomotores, permitindo o movimento em uma área ao redor do ponto de fixação do braço. O objetivo era desenvolver um programa capaz de realizar a troca de posição de duas peças, situadas uma à direita e outra à esquerda do braço, e, em seguida, desfazer a troca, retornando as peças às suas posições iniciais.

Os alunos enfrentaram diversas etapas durante o projeto, desde a montagem física do braço robótico até a criação de algoritmos que garantissem a precisão dos movimentos necessários para realizar a tarefa solicitada. Cada grupo de estudantes também foi responsável por elaborar uma apresentação, na qual descreveram detalhadamente as fases do desenvolvimento, as dificuldades encontradas e o funcionamento do programa que controlou o braço robótico.

Além das apresentações teóricas, os grupos realizaram demonstrações práticas, onde o braço robótico executava a tarefa de troca e reposição de peças, conforme programado. Os vídeos dessas demonstrações, que ilustram o sucesso dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, podem ser acessados a seguir.

A experiência proporcionada por atividades como essa prepara os futuros engenheiros mecânicos para os desafios do mundo de trabalho, destacando a excelência do curso de Engenharia Mecânica do IFSP Campus Itapetininga na formação de profissionais altamente qualificados.

Projeto do Grupo 1 - Estudantes André Rodrigues Campos; Carla Patrícia Carbonari; João Pedro Ribeiro Braz e Wendel Polini.

Projeto do Grupo 2 - Estudantes Eduardo Hiroyuki Gonçalves; Felipe Delgado do Nascimento; José Antonio Ferreira; Luan Gabriel Belo e Vinícius Mateus Aparecido.

Projeto do Grupo 4 - Estudantes David Vasconcelos Quintino; Erik Walter Schall; Nathan Cesar de Souza e Winston Silva Santos.

Projeto do Grupo 5 - Estudantes Gustavo Almeida Sabariego; Lucas Antunes de Arruda; Lucas Ferreira da Silva Borges Dias; Luiz Felipe Mariano Rodrigues e Victor Hugo de Camargo.