Estudantes do Campus Itapetininga são premiados na Cerimônia Regional da 18ª OBMEP

• Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 14h04
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2024, 14h07

No último domingo, dia 4 de agosto de 2024, três alunos do IFSP Campus Itapetininga foram premiados na Cerimônia Regional de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), para as regiões SP04 e SP08. O evento, destinado exclusivamente aos alunos medalhistas nacionais, foi realizado no CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação, em São Bernardo do Campo.

Os estudantes César Augusto Martins Felizardo, do 4° ano do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, Enzo Santos Pereira e Vitor Gabriel de Aquino, ambos do 4° ano do curso Técnico Integrado em Informática, receberam medalhas de bronze em reconhecimento ao seu desempenho excepcional na 18ª OBMEP, realizada em 2023. Eles foram acompanhados, durante o evento, pelo Prof. Fabio Lagoeiro.

A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 580 premiados, incluindo os alunos do IFSP Campus Itapetininga. A OBMEP, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), é um projeto de grande relevância nacional, incentivando o estudo da matemática entre alunos de escolas públicas e privadas brasileiras.

A edição de 2023 da OBMEP destacou-se pela ampla participação de estudantes de todo o Brasil, e a premiação regional foi um momento de celebração do esforço e dedicação dos alunos. A participação dos estudantes do IFSP Campus Itapetininga na premiação reflete o comprometimento da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral de seus alunos.

Nos últimos anos, os estudantes do IFSP Campus Itapetininga têm tido excelentes resultados na OBMEP. Em 2023, além das 3 medalhas de bronze, foram recebidas 11 menções honrosas para estudantes do Campus; em 2022, 1 medalha de bronze e 11 menções honrosas; em 2021, 4 medalhas de bronze e 2 menções honrosas; e em 2019, 2 medalhas de bronze e 5 menções honrosas.

Projeto Escola Olímpica 2023

O sucesso dos alunos na OBMEP também é fruto do Projeto Escola Olímpica do IFSP Campus Itapetininga, coordenado pelos servidores Alexandre Shigunov, Bruno Rogério Morais e pelo Prof. Marcos Callegari. O objetivo geral do programa é oportunizar aos alunos do campus uma formação em diversas áreas do conhecimento, visando à preparação para a participação nas etapas das Olimpíadas Científicas. Além disso, o projeto busca despertar nos alunos o interesse pela ciência, proporcionar o contato com alunos de outras escolas e realidades, contribuindo para o aprendizado em disciplinas como física, química, ciências, biologia, informática, robótica, português, matemática e geografia.

Em 2023, o projeto envolveu 5 alunos bolsistas dos cursos de graduação, 40 alunos bolsistas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e 2 alunos de cursos de graduação atuando como voluntários. Ao longo do ano, os participantes do projeto competiram em diversos eventos olímpicos com os seguintes resultados:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):

Inscritos: 44
Premiação: 2 classificados para as seletivas nacionais.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP):

Inscritos: cerca de 250 dos cursos técnicos integrados ao ensino médio
Premiação: 3 medalhas de bronze e 11 menções honrosas

Olimpíada Nacional de Ciências (ONCiências):

Inscritos: 45
Premiação: 2 medalhas de ouro, 3 de prata, 1 de bronze e 2 menções honrosas

Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF):

Inscritos: 49
Premiação: 1 medalha de bronze

Olimpíada Feminina de Química (QUIMENINAS):

Inscritos: 2
Premiação: 2 menções honrosas

Estes resultados reforçam o impacto positivo do Projeto Escola Olímpica na formação dos alunos e no incentivo à participação em competições olímpicas/científicas de diversas áreas do conhecimento.