Professora do IFSP Itapetininga tem artigo sobre segurança de reagentes e produtos de reações de Diels-Alder publicado em periódico internacional, em parceria com instituições de pesquisa

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 14h00
  • Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 16h46

O artigo “Synthesis of a cysteine Diels–Alder-based polymer by simultaneous double-click chemistry and its cyto-genotoxicity evaluation” foi desenvolvido em coautoria com a Professora Tamires de Souza Nossa, do IFSP Itapetininga, juntamente com pesquisadores da UNIARA, EMBRAPA, USP e Universidade de Grenoble - França. Aborda o estudo da segurança dos reagentes e produtos em reversões de reações de Diels-Alder. O jornal Macromolecular Research é um periódico internacional, revisado por pares, que publica pesquisas originais e inéditas sobre todos os aspectos da ciência, engenharia e tecnologia de polímeros, da Editora Springer, que possui fator de impacto de 2.127 (2024). No artigo, são estudados os efeitos da segurança e biocompatibilidade, por meio de testes de citotoxicidade, do Furano-maleimida em reversões de reações de Diels-Alder com cisteína, para aplicação em diversas áreas, pois apresenta a vantagem de utilizar matérias-primas naturais e renováveis, além da segurança de seu manuseio.

O artigo em língua inglesa está disponível para acesso em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13233-023-00216-8.

Macromolecular Research (2024) 32:133. ISSN 1598-5032. DOI: https://doi.org/10.1007/s13233-023-00216-8

Autores:

Bruna Carolina Dorm*, José Alberto Paris Junior*, Lucas Henrique Domingos da Silva*, Lucimara Aparecida Forato**, Tamires de Souza Nossa***, Antonio José Felix Carvalho****, Flávia Aparecida Resende*, Alessandro Gandini ***** e Eliane Trovatti*

Instituição dos Autores: *Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara

** Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos