Projeto do Campus Itapetininga é aprovado em edital de inovação da SETEC

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 16h28
  • Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 12h46

O Projeto "ElectrosFI: Simulador Eletromagnético em Nuvem", coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique da Silva Santos, do IFSP Campus Itapetininga, foi aprovado na segunda rodada do Edital 109 SETEC/MEC da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).

O edital teve por objetivo a seleção de projetos de inovação voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0, associados ao ensino, à pesquisa e à extensão, destinado às instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nessa rodada serão alocados para o Projeto o montante de 100 mil reais, para compra de material permanente, e 60 mil reais, para concessão de bolsas.

Após a aprovação, o projeto segue para desenvolvimento do ElectrosFI, um simulador eletromagnético em nuvem computacional. O ElectrosFI está registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e à Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (Inova-IFSP) e acessível para testes em https://electrosfi.itp.ifsp.edu.brO projeto está previsto para iniciar no mês de setembro deste ano. Até lá, a equipe do Projeto trabalhará para estabelecimento de convênios e seleção dos bolsistas para iniciarem as atividades.

A proposta é de que o ElectrosFI seja atualizado e que sejam incluídos recursos de inteligência artificial, gerando maior valor agregado e tendo sua propriedade intelectual atualizada para transferência da tecnologia para iniciativa privada e/ou fomento de uma nova spin-off. Esse projeto conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições e está aberto a novas parcerias para seu desenvolvimento.

Outros projetos

Entendendo que a prática e o ensino do empreendedorismo conduzem a visualizar o mundo do trabalho com diferentes possibilidades de inserção, desde 2018 o Prof. Carlos Henrique da Silva Santos vem conduzindo projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), os quais já obtiveram premiações em desafios do Sebrae e a conquista de fomentos.

Em 2020, em conjunto com o Prof. Danilo Camargo Bueno, foi obtivido fomento na chamada 05/2020 da SETEC/MEC para o desenvolvimento de um software para auxiliar produtores rurais familiares e de pequeno porte em seus negócios. Esse projeto foi executado ao longo de 2 anos, sendo concluído no final de 2022. Os professores e alunos bolsistas receberam mentorias do Sebrae e formações com foco no empreendedorismo e na gestão de negócios. Esse projeto culminou na spin-off Capivara Software Solutions Ltda., que é liderada por Paulo Henrique Vieira Cândido (aluno da Licenciatura em Física) e Maylon Pires Macedo (egresso da Especialização de Informática Aplicada à Educação e ex-professor substituto de informática no Campus). Essa startup está incubada na Incubadora Atenas do Sul do IFSP Campus Itapetininga, coordenada pelo Prof. Dr. Bruno Gianelli.