Revista Brasileira de Iniciação Científica publica edição especial com TCCs do curso de Engenharia Mecânica do Campus Itapetininga
A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC), divulgou recentemente uma edição especial dos trabalhos de conclusão de curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Itapetininga. Os projetos desenvolvidos abordam temas de grande relevância tecnológica e científica, destacando a aplicação prática de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além do compromisso dos alunos com inovação e sustentabilidade.
Confira a seguir os trabalhos que integram esta edição:
Piso gerador de eletricidade via sensores piezoelétricos
Autores: Carla Patricia Carbonari, Cristhiano Costa Herrera
Parametrização e Viabilidade do Método Heterogêneo de Preenchimento para Impressão 3D
Autores: Gabriel Gineis de Vasconcelos, Tamires de Souza Nossa
Implementação de sistema de análise de biodegradação de polímeros no Instituto Federal de São Paulo campus Itapetininga
Autores: Winston Silva Santos, Tamires de Souza Nossa
Estudo empírico-analítico como forma de validação da confiabilidade de design por meio da análise de elementos finitos
Autores: Leticia Yumi Asano, Mário Luiz Nunes da Silva
Estudo de viabilidade do uso da ferramenta de visualização de dados em tempo real, para o auxílio na identificação de falhas em sistemas hidráulicos
Autores: Leandro Rocha Brisola, Cristhiano da Costa Herrera
Efeito do recobrimento eletroquímico de níquel (Banho de Watts) na microestrutura de aços inoxidáveis super duplex soldados pelo processo de laser pulsado Nd:YAG
Autores: Lucas Ferreira da Silva Borges Dias, Eli Jorge da Cruz Junior, Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim
Efeito do aporte térmico no revestimento de aço inoxidável super austenítico durante o processo GTAW em aços baixo carbono
Autores: Guilherme Maximo Pereira, Eli Jorge da Cruz Junior, Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim
Desenvolvimento de um sistema de acompanhamento estelar automatizado com alinhamento polar assistido para astrofotografia amadora
Autores: Gabriel Zacheo Costa, Cristhiano da Costa Herrera
Caracterização de serragem de eucalipto para produção de briquetes
Autores: Renata Carolina Araujo De Camargo, Mário Luiz Nunes da Silva, João Lúcio de Barros
Caracterização de processos de soldagem por eletrodo revestido (SMAW) e MAG (GMAW) por meio de ensaios destrutivos
Autores: Luiz Felipe Mariano Rodrigues, Eli Jorge da Cruz Junior, Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim
Avaliação do comportamento mecânico de amostras de PLA produzido por Impressão 3D FFF utilizando modos heterogêneos de preenchimento
Autores: Ana Carolina Machado de Oliveira, Tamires de Souza Nossa
Aplicação do 5S na organização de ferramentas de corte
Autores: Vinicius Mateus Aparecido Fogaça, Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim, Eli Jorge da Cruz Junior, Lucas Clarindo Pereira
Aplicação da metodologia FMECA para análise de confiabilidade de um trocador automático de rolos
Autores: Karina Maria Rodrigues, Rafael dos Santos
Análise comparativa das propriedades de cisalhamento, corrosão e permeabilidade magnética entre os aços AISI 201 e AISI 304
Autores: Matheus dos Santos Sarmento, Emanuel Benedito de Melo, Bruno Fernando Gianelli
A Diretora-Geral do Campus, Carolina Mandarini, exaltou: "Esses trabalhos refletem a dedicação dos alunos e o apoio de seus orientadores na busca por soluções criativas e relevantes para os desafios da engenharia contemporânea. Parabenizamos todos os envolvidos por suas contribuições valiosas à comunidade acadêmica e tecnológica".
A RBIC se destaca pela diversidade de temas e pela participação de alunos de várias instituições de ensino superior do Brasil, o que reforça seu caráter inclusivo e abrangente. A publicação é mantida pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP Itapetininga, em colaboração com o Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec), e tem como principal objetivo promover a divulgação científica entre estudantes envolvidos em Programas de Iniciação Científica.
Destinada prioritariamente a alunos de iniciação científica, a RBIC também acolhe trabalhos desenvolvidos por alunos de ensino técnico e de graduação, desde que orientados por um professor. A revista segue a tendência de publicação em fluxo contínuo, o que agiliza o processo de divulgação dos estudos, garantindo maior rapidez e alcance na difusão dos artigos aprovados.
Classificada como A4 no WebQualis 2017/2020, a RBIC consolida-se como uma plataforma essencial para jovens acadêmicos que buscam visibilidade para suas pesquisas e contribuições científicas. Para mais informações sobre a revista, acesse RBIC.
Redes Sociais